Colageno hidrolisado Engorda_ou_Emagrece

Colágeno Hidrolisado: Engorda ou Emagrece?

Há quem diga que nunca ouviu falar sobre o Colágeno e se a sua suplementação emagrece ou engorda.

Como já dito em outros artigos, o Colágeno é uma proteína, mas especificamente uma junção de aminoácidos que irão formar essa proteína.

Os aminoácidos eles não possuem grandes quantidades de calorias quando estão na sua forma suplementar, ou seja, na composição de uma suplementação.

Para sintetizar o assunto, vamos esclarecer algumas terminologias que normalmente não são feitas de forma correta e que geram uma certa confusão.

A palavra engordar significa o aumento de gordura e a palavra emagrecer significa prioritariamente perder gordura.

Logo ganhar peso ou perder peso não estão ligados somente a perda de gordura ou ao ganho de gordura, englobam também tudo que gera o peso no seu corpo como músculos, ossos, água, tecidos, órgãos etc.

Por este fato, a suplementação de Colágeno não irá te engordar e também não irá te emagrecer, mas pode ajudar de forma indireta gerar uma perda de peso (e não um emagrecimento), mas irei abordar nos próximos tópicos.

Colágeno Hidrolisado Engorda?

O Colágeno hidrolisado possui baixa caloria, isso porque é formado apenas por aminoácidos. Cada 1g de proteína temos 4 calorias aproximadamente, ou seja, não será essa quantidade de caloria que terá influência no seu ganho de peso ou te fazer ganhar gordura (engordar)

Aliás, nenhum alimento tem o poder isoladamente de te engordar, ou te emagrecer. O que ajudará no seu ganho de gordura é o conjunto de ações, que envolvem tanto alimentos de péssima qualidade, muitas vezes sendo alimentos hipercalóricos, ou seja, grande quantidade de calorias.

Pela mínima quantidade de calorias, o colágeno não aumenta o peso e não aumenta a quantidade de gorduras no seu organismo, logo, não irá te engordar.

Colágeno Hidrolisado Emagrece?

Como explicado no tópico acima, o Colágeno não tem ligação com o engordar ou com o ganho de peso.

Mas será que ele emagrece? E a resposta é não, o Colágeno não tem a função de emagrecimento (oxidação de gordura = queima). Algumas pessoas são enganadas pela mídia por achar que o consumo de colágeno estaria relacionado também com queima de gordura localizada ou redução do peso, mas isso não acontece.

Existem sim benefícios do colágeno que são indiretamente ligados a perda de peso, que podem te ajudar a consumir menos e dessa forma indiretamente te gerar uma saciedade que poderia ajudar no controle da fome e dessa forma a redução de peso. No entanto, a função do colágeno não é prioritariamente essa. 

As proteínas no geral são utilizadas também na alimentação com o objetivo de redução de fome, ou seja, elas conseguem diminuir o apetite. Isso porque as moléculas de proteínas são difíceis de serem digeridas, existe um trabalho maior para quebrar cada proteína para serem absorvidas na sua forma menor, que são os aminoácidos.

Por esse processo todo, as proteínas geram à saciedade. Esse fator é muito buscado nos métodos do emagrecimento no geral.

Isso ainda contando que o Colágeno não possui calorias expressivas e não causaria interferência na perda de peso e ainda contribuiria com a saciedade.

Mas como dito anteriormente dentre as funções do colágeno, o emagrecimento não é um que se encontra da lista. Existem outros suplementos que podem realmente contribuir com o emagrecimento. A sensação de saciedade do colágeno não é algo expressivo.

Para obter um emagrecimento eficiente é necessário alinhar a alimentação com uma reeducação alimentar ou uma dieta acompanhada por um profissional e concomitante a essa mudança alimentar, os exercícios físicos para complementar.

Quem se beneficia com a suplementação de colágeno?

  • Indivíduos com queixas de dores nas articulações ou com problemas relacionados as articulações como artrose, osteoartrite;
  • Praticantes de atividade física que possuem alto impacto nas articulações;
  • Pessoas com queixas de queda de cabelo, unhas quebradiças;
  • Pessoas com mais de 30 anos que começam a ter uma menor produção de colágeno pelo organismo;
  • Para aqueles que querem complementar o tratamento para redução de rugas, linhas de expressão e celulite.
  • Pacientes que tiveram lesões musculares, fraturas ou que passaram por cirurgia.

É importante ressaltar que assim como qualquer outro suplemento deve sempre seguir uma orientação tanto do fabricante quanto a de um profissional.

O colágeno age para aumentar a síntese endógena de colágeno no organismo, no entanto, não age isoladamente. É importante ter uma alimentação saudável e equilibrada nos macronutrientes como carboidratos, proteínas e lipídeos e rica em vitaminas e minerais. Todos os nutrientes agem em sinergia, ou seja, em conjunto.

Conclusão

O colágeno é uma proteína estrutural que faz o papel muito importante no organismo, auxiliando na cartilagem, articulações, tendões. Como se trata de uma proteína muito elástica, sua produção interna é responsável para proteger todas as partes do corpo que tem atrito com os ossos.

Por ser uma proteína estrutural, a sua produção no organismo na fase adulta e na senescência são diminuídas, dessa forma a produção de colágeno é reduzida.

Por este motivo a suplementação é importante para melhorar a produção de colágeno no organismo. Os benefícios de colágeno ajudam nas articulações, cartilagem, tendões e músculos. Essas são as funções prioritárias do colágeno.

Por este motivo o emagrecimento não faz parte dessa listagem de benefícios, assim como o colágeno também não gera o aumento de peso.

A suplementação com colágeno é muito segura e a boa notícia é que a sua suplementação não irá atrapalhar no emagrecimento por não gerar o aumento de gordura ou aumento de peso.

Para saber mais sobre o Colágeno Hidrolisado e seus benefícios, como tomar colágeno, quantidade de consumo, leia este artigo completo: aqui.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635. 

BOMBANA, Vanessa Barbieri; Zanardo, Vivian PolachiniSkzypek. Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento cutâneo. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/161_750.pdf

MARTINS, Francisco Isaque et al. Colágeno hidrolisado:beneficios do uso oral. Mostra Científica da Farmácia, [S.l.], v. 5, mar. 2019. ISSN 2358-9124. Disponívelem: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/mostracientificafarmacia/article/view/2960.

SILVA, Tatiane Ferreira da; Penna, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: caracteristicas químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 71, n. 3, p. 530-539, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/122273.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos