As melhores vitaminas para a saúde do coração

Mesmo em repouso, seu coração bate de 60 a 100 vezes por minuto.

Ele trabalha incansavelmente para garantir que o oxigênio e os nutrientes no sangue sejam bem transportados para as células e órgãos do corpo.

Todo o seu corpo depende do bom funcionamento do coração, e é por isso que é essencial que você o mantenha saudável.

Além do controle do estresse, exercício físico regular e uma dieta variada, incluindo frutas e vegetais frescos, grãos integrais e proteínas magras, alguns suplementos podem fornecer suporte adicional à saúde do seu coração.

Para cuidar do seu coração, você precisa de uma dieta saudável, muito exercício e os suplementos dietéticos certos.

A doença cardiovascular continua a ser a principal causa de mortalidade relacionada à doença no mundo. Os médicos incentivam sistematicamente as pessoas a comer bem e se exercitar. Os médicos também prescrevem medicamentos para o coração que podem ser caros e são frequentemente associados a efeitos colaterais adversos.

O que é bom para fortalecer o coração?

Suplementos alimentares muitas vezes podem ser uma poderosa arma acessível para combater essas doenças cardiovasculares. É hora de você se conscientizar disso e adicionar à sua vida diária os melhores suplementos alimentares para o seu coração!

1. Vitamina b1

Às vezes chamada de vitamina antiestresse, a tiamina desempenha um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico e melhora a capacidade do seu corpo de lidar com o estresse. A tiamina também ajuda a manter os músculos do coração elásticos e a funcionar sem problemas para que seu coração possa bombear até a máxima eficiência.

Um estudo científico de 2012 com pacientes com insuficiência cardíaca crônica revelou que a tiamina melhora a função cardíaca em apenas 4 semanas. Se a sua dieta é baixa em carne, produtos lácteos ou sementes ricas em vitamina b-1, um suplemento multivitamínico contendo 100 miligramas de tiamina pode ser uma boa ideia!

2. Magnésio

Os níveis mais altos de magnésio em seu corpo estão em seu coração, o que torna lógico a ligação entre os níveis de magnésio e a saúde do coração e, finalmente, doenças cardiovasculares.

Um estudo científico com mais de 500.000 pacientes descobriu que aqueles que consumiam mais magnésio tinham um risco menor de desenvolver aterosclerose, hipertensão e doenças cardíacas.

Você pode obter magnésio de alimentos como sementes integrais, nozes e vegetais. Mas pesquisas científicas sugerem que a maioria das pessoas não recebe magnésio suficiente de sua dieta normal. Ao tomar um suplemento de magnésio de 400 a 800 miligramas por dia, você pode ter certeza de que seu coração tem o magnésio necessário para funcionar bem.

3. Coenzima q10

É encontrado em quase todas as células do seu corpo, a coenzima Q10 ajuda a converter alimentos em energia utilizável. Também atua como um poderoso antioxidante, protegendo seu coração de possíveis danos causados durante períodos de alto estresse.

Seu corpo produz naturalmente pequenas quantidades de CoQ10. Essa capacidade diminui com a idade, portanto, tomar um suplemento pode ajudar a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Embora mais pesquisas sejam necessárias nesta área, complementar-se com 100 a 200 miligramas de CoQ10 por dia pode ajudar a compensar uma diminuição natural nos níveis de produção e manter um coração saudável.

A coenzima Q10 (CoQ10) é um nutriente essencial semelhante às vitaminas das quais cada célula do seu corpo depende para a produção de energia celular. O CoQ10 desempenha um papel crucial na saúde cardiovascular devido às suas seguintes propriedades:

  • Reduz o estresse oxidativo e ajuda a manter uma boa pressão arterial;
  • Ajuda a neutralizar o acúmulo de placa arterial;
  • Fornece proteção antioxidante contra os radicais livres responsáveis pela conversão de lipoproteínas em uma forma reativa perigosa, LDL (colesterol ruim);
  • Ajuda a apoiar a função cardíaca saudável.

O problema com o CoQ10 é que a produção pelo corpo diminui naturalmente com a idade. Pessoas com colesterol alto que tomam estatinas também podem experimentar uma diminuição nos níveis de CoQ10, já que essas medicações tendem a inibir a produção natural de CoQ10 do corpo. A diminuição nos níveis de CoQ10 tem um impacto negativo na saúde e atividade do coração e de outros músculos.

Como existem apenas vestígios de CoQ10 em alimentos como carne, aves e peixe, a suplementação desempenha um papel importante na restauração de níveis saudáveis.

4. Ômega-3

Você provavelmente já ouviu falar que os 2 ácidos graxos ômega-3, EPA e DHA são bons para a sua saúde, especialmente para a saúde do seu coração. Isso se deve, em parte, à capacidade desses ácidos de reduzir o risco de acúmulo de placa nas artérias e manter a pressão arterial saudável.

O problema com a maioria das dietas é que elas não permitem que você tenha ômega-3 suficiente e muito ômega-6, o que pode aumentar o risco de inflamação e doenças cardíacas. Uma proporção saudável de ômega-6 e ômega-3 é de cerca de 2:1. Se você não come peixe gorduroso algumas vezes por semana, considere se complementar com 500 miligramas de EPA e DHA para proteger seu coração.

Os ácidos graxos essenciais ômega-3 são considerados essenciais porque o corpo não os produz em quantidades suficientes e devem ser obtidos por meio de dieta ou suplementação para garantir o crescimento e o desenvolvimento normais, bem como a manutenção da boa saúde. Especialistas reconhecem que o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (ADH) são particularmente importantes para a saúde do coração.

Um estudo científico descobriu que as pessoas que consomem regularmente EPA/ADH reduzem o risco de doença cardiovascular em 18%, especialmente pessoas com altos níveis de triglicérides ou colesterol ruim (LDL).

O óleo de peixes de água fria, como cavala, salmão, sardinha e anchovas, contém uma fonte direta e concentrada de EPA e DHA que não precisa ser transformada de ômega-3 de cadeia curta, chamado ácido alfa-linolênico (ALA), como no caso da maioria das fontes vegetais, e o corpo pode usá-lo facilmente.

É por isso que se recomenda comer pelo menos duas porções de peixe por semana. No entanto, se você é como a maioria dos brasileiros e sua dieta não contém ômega-3 suficiente para atender às necessidades do seu corpo, os suplementos são uma solução crucial.

5. Vitamina k2

A vitamina K2 pode não ser tão conhecida quanto outras vitaminas, mas não é menos importante para a sua saúde. Esta vitamina lipossolúvel desempenha um papel essencial na saúde vascular, ajudando a prevenir a calcificação e o endurecimento das artérias. Funciona ajudando a direcionar o cálcio para ossos e dentes, onde é mais necessário, ao mesmo tempo em que inibe seu acúmulo nas paredes arteriais e outros tecidos moles.

Um estudo mostrou que, para cada dose de 10 mcg de vitamina K2, o risco de doença coronariana em mulheres saudáveis entre 49 e 70 anos foi reduzido em 9%.

As fontes alimentares de vitamina K2 incluem alimentos de soja fermentado, gema de ovo e produtos lácteos de animais alimentados principalmente com grama. Infelizmente, para muitos de nós, a quantidade de vitamina K2 em nossa dieta é insuficiente para atender a todas as nossas necessidades.

A vitamina K2 100 mcg é um suplemento livre de OGM que é adequado para vegetarianos e fornece a forma de menaquinona-7 (MK-7) da vitamina K2. MK-7 é uma forma de cadeia longa de vitamina K, e é a forma mais biodisponivel e bioativa de vitamina K2.

Cada dose diária de MK-7 fornece 24 horas de proteção. Com este suplemento, torna-se simples e fácil garantir uma ingestão ideal deste importante nutriente. Qualquer pessoa pode se beneficiar de um suplemento diário de vitamina K2, especialmente adultos que têm uma predisposição à calcificação arterial.

Priorize a saúde cardiovascular

Uma dieta e um estilo de vida saudáveis são as melhores maneiras de preservar sua saúde cardiovascular.

Os suplementos para a saúde cardíaca certos ajudarão você a preencher suas deficiências nutricionais e compensar as gotas de nutrientes relacionadas à idade que seu coração, artérias e sistema cardiovascular precisam para desempenhar seu papel completo.

Revisado por: Taynara Caroline – Nutricionista – CRN349635

Holick MF. McCollum Award Lecture, 1994: vitamin D – new horizonts for the 21st century. Am J Clin Nutr. 1994.

Castro LCG. O sistema endocrinológico vitamina D. Arq Bras Endocrinol Metab. 2011.

Normam AW. From vitamin D to hormone D: fundamentals of the vitamin D endocrine system essential for good health. Am J ClinNutr. 2008.

Cantorna MT, Mahon BD. D-hormone and the immune system. J Rheumatol Suppl. 2005.

Li YC, Qiao G, Uskokovic M, Xiang W, Zheng W, Kong J. Vitamin D: a negative endocrine regulator of the rennin-angiotensin system and blood pressure. J Steroid Biochem Mol Biol. 2004.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos