Como saber se o ômega 3 é o verdadeiro?

A dúvida de milhões: como saber se o ômega 3 é verdadeiro? Um questionamento que sempre aparece sendo buscando nas redes sociais, sendo procurado no google. E realmente é uma dúvida que tem muita relevância.

Isso porque é normal termos notificações de órgãos de saúde proibindo a fabricação de diversas marcas por fraudarem alguns nutrientes, e o ômega 3 é um deles.

Justamente por se tratar de um óleo, dificilmente a pessoa consegue analisar em um laboratório a real veracidade daquele suplemento, ficando presa em confiar na marca.

A primeira coisa que você deve saber é sobre a qualidade do ômega 3 e sobre este produto para entender melhor quando for comprar o seu.

O ômega 3 é uma classe de gorduras boas, chamadas de gorduras poli-insaturadas,e que são essenciais para saúde e para o corpo. Como o nosso corpo não consegue produzir essas gorduras, precisamos adquiri-las pela alimentação e/ou suplementação.

O ômega 3 é encontrado em algumas fontes como os peixes de águas frias como atum, salmão linguado, sardinha são algumas opções. Outras opções de fontes vegetais como chia, castanhas, linhaça, entre outras.

Nas suplementações vemos três principais ácidos graxos que compõe o ômega 3: eicosapentaenoico (EPA), docosahexaenoico (DHA), alfa-linolênico (ALA).

O EPA é um ácido graxo antiinflamatórios, que atua no organismo em cascatas do sistema imunológico, ajudando nas inflamações. O EPA é ainda encarregado por manter os triglicerídeos mais saudáveis.

No caso do DHA é considerado um ácido graxo que cuida e protege o cérebro. Estima-se que o cérebro possui cerca de 60% de gorduras, sendo 20% é o DHA.

Sabendo disso, uma das maneiras de identificar um bom ômega 3 é pela sua concentração de EPA e DHA.

Normalmente boas marcas de Ômega 3 são aquelas que possuem um valor somado de EPA e DHA maior de 1000mg.

Saiba agora outras maneiras de detectar um ômega 3 de qualidade.

Qual é o ômega 3 original?

qual e o omega 3 original

Muitas marcas de ômega 3 estão cada vez mais preocupadas com os clientes e a saúde deles. Como já sabemos, o ômega é produzido a partir do óleo de peixe, e muitas vezes, vemos uma correlação entre os peixes e contaminantes inorgânicos.

 Contaminantes inorgânicos são metais pesados, como mercúrio, arsênio, cádmio, encontrados na nossa alimentação e que podem causar danos à saúde a longo prazo.

Atualmente temos maneiras do encontrar ômega 3 com selos que certificam a ausência desses tipos de contaminantes.

O selo de qualidade MEG-3 é uma das maneiras que foi encontrado de atestar a qualidade do ômega 3, justamente porque é um produto de original marinha.

Este selo tem como principal objetivo mostrar aos clientes que, o ômega 3 que tiver este selo no seu rótulo mostra uma qualidade muito superior.

Isso porque o MEG 3 é um selo internacional que certificam aquela marca de ômega 3 é confiável, de alta qualidade, pois tem ótimos níveis de EPA e DHA e elevados níveis de pureza.

O MEG 3 ainda testa a origem do ômega 3 e que ele é derivado de áreas não contaminadas do oceano.

Saber da onde o ômega 3 veio, saber sua qualidade, é uma das melhores maneiras de atestar se ele é verdadeiro.

Se isso não se concretizar, provavelmente você estará comprando um produto que não funcionará no seu organismo da maneira que você deseja.

Um ômega 3 falso, não vai ter as funcionais no sistema imunológico, saúde cardiovascular, saúde cerebral. Logo, não terá utilidade.

Além disso, saber a origem da gordura que você está colocando no seu organismo é de extrema importância, pois existe dois lados da moeda quando estamos falando de gorduras. Um exemplo disso são as gorduras trans, que fazem muito mal à saúde e são incluídas em vários alimentos da nossa alimentação.

Por isso, não vale o risco. Estude as marcas antes de comprar seus suplementos alimentares, saiba o que está ingerindo.

Sabendo de tudo isso, um bom ômega 3 lhe trará benefícios para sua saúde. É indicado que você busque uma orientação nutricional ou médica para saber se no seu caso há a necessidade da suplementação de ômega 3.

O Ômega 3 está relacionado com: melhora da resposta imunológica, melhora dos perfis lipídios de colesterol LDL e HDL, possui função de vasodilatação e em alguns casos é indicados para pacientes com pressão alta, participa das funções e proteção dos olhos, entre outras funções.

A suplementação é uma das maneiras mais eficientes de aumentar os níveis de ômega 3 no organismo, pois na maioria dos casos, não existe uma boa ingestão de ômega 3 vindos pela alimentação.

Aqui no Brasil, os peixes não são consumidos diariamente como carne de boi e frango. Ou seja, pouca ingestão, poucos níveis dessa gordura na saúde.

Se você sabe que sua ingestão desses alimentos fontes é baixa, e que você acha que seria beneficiado pela suplementação de ômega 3, busque a orientação profissional.

E se você quer saber mais sobre o ômega 3, seus benefícios, aqui no Blog da Nutriblue você encontrará vários artigos sobre esse super nutriente.

Clique aqui e entenda quais são os benefícios do ômega 3. E se você busca saber mais sobre os selo de qualidade do ômega 3 MEG-3, entre no site MEG 3 , lá você vai encontrar mais informações sobre esse selo e os benefícios de ter esse selo nos ômega 3.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN3-49635

CHENG, Yu-Shian et al. Supplementation of omega 3 fatty acids may improve hyperactivity, lethargy, and stereotypy in children with autism spectrum disorders: A meta-analysis of randomized controlled trials. Neuropsychiatricdiseaseandtreatment, v. 13, p. 2531, 2017

FEFERBAUM, Rubens. Recomendações Atualização de Condutas em Pediatria. Sociedade de Pediatria de São Paulo: A importância do DHA no desenvolvimeto cognitivo, São Paulo, v. 5, n. 91, p. 5-9, abr. 2020. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec91_Nutricao.pdf.  

GARÓFOLO, Adriana; PETRILLI, Antônio Sérgio. Balanço entre ácidos graxos ômega-3 e 6 na resposta inflamatória em pacientes com câncer e caquexia. Revista de Nutrição, v. 19, n. 5, p. 611-621, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732006000500009&script=sci_arttext&tlng=pt 

SELO MEG. DISPONIVEL EM: https://www.meg-3.com/pt_BR/why-meg-3.html

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos