tomar omega 3 antes ou depois das refeicoes

Como tomar ômega 3 antes ou depois das refeições?

O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada capaz de proporcionar inúmeros benefícios para o organismo, como contribuir para a saúde cardiovascular, imunidade, memória, além de aumentar o bem-estar geral.

Composto principalmente por DHA (ácido docosahexaenóico) e EPA (ácido eicosapentaenoico), não é produzido pelo corpo e deve ser obtido por meio da alimentação ou suplementação.

Mas será que existe um melhor horário para tomar ômega 3?

Essa é uma pergunta comum das pessoas que começam a utilizar qualquer suplemento e com o Ômega 3 não seria diferente.

Embora não haja nenhuma evidência científica sobre o horário de consumo e o aumento dos benefícios, a recomendação da maioria dos profissionais da saúde é que você tome o suplemento de ômega 3 é junto com as refeições principais.

Quando dizemos “junto”, não necessariamente significa que você precise ingerir no meio da refeição, mas que tome no período entre 30 minutos antes e 30 minutos depois da refeição, pois nesse intervalo, o suplemento será metabolizado junto com os alimentos.

Ao fazer isso, você evita o refluxo e o “gosto de peixe” sentido por alguns usuários e também maximiza o aproveitamento de algumas vitaminas presentes nos alimentos.

Por isso, o ideal é consumir o suplemento de ômega 3 junto de uma refeição completa.

Dessa forma, o estômago acabará dividindo atenção com outros alimentos e, reduz efeito do refluxo e do mau gosto.

Tomar ômega 3 junto das refeições também aumenta a absorção de vitaminas lipossolúveis, isto é, aquelas que necessitam de gorduras, como é o caso das vitaminas A, D, E e K, por exemplo.

Porém, esta é somente uma recomendação. Nada impede que o suplemento seja consumido em outro horário.

Quem pode tomar ômega 3?

O ômega 3 é benéfico em todas as etapas da vida, desde a gestação, passando pela infância, idade adulta e envelhecimento.

Durante o pré-natal, por exemplo, o ômega 3 contribui para o desenvolvimento adequado do sistema neurológico do feto e, na infância, pode melhorar o sistema imunológico.  

Ao longo da vida adulta, contribui para a regulação dos níveis de colesterol ao diminuir o “colesterol ruim” e triglicerídeos e melhorar os níveis do “colesterol bom”.

Os benefícios passam ainda pela manutenção da saúde cardiovascular, do sistema cognitivo e auxiliar no emagrecimento.

Por fim, na terceira idade, atua principalmente como anti-inflamatório, ajudando a regular as dores articulares comuns do envelhecimento.

Além disso, continua com seu papel protetor do sistema nervoso central e auxiliar da memória e visão.

A suplementação de ômega 3 deve ser praticada mesmo entre aqueles indivíduos que costumam comer alimentos ricos em ômega 3, como peixes e oleaginosas.

Isso porque, no Brasil, os peixes são pobres em ômega 3, pois não temos os mesmos crustáceos nos mares que nos países nórdicos e a maioria dos peixes consumidos são criados em cativeiro.

Em geral, o suplemento de ômega 3 é bem tolerado e pode ser usado por todas as pessoas, exceto aquelas que apresentam alergia a peixes, camarão e crustáceos em geral.

Deve-se ter atenção especial também em pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes por conta do risco de interação medicamentosa.

Uma vez que o suplemento de ômega 3 podem diminuir a agregação plaquetária e afetar no tempo de coagulação, já que o ômega 3 tem ação na anticoagulante e pode diminuir as chances de formação de trombos.

Essas propriedades em pessoas que fazem o uso de anticoagulantes podem levar ao sangramento.

Como nem todas as pessoas terão esse efeito é preciso consultar seu médico antes de fazer o uso do suplemento. Possivelmente as doses de ômega 3 deverão ser reduzidas neste caso.

Por mais que o ômega 3 promova benefícios ao feto, as gestantes devem avaliar junto ao obstetra antes de fazer o uso devido à vulnerabilidade desse período.

Por outro lado, o consumo excessivo em altas doses de ômega 3 a longo prazo pode acarretar em efeitos colaterais, tais como: mau hálito, suor com odor, dor de cabeça e sintomas gastrointestinais (azia, náusea e diarreia).

Portanto, sempre faça o uso nas doses recomendadas.

Confira abaixo um vídeo sobre o melhor ômega 3 do mercado:

Quantas cápsulas de ômega 3 por dia?

Para tirar todos os proveitos do ômega 3 para sua saúde é preciso que ele seja ingerido na quantidade e forma corretas.

Cada pessoa precisa de uma quantidade de ômega 3 específica dependendo do sexo, idade e condição de saúde.

De modo geral, a ingestão diária recomendada de ômega 3 é de 1 a 4 gramas para a manutenção da saúde.

O ideal é buscar orientação de um profissional da saúde especializado para que este lhe indique a quantidade exata de acordo com suas necessidades.

Para a suplementação, busque por aqueles com as concentrações de 1000mg e a menor quantidade de cápsulas.

Umas das melhores versões de suplementos de ômega 3 contém a relação de 3:2 de EPA e DHA em sua composição:

Exemplos de suplementos de ômega 3 encontrados no mercado com essa relação:

660 de EPA com 440mg de DHA;

300mg de EPA com 200mg de DHA entre outros. Recomenda-se ingerir uma cápsula de Ômega 3 duas vezes ao dia junto às principais refeições.

Quanto tempo dura o efeito do ômega 3?

O tempo para que o ômega 3 comece a agir pode variar de acordo com a resposta individual de cada organismo, desde seu estado de saúde geral até a dose e o tipo de óleo de peixe consumido.

De forma geral, são necessários aproximadamente 120 dias de consumo de ômega 3 para que o corpo atinja os níveis ideais e você sinta os efeitos do nutriente no organismo.

Em doses mais altas, os níveis sanguíneos ideais de ômega 3 podem ser alcançados em cerca de um mês de uso contínuo, mas para que órgãos como cérebro, coração e fígado atinjam o equilíbrio, levará cerca de três meses.

Para alcançar e manter níveis de EPA e DHA é importante consumir constantemente quantidade recomendada de óleo de peixe a cada dia.

Portanto, o ideal é fazer uso do ômega 3 como uma forma preventiva, já que é fonte da gordura  boa por conta dos seus diversos benefícios.

Porém, para atingir todos os benefícios do ômega 3 como ação anti-inflamatória, prevenção das doenças cardiovasculares, redução dos níveis de colesterol, melhora do desempenho cognitivo, fortalecimento do sistema imunológico, entre outros, é importante um ômega 3 de qualidade.

Ou seja, você somente terá o efeito do ômega 3 se suplementar com a dose e frequência correta com um produto puro e concentrado.

Existem diversas marcas de ômega 3 disponíveis no mercado, mas nem todos são iguais.

Suas diferenças estão na qualidade, principalmente, em virtude da pureza de sua fórmula e composição.

Um bom ômega 3 deve ser ultrafiltrado, livre de mercúrio, armazenado em vidro escuro e com uma maior concentração de DHA e EPA por cápsula, uma vez que estes são os compostos ativos do óleo de peixe

Infelizmente, no Brasil, poucas marcas preenchem esses requisitos.

Procurar pelo suplemento mais barato não é uma escolha inteligente. No caso do ômega 3, dificilmente um suplemento puro custará menos de R$ 50,00 por frasco com 60 unidades.

Devido a enorme quantidade de suplementos de ômega 3 no mercado, a Anvisa traz novas regras para garantir a segurança dos consumidores.

Esta exige que as marcas aumentem a quantidade de informações disponíveis nos rótulos, bem como padrões mínimos de determinada substância.

Na hora de escolher o seu suplemento de ômega 3, busque também por certificados de pureza e selos de qualidade.

O grupo internacional The International Fish Oil Standards Program – IFOS classifica os produtos disponíveis no mercado e lista as melhores marcas de ômega 3.

Outro importante selo é o MEG-3, um selo de qualidade internacional.

Produtos certificados pelo MEG-3 são fonte confiável de ômega-3 EPA e DHA de alta qualidade e elevado nível de pureza.

Além disto, ele atesta que o óleo de peixe é derivado de áreas não contaminadas do oceano.

Portanto, pesquise a relação de DHA e EPA e certificados de pureza antes de comprar o seu suplemento de ômega 3.

Busque opções de alta qualidade e que te proporcione os benefícios que o Ômega 3 proporciona.

Pesquisando e verificando o Ômega 3 certificados e com uma melhor composição, você mínima os risco do consumo de um produto modificado e maximizar os benefícios com um produto de qualidade superior.

Revisado por: Taynara Caroline da Silva – CNR-349635

FETT, Carlos Alexandre et al. Suplementação de ácidos graxos ômega-3 ou triglicerídios de cadeia média para indivíduos em treinamento de força. Motriz, v. 7, n. 2, p. 83-91, 2001.

MARTIN, Clayton Antunes et al. Omega-3 and omega-6 polyunsaturatedfattyacids: importance and occurrence in foods. Revista de Nutrição, v. 19, n. 6, p. 761-770, 2006.

VAZ, DIANA SOUZA SANTOS et al. A importância do ômega 3 para a saúde humana: um estudo de revisão. Revista UNINGÁ Review, v. 20, n. 2, 2014.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos