10-dicas-uteis-para-o-cabelo-crescer-mais-rapido

10 dicas para o cabelo crescer mais rápido

Se você está buscando dicas práticas e fáceis para seu cabelo crescer com mais facilidade, esse artigo vai te ajudar e muito.

O cabelo tem uma média de crescimento de 1 cm por mês, pode parecer pouco muitas vezes, mas pensa que o cabelo é um componente do corpo que sofre muita exposição, tanto internas quanto externas, e por isso os cuidados precisam ser diversos, justamente porque cada parte do seu dia pode influenciar a longo prazo na saúde do seu cabelo.

O crescimento vai depender de vários fatores, sendo os principais: genética, cuidados, alimentação, estética, tipo de cosméticos, entre outros.

Muitas vezes, pela correria, conseguimos fazer apenas o básico, lavar o cabelo, com shampoo e condicionador, as vezes fazer uma hidratação. Mas infelizmente isso pode ser apenas o básico e o mínimo dos cuidados com o cabelo.

As vezes até os produtos básicos podem estar comprometendo a saúde do seu cabelo. Por isso, ter um profissional te ajudando nesta área de cabelos é muito importante, para você sempre escolher os produtos certo, ainda mais produtos que diariamente estão em contato com o nosso cabelo né?

Pensando ainda sobre os cuidados, existem diversos cronogramas capilares para te ajudar nesses cuidados. Sabemos que a hidratação a cada 15 dias as vezes não é o suficiente. Além disso, existem máscaras que são hidratantes, porém precisamos abrir os horizontes e pensar na nutrição do cabelo e a reconstrução.

Falando de nutrição, os cabelos são expostos diariamente ao ambiente, que muitas vezes são um fator estressor para as fibras capilares. Os radicais livres, que são substancias que prejudicam as células em grandes quantidades, podem afetar as fibras do cabelo, deixando as mais opacas, quebradiças.

A alimentação é a principal maneira de minimizar a ação dos radicais livres, isso porque conseguimos facilmente alimentos no dia a dia para diminuir a ação dessas substancias, que são produzidas diariamente, pois é algo normal. No entanto, sabendo disso, é preciso ter uma alimentação que forneça esses antioxidantes, que vão neutralizar os radicais livres e com isso diminuir a ação deletérias deles nas células.

Parece difícil, mas os alimentos in natura como as frutas, vegetais, legumes são ricos em compostos bioativos e antioxidantes, que irão fornecer saúde para seu organismo, incluindo seu cabelo.

Muitas vezes gastamos absurdos com tratamentos capilares e não vemos grandes mudanças, talvez o problema não esteja no tratamento e sim na sua alimentação, que deveria a sua primeira alteração, preocupação.

Se pergunte, hoje você vem consumindo as quantidades necessárias de frutas por dia? Inclui frutas cítricas durante o dia? Vem consumindo quantidades de vegetais e legumes no almoço e jantar? Como está ingestão de água? Está bebendo o mínimo pelo seu peso? É importante esses questionamentos para você saber aonde precisa iniciar.

Agora vou te mostrar 10 dicas bem legais e que você já pode começar hoje a colocar em prática para ter um cabelo saudável.

Lista com 10 dicas úteis para o cabelo crescer mais rápido

1-Alimentação saudável

Falei sobre a alimentação saudável, sobre como os alimentos naturais são importantes para um cabelo saudável. Quando você tem uma alimentação que está conferindo a absorção de vitaminas, minerais, o cabelo cresce. É importante consumir amaior parte dos alimentos como frutas, legumes, vegetais, cereais integrais, carnes, leites e derivados, ovos. Vitaminas como A, Complexo B (biotina principalmente), C, E e D são muito importantes para a saúde do cabelo e para eles crescerem mais rápido, além dos minerais como selênio, silício.

2-Proteínas

As proteínas são estruturas que formam as fibras capilares, queratina é uma proteína, e se sua alimentação hoje não tem níveis adequados desse nutriente, provavelmente seu cabelo não irá crescer da forma que você espera. É importante você incluir as proteínas em todas refeições que fizer, não apenas no almoço e jantar como de costume. Consuma as proteínas como pães como frango desfiado, ovos, atum, carne desfiada, creme de ricota, queijos. Adicione iogurte com frutas nos seus lanches intermediários. Melhorando essa ingestão, com certeza seu cabelo irá ter mais chances de crescer.

3-Ingestão de água

Quem acha que água é apenas para matar a sede, está muito enganado. Todos os processos de restauração, crescimento, circulação necessitam de água. A água melhora a circulação dos nutrientes para seus cabelos. As quantidades de água são calculadas pelo peso, um exemplo: 60 kilos x 35ml é igual a 2,1L. Faça o seu cálculo e comece a beber todos os dias no mínimo essa quantidade.

4-Produtos capilares

Não basta apenas lavar os cabelos, precisa ter a atenção em quais produtos estão sendo utilizados, lembrando que cada tipo de cabelo precisa de um tipo de shampoo e um tipo de condicionador. Além disso, investir em tônicos estimulantes são estratégias aliadas à alimentação e que podem te ajudar para crescer seus cabelos.

5-Massagem e cuidados

Toda vez que for lavar os seus cabelos, não lave apenas com a intenção de limpar, faça uma massagem no couro cabelo para estimular uma melhor circulação. Para isso, não precisa investir nada, apenas o tempo de auto cuidado.

6-Suplementação

É uma das estratégias mais fáceis e custo benefício favoráveis. É importante entender que, a suplementação será feita se os seus níveis de vitaminas e minerais tiverem baixos, por conta da alimentação por algum motivo. Por isso, procure um nutricionista para fazer toda analise necessária para entender seu caso e assim te prescrever uma suplementação que seja nas quantidades certas para você. Para saber quais vitaminas são interessantes para o crescimento capilar, clique neste artigo completíssimo no Blog Nutriblue.

7-Cronograma capilar

Fez muito sucesso nas redes sociais nos últimos tempos. O cronograma capilar é uma maneira de garantir seu cabelo hidratado, com brilho e com as pontas tratadas. Nenhum produto aplicado no cabelo irá fazê-lo crescer, como dito anteriormente, o crescimento acontece de dentro pra fora, mas esse tipo de cronograma te ajuda na reconstrução, hidratação e os fios nutridos.

8-Couro Cabeludo

É importante analisar como está a saúde do seu couro cabeludo, pois um couro cabeludo doente vai implicar no crescimento do seu cabelo. Analise se existe caspas, seborreia, alta oleosidade ou vermelhidão (irritação). Se acaso tiver alguns desses sintomas ou sinais, busque auxilio e orientação de um dermatologista. Não faça nenhuma receita caseira antes de entender do que se trata o seu caso.

9-Cabelos presos

Atrito no cabelo pode resultar em cabelos quebradiços. Evite hábitos de ficar muito tempo com cabelo preso, deem um tempo para o cabelo “respirar”. Algumas x no dia solte-os.

10-Temperatura

Não é de hoje que secador e chapinha fazem parte da rotina da mulherada. De fato, precisamos desses instrumentos por diversos motivos. Não precisa parar de usar, porém, são necessários os cuidados com esse tipo de calor, pois pode aumentar os danos no cabelo. Use produtos que protegem os fios da temperatura, não seque o cabelo muito perto da raiz, evite de usar chapinha com o cabelo molhado. Tendo esses cuidados, com certeza já vai melhorar muito o aspecto do seus fios.

Agora, é só colocar em prática todas as dicas para ter um cabelo mais hidratado, nutrido da maneira correta: de dentro pra fora.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionsita CCRN3-49635

Referências bibliográficas

ABRAHAM, Leonardo Spagnol et al. Tratamentos estéticos e cuidados dos cabelos: uma visão médica (parte 2). Surgical&CosmeticDermatology, v. 1, n. 4, p. 178-185, 2009.

BEDIN, Valcinir. Couro cabeludo, cabelos e cuidados. BWS Journal, v. 2, p. 1-2, 2019.

BABADJOUNI, Arash et al. The Effects of Smoking on Hair Health: A Systematic Review. Skinappendagedisorders.. 4. (7); 251–264, 2021

FILETO, Marjory et al. Princípios ativos e procedimentos na Alopecia Androgenética. BWS Journal. vol.4. 1-13, 2021

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos