Como rejuvenescer a pele do rosto rapidamente

Como rejuvenescer a pele do rosto rapidamente?

A elasticidade da pele do rosto é fundamental porque controla a aparência das rugas. Elasticidade e hidratação andam de mãos dadas, um casal necessário para garantir um rosto jovem e realizado, ao contrário de um rosto velho e triste.

Uma boa nutrição e hidratação são fundamentais para retardar esses distúrbios. Rugas e linhas finas podem ser mitigadas com cuidado diário, incluindo boa nutrição diária. Mas também com o uso de produtos adaptados e suplementos alimentares para agir em sinergia.

O-que-e-bom-para-regenerar-a-pele-do-rosto

O que e bom para regenerar a pele do rosto?

As rugas são parte integrante do processo de envelhecimento. À medida que envelhecemos, nossa pele se torna mais fina, seca e menos elástica, portanto, menos capaz de se proteger contra danos.

Isso leva a rugas na pele. Além disso, fatores ambientais, como tabagismo, poluição, estresse, podem acelerar o desenvolvimento de rugas.

Quando uma pessoa é jovem, a pele é elástica. À medida que a pele envelhece, a pele perde sua flexibilidade. A força de retorno elástico se torna mais dura e menos frequente, resultando em rugas mais permanentes.

Então, quais suplementos ajudam a minimizar os danos? Confira nossa lista:

1-COLÁGENO TIPO 2

A ideia é por trás do colágeno tipo II é estimular a síntese de colágeno na derme (camada profunda da pele), não adicionar mais.

O colágeno tipo 2 é uma substância natural presente muito amplamente no corpo humano. É a proteína mais abundante em animais. É encontrado na pele, músculos, cartilagens, ligamentos, tendões e ossos. O colágeno tipo 2, portanto, dá coesão aos diferentes tecidos, serve como uma estrutura.

O colágeno e seus benefícios são reconhecidos há milhares de anos na medicina tradicional chinesa. No entanto, não foi até o século XIX que atraiu a atenção dos cientistas ocidentais. Portanto, foi somente desde 1980 que os pesquisadores ficaram interessados nisso.

A matriz extracelular da cartilagem articular é ricamente organizada com fibras de colágeno tipo II. Este colágeno também é um dos principais componentes das articulações e ossos, é responsável por quase 70% do peso da cartilagem. Com a idade, a perda de colágeno nas articulações desencadeia desconforto articular.

O desgaste da cartilagem articular pode afetar os joelhos, quadris, coluna vertebral, pescoço, dedos ou tornozelos. Os primeiros sinais geralmente aparecem por volta dos 40/50 anos de idade.

Com a idade, a pele se torna mais frágil e menos resistente.No tecido ósseo, o colágeno é produzido por osteoblastos, forma lamelas que dão aos ossos sua resistência.

Graças às suas funções estruturais para os tecidos do corpo, o colágeno dá à pele sua elasticidade e melhora sua aparência. No entanto, a partir dos 25 anos, a produção endógena de colágeno diminui, devido à secagem dos fibroblastos que o compõem. É por isso que os primeiros sinais de envelhecimento, rugas e linhas finas podem aparecer no rosto.

Além dessa propriedade na pele, o colágeno tipo 2 também é benéfico para a beleza do cabelo.

2-VITAMINA C

A vitamina C é a molécula antioxidante mais abundante na pele. Um de seus papéis fundamentais é ajudar a garantir a proteção das células contra os radicais livres. A vitamina C também é importante para reabastecer o colágeno e ajudar na cicatrização. Atua em vários níveis da síntese desta proteína estrutural. Sua ação é sinérgica quando combinada com outros antioxidantes, como a vitamina E na pele.

A pequena exposição à luz solar ou à poluição urbana pode reduzir a concentração de vitamina C na pele em 30 a 50%. Como o corpo humano não sabe sintetizar vitamina C, é necessário retraí-la dos alimentos todos os dias. Frutas e vegetais coloridos e crus são os que contêm mais vitamina C (pimenta vermelha, laranja, framboesa…).

A vitamina C é a vitamina mais frágil porque é destruída pelo ar, luz e calor. Os fumantes têm necessidades aumentadas (+20%) de vitamina C, porque fumar reduz a taxa no corpo.

Mas a vitamina C também oferece muitos outros benefícios:

  • Bloqueia os radicais livres responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele.
  • Esta vitamina para a pele atenua as manchas da epiderme, uniformiza a tez e combate os sinais de fadiga. Você vai descobrir mais uma vez o prazer de ter a pele do bebê!
  • Em geral, a vitamina C estimula internamente o sistema imunológico, o que tem o efeito de fortalecer a barreira cutânea da epiderme, que fica melhor protegida.
  • A deficiência de vitamina C é muito comum. Não só porque é rapidamente eliminado, mas também porque as fontes são cada vez menos ricas. A vitamina C é encontrada em certas frutas cítricas e frutas secas, mas também diretamente em certos cosméticos para cuidados com a pele. Por outro lado, deve ser bem estabilizada para evitar sua oxidação, o que reduziria sua eficácia. Esta vitamina é muito sensível ao calor e se degrada rapidamente.

3-VITAMINA E

Naturalmente presente na superfície da pele, a vitamina E é a primeira defesa contra os radicais livres, especialmente para as estruturas lipídicas que compõem as membranas celulares.

Suplementos antienvelhecimento que incluem tocoferol atuam no envelhecimento da pele. Em grandes doses, a vitamina E ainda tem uma ação “restauradora”: ajuda a reduzir danos fotoinduzidos, rugas e melhorar a textura da pele.

A vitamina E é solúvel em gordura, o que significa que é solúvel em gordura e se acumula no corpo. Como resultado, protege as membranas celulares e os vasos sanguíneos.

Graças a essas propriedades antioxidantes, esta vitamina para a pele retarda o envelhecimento da pele e mantém a elasticidade da pele. É por isso que é a aliada da pele seca ou sensível, pois dá um efeito volumoso à pele, mantendo-a flexível.

A vitamina E também protege a pele dos danos causados ​​pelo sol, promovendo a regeneração da pele e melhorando sua aparência. Além disso, se você tem estrias, cicatrizes ou manchas, um suplemento de vitamina E pode ajudar a reduzi-las. No entanto, tudo depende da genética da pele.

A vitamina E também oferece uma boa proteção contra os raios UV e a poluição, que são fatores frequentes na degradação da pele.

Como a vitamina C, a vitamina E tem propriedades antioxidantes. Retarda o envelhecimento da pele, permitindo uma boa regeneração celular e promovendo a síntese de colágeno. As células de DNA são então melhor preservadas.

4-ZINCO

O zinco é um oligoelemento essencial para o corpo humano. É o cofator de mais de 200 enzimas que regulam muitas funções (reprodução celular, crescimento, visão, atividade cerebral…).

Em particular, desempenha um papel favorável em vários mecanismos de cicatrização da pele e, portanto, intervém em muitos problemas de pele porque tem um efeito benéfico na inflamação e irritação.

Está presente apenas em quantidades vestigiais no corpo e no consumo de tabaco, café, chá, álcool, tomando drogas diuréticas e reservas de zinco de escape de estresse.

5-VITAMINA A

A vitamina A é essencial para a pele porque garante uma boa coesão celular e também participa da sua hidratação como a vitamina B5.

Também é conhecido por ser um poderoso anti-rugas. O retinol e o ácido retinóico são formas de vitamina A, que retardam o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

A vitamina A também promove a regeneração celular, aumenta a elasticidade da pele e protege contra os danos causados ​​pelo sol. É uma vitamina que o corpo não sintetiza por conta própria, então você precisa de uma ingestão suficiente através de alimentos (vitela, frango, frutos do mar, brócolis, espinafre, etc.)

Cada vitamina desempenha um papel de grande importância na pele em repará-la, hidratá-la e mantê-la em boa saúde. É graças à sua ação que você encontrará uma tez harmoniosa e radiante.

Referências bibliográficas:

FERREIRA, A. L. A.; MATSUBARA, L. S. Radicais livres: conceitos, doenças relacionadas, sistema de defesa e estresse oxidativo. São Paulo, 1997. Revista de Associação Médica Brasileira.

MAHAN, L Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Alimentos, Nutrição e dietoterapia. 9a edição, São Paulo: Roca, 1998.

MONTAGNER, Suelen; COSTA, Adilson. Bases biomoleculares do fotoenvelhecimento. Anais brasileiros de dermatologia, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abd/v84n3/v84n03a08.pdf.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos