como tomar colageno hidrolisado em capsulas

Como tomar colágeno em cápsulas?

O suplemento de colágeno em cápsulas é indispensável para quem busca manter a pele bonita, jovem e saudável.

Seu consumo diário e continuo estimula a produção do colágeno natural pelo organismo e evita as marcas de expressão e rugas precoces.

O colágeno é uma proteína fundamental para a saúde dos tecidos. Sua principal função é dar estrutura as células, mantendo-as unidas e tonificadas.

A suplementação com colágeno em cápsulas é indicada para dar estrutura, maior fortalecimento e elasticidade à pele.

Mesmo sendo produzido pelo próprio organismo, com o avanço da idade, o corpo passa a sintetizá-lo em menor quantidade.

O resultado desse baixo índice é a perda da integridade da pele, surgimento de rugas, unhas e cabelos fracos e maior fragilidade da cartilagem das articulações. 

Em geral, a suplementação com colágeno hidrolisado é indicada a partir dos 30 anos, idade em que a produção natural começa a diminuir progressivamente.

Porém, em alguns casos, é aconselhável o início do uso do suplemento antes, como em caso de dieta inadequada e insuficiente, hábitos danosos e excesso de exposição solar.

Antes dos 40 anos, a suplementação ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Após os 40, a suplementação é necessária para melhorar a pele, unhas, cabelos, ossos e articulações que ficam mais fracos com o envelhecimento.

Para ser mais bem aproveitado pelo organismo, o melhor tipo de colágeno é o hidrolisado. Ou seja, aquele em que sua molécula é quebrada pela água em partículas menores, na reação chamada de hidrólise.

Já quanto à apresentação, o colágeno em cápsulas é o mais indicado, pois, além de ser mais prático, facilita a administração nas doses adequadas.

Mas certamente a dúvida mais frequente de quem quer tomar colágeno em cápsulas é o melhor horário.

Não existe horário ideal para o consumo da suplementação de colágeno. A absorção no organismo vai depender de outros fatores relacionados ao nutriente como a saúde do intestino, alimentos consumidos juntos, biodisponibilidade do nutriente e não ao horário de consumo. As diversas evidencias cientificas mostram isso. 

Portanto, o suplemento de colágeno pode ser tomado em qualquer horário do dia. Escolha aquele em que atenda melhor à sua rotina, pois o mais importante não é a hora, mas sim, a regularidade e dose ideal conforme indicada no rótulo do produto ou de acordo com a orientação do médico ou nutricionista.

O colágeno em cápsulas pode ser facilmente incorporado à dieta e tomado a qualquer momento do dia junto ou não a algum alimento. Se for de sua preferência, pode tomar antes de dormir.

Embora não haja nenhum indício de que promova mais ou menos benefícios se for consumido em determinado momento, é aconselhável tomar colágeno em cápsulas com bastante água, aproximadamente 1 copo, para que seja em deglutido e metabolizado.

Para pessoas com sensibilidade estomacal, é bom evitar tomar com o estômago totalmente vazio. Nesse caso, pode-se consumir pequenas quantidades de alimentos antes de tomar o colágeno.

Evite também a ingestão do colágeno junto ao período de grandes refeições como almoço e jantar. Procure tomar colágeno em cápsulas cerca de meia hora antes ou depois dessas refeições. Evite também a ingestão de álcool.

A recomendação de colágeno hidrolisado vai depender da orientação médica ou da recomendação do fabricante. Como o colágeno é uma proteína, suas recomendações podem variar daquilo que foi proposto pelo fabricante, bem como a quantidade de capsulas por dose/dia.

Uma alimentação balanceada também é muito importante para a efetividade do colágeno no seu organismo.

Alimentos como vitaminas A e C, assim como carnes vermelhas ou brancas, podem ajudar na eficácia da substância e garantir melhores resultados no uso de longo prazo.

Qual a quantidade de colágeno que devemos ingerir por dia?

A quantidade ideal de colágeno que devemos ingerir por dia pode variar de pessoa para pessoa.

Fatores que influenciam na dose são o peso corporal, idade, nível de colágeno, dieta, problemas de saúde, dificuldades de síntese de colágeno, entre outros.

Entretanto, a dose média diária indicada pela maioria dos estudos, é de 2 gramas por dia.

Porém, pessoas com baixa ingesta proteica, problemas de absorção ou síntese de colágeno e demais casos acima podem necessitar quantidades maiores.

Para saber exatamente a quantidade de colágeno que deve ingerir diariamente, procure um médico ou um nutricionista para fazer todos os exames e determinar a dose individual para o seu caso.

No caso de suplementação, o colágeno hidrolisado é o melhor, devido a maior biodisponibilidade. Uma vez que a substancia passa por um processo de hidrólise para a quebra em partículas menores.

O colágeno hidrolisado pode ser encontrado em pó ou cápsulas e as dosagens recomendadas de cada suplemento devem constar na embalagem.

O colágeno em cápsulas é a opção ideal para que busca por praticidade e/ou tem dificuldades em ingerir o pó ou líquido.

Não existe um melhor horário para consumo, podendo ser consumido conforme a rotina da pessoa, desde que se respeite a dose e os intervalos entre uma e outra.

Tome a quantidade de cápsulas de colágeno recomendada com água ou suco, seguindo as orientações de uso.

Além de optar pelo colágeno hidrolisado, prefira suplementos que combinam o colágeno com a vitamina C, uma vez que esta potencializa a absorção do colágeno e ajuda na síntese.

Apesar da quantidade de colágeno recomendada por dia parecer pouco, apenas 2g, ela é difícil de ser alcançada somente com a alimentação.

Para obter 2g de colágeno seria necessário consumir cerca de três bifes por dia, por exemplo.

Porém, mesmo que possível,  esta quantidade de carne vermelha se encontra muito acima da indicada pelos especialistas.

Assim, para garantir as necessidades diárias de colágeno e manter a saúde e firmeza da pele, é aconselhado investir no uso de suplementos.

No entanto, a alimentação continua sendo importante para ajudar a preservar a produção de colágeno em bons níveis.

Alimentos como carnes brancas e vermelhas, peixes e ovo de galinha favorecem a produção de colágeno.

Porém, não exagere na quantidade total de proteínas ingeridas por dia para que não haja sobrecarga renal.

Embora seja raro alcançar esses níveis, a dosagem máxima recomendada diária é de 8 a 10 gramas de colágeno.

A superdosagem não faz bem e também não aumenta a eficácia do produto.

Para saber tudo sobre Colágeno Hidrolisado assista o vídeo abaixo!

Quanto tempo o colágeno demora pra fazer efeito?

Os benefícios do consumo de colágeno em cápsulas aparecem a longo prazo. Embora não exista nenhum dado concreto, a maioria dos estudos falam algo em torno de 3 meses após o início da ingesta de 2 a 5 g de colágeno diariamente os efeitos começam a aparecer.

O importante é manter a regularidade e começar o quanto antes o consumo nas quantidades recomendadas.

Se ainda não sabe a dosagem ideal, o profissional mais indicado para isso é um nutricionista ou um dermatologista, no caso específico dos benefícios para a pele.

O corpo inteiro se beneficia da ingestão diária e contínua de colágeno, bem como da manutenção dos níveis dos nutrientes necessários para a sua síntese no organismo, como a vitamina C.

Essa proteína garante a estrutura adequada das células e com isso, melhora a elasticidade e firmeza da pele e preserva a saúde das articulações e ossos.

Entre os benefícios do colágeno, podemos listar:

Contribui para uma melhora da firmeza e elasticidade da pele;

Tratamento coadjuvante para redução de celulites;

Auxilia juntamente com outros tratamentos na redução das estrias

Melhora linhas de expressões como rugas;

Contribui no fortalecimento dos tecidos

Fortalecimento capilar;

Contribui na saúde do sistema circulatório;

Melhora na construção muscular.

Como você viu, há inúmeros benefícios da ingestão de colágeno hidrolisado, tanto no rejuvenescimento da pele como na saúde geral do corpo.

Portanto, suplementar garante os bons níveis dessa proteína no organismo para que ela possa trazer todos esses resultados positivo.

O tipo de colágeno que é mais bem aproveitado e absorvido pelo organismo é o colágeno hidrolisado.

O colágeno hidrolisado em cápsulas além de ser a forma mais fácil e rápida de suplementar colágeno, é livre de gorduras e sem adição de açúcares.

Portanto, você pode consumir sem medo, pois ele não engorda. Pelo contrário, o colágeno hidrolisado pode até ajudar a emagrecer, uma vez que preenche o estômago e aumenta a sensação de saciedade.

O uso da suplementação de colágeno hidrolisado irá te possibilitar atingir a média de consumo desta proteína, melhorando a biodisponibilidade deste nutriente e trazendo os benefícios.

O suplemento de colágeno hidrolisado pode ser encontrado no mercado com outros nutrientes na sua composição, como por exemplo o colágeno hidrolisado junto com vitamina C, que é um dos nutrientes que melhoram ainda mais a absorção do colágeno e garantindo melhor seu aproveitamento pelo organismo.

Revisado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

Bombana, Vanessa Barbieri; Zanardo, Vivian PolachiniSkzypek. Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento cutâneo.

Martins, Francisco Isaque et al. Colágeno hidrolisado: beneficios do uso oral. Mostra Científica da Farmácia, [S.l.], v. 5, mar. 2019. ISSN 2358-9124.

Ribeiro, Maria Elizette. Hidrolisado de colágeno utilização biológica em misturas protêicas e seu efeito no tecido cutâneo.


Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos