Como_saber_se_o_ômega_3_é_de_boa_qualidade_

Como saber se o ômega 3 é de boa qualidade?

O Ômega 3 é um grupo de gorduras poli-insaturadas mais essências na saúde, visto que o corpo não consegue produzir o ômega 3, por isso deve-se ingeri-lo pela alimentação ou suplementação.

Diversos ômega 3 são vendidos nos mercados, uns são de ótima qualidade e outros nem tanto.

A qualidade do ômega 3 vai determinar sua ação no organismo. Se o produto não possuir uma boa qualidade, dificilmente ele agirá no organismo e fará suas funções e benefícios.

Muitas vezes o ômega 3 não é verdadeiro, já foi divulgado diversas vezes na mídias ômegas 3 sendo adicionados apenas de óleo vegetal, sem a presenta dos ácidos graxos EPA e DHA.

É importante verificar a origem do produto que você quer adquirir. Uma das maneiras de verificar se o ômega 3 é de verdade é verificando os itens abaixo:

Concentração:

O EPA e DHA são os ácidos graxos presentes no ômega 3. Normalmente as cápsulas possui uma quantidade de EPA e uma quantidade de DHA.

Quanto maior a quantidade de ambos melhor é o ômega 3 que você adquiriu ou está querendo adquirir.

Os melhores suplementos de ômega 3 hoje a venda são aqueles que possuem um valor somado de EPA e DHA maior de 1000mg.

Presente de vitamina E:

Com a vitamina E na fórmula, o ômega 3 não sobre oxidação, pois a vitamina E é um potente antioxidante.

Dessa forma o ômega 3 fica protegido e consegue ser absorvido totalmente, mantendo sua qualidade.

Ausência de contaminantes orgânicos:

Os peixes são animais marinhos que estão sempre em contato com metais pesados. Alguns desses contaminantes são arsênio e mercúrio.

Estes contaminantes em contato com o nosso organismo são tóxicos e podem desencadear condições patológicas se consumidos a longo prazo.

Alguns suplementos de ômega 3 possuem selos de qualidade, ficando assim evidenciado para os clientes que compram.

Existe um programa de certificação internacional chamado de The International Fish Oil Standards Program, que é uma referência mundial no controle de qualidade do ômega 3, definindo padrões mais elevados de pureza do produto.

Ele mostra as melhores marcas de ômega 3 que são vendidas.

Outro selo de qualidade internacional é o MEG-3 que tem como objetivo certificar os produtos produzidos com uma fonte confiável de Ômega 3, alta qualidade de EPA e DHA e elevados níveis de purezas.

Além disso, este programa testa a origem do ômega, se ele é derivado de áreas não contaminadas do oceano.

Os dois selos são uma maneira fácil de você aumentar sua confiabilidade no produto. Basicamente os dois selos irão mostrar a qualidade daquele produto, evitando que você compre um produto falso ou de má qualidade.

Teste do congelador:

Uma das maneiras de verificar na prática se o ômega 3 é verdadeiro é abrindo 2 a 3 cápsulas e despejando o produto dentro de uma xícara. Coloque no congelador por 5 horas e verifique se o líquido congelou.

Se isso aconteceu, o ômega 3 não é de boa qualidade, pois ele não deve congelar.

O ômega 3 é um suplemento amplamente vendido em farmácias, lojas de produtos naturais, internet e conseguimos verificar a quantidade de marcas com diferentes promessas sobre o ômega 3.

Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com a alimentação e indo atrás de maneiras mais fáceis de evitar deficiências no organismo.

Por isso, deve-se ter atenção ao que você está colocando para dentro do seu organismo.

Muitas vezes aquele ômega 3 que você adquiriu pode ser apenas um óleo, que infelizmente está sendo vendido como ômega 3. Adquira Ômega 3 de marcas certificadas e que busquem e prezem a qualidade do produto.

Mas porque é tão importante saber a qualidade do ômega 3?

Quando um ômega 3 não é de qualidade, automaticamente as funções que ele iria exercer no organismo pode não acontecer.

Em casos mais sérios, um ômega 3 falso pode até ocasionar condições patológicas no organismo por conter substancias prejudicais a saúde.

Ou seja, além de você estar consumindo um ômega 3 achando que está lhe trazendo benefícios, ele estará prejudicando sua saúde.

Os benefícios relacionados a uma suplementação adequada de ômega 3 são:

  • Possui função essencial na cascata anti-inflamatória;
  • Melhora na relação HDL e LDL-colesterol;
  • Possui função de vasodilatação
  • Participa o desempenho cognitivo em todas as fases da vida;
  • Participa de funções oculares (olhos);
  • Imunomodulador (funções relacionadas a defesa do organismo);
  • Diminui dor tardia pós treino (melhora recuperação muscular).

O ômega 3 por ser uma gordura poliinsatura precisa ser ingerida pela alimentação ou suplementação.

No entanto, é comum a deficiência deste nutriente no organismo.

Isso porque as fontes de alimentares de ômega 3 não são consumidas diariamente como peixes, frutos do mar, castanhas.

Por esse ausência no consumo desses alimentos, o Brasil é um dos países mais deficientes em ômega 3, ficando atrás de diversos pais se comparado o consumo destes alimentos.

A suplementação é indicada para os casos de deficiência e para aumentar os níveis de ômega 3 no organismo.

Quer saber mais sobre o ômega 3? Acesse o post aqui no Blog da Nutriblue e saiba mais.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CR3-49635

CHENG, Yu-Shian et al. Supplementation of omega 3 fatty acids may improve hyperactivity, lethargy, and stereotypy in children with autism spectrum disorders: A meta-analysis of randomized controlled trials. Neuropsychiatric disease and treatment, v. 13, p. 2531, 2017

FEFERBAUM, Rubens. Recomendações Atualização de Condutas em Pediatria. Sociedade de Pediatria de São Paulo: A importância do DHA no desenvolvimeto cognitivo, São Paulo, v. 5, n. 91, p. 5-9, abr. 2020. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec91_Nutricao.pdf.  

GARÓFOLO, Adriana; PETRILLI, Antônio Sérgio. Balanço entre ácidos graxos ômega-3 e 6 na resposta inflamatória em pacientes com câncer e caquexia. Revista de Nutrição, v. 19, n. 5, p. 611-621, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732006000500009&script=sci_arttext&tlng=pt  

GONZÁLEZ, Francisca Echeverría; BÁEZ, Rodrigo Valenzuela. IN TIME: IMPORTÂNCIA DOS ÔMEGA 3 NA NUTRIÇÃO INFANTIL. Revista Paulista de Pediatria, v. 35, n. 1, p. 3-4, 2017.  

GRYNBERG A. Hypertension prevention: from nutrients to (fortified) foods to dietary patterns: focus on fatty acids. J Hum Hypertens. 2005;19(Suppl 3):S25-33. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16302007/  

JACOBSON TA. Role of n-3 fatty acids in the treatment of hypertriglyceridemia and cardiovascular disease. Am J Clin Nutr. 2008;87(6):1981S-90S. Disponível em: https://academic.oup.com/ajcn/article/87/6/1981S/4633487. KROMHOUT D, Giltay EJ, Geleijnse JM; Alpha Omega Trial Group. n-3 fattyacids and cardiovascular events after myocardial infarction. N Engl J Med.2010;363(21):2015-26. Disponivél em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/nejmoa1003603.

SRI-TARINO PW, SUN Q, HU FB, KRAUSS RM. Saturated fat, carbohydrate, andcardiovascular disease. Am J Clin Nutr. 2010;91(3):502-9. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2824150/#:~:text=Saturated%20fat%20intake%20has%20been,and%20red%20meat%20(1).

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos