e seguro tomar melatonina

E seguro tomar melatonina?

Se você já viu nas redes sociais ou até mesmo na internet sobre a melatonina, provavelmente deve se perguntar se é seguro o uso dela, para melhorar sintomas de insônia. Bom nesse artigo vamos ver sobre como a melatonina age, o porque tem aumentado o uso de melatonina e se tem benefícios.

Já adianto, que utilizar a melatonina com prescrição médica é uma coisa totalmente diferente de usa-la sem prescrição, realmente tomar um hormônio sem orientação, não é seguro e pode trazer malefícios.

A melatonina é um hormônio, produzida internamente pela glândula pineal, quando o sol começa a se por. Ela ser produzida pelo próprio organismo é diferente quando começa a se ingerir, sem entender a real necessidade do corpo.

Mesmo sendo um suplemento liberado atualmente pela ANVISA, é visto que cada vez mais as pessoas tem comprado melatonina para combater a insônia, porém, a insônia não é causada exclusivamente por níveis baixos de melatonina, é importante entender esse ponto, e entender também que, o que vai determinar se tomar melatonina é seguro ou não, se tiver orientações profissionais.

Hoje em dia, existem mais de 30 doenças que podem piorar o sono e que não necessariamente são causadas pela queda da melatonina.

A melatonina não é indicada para todas as pessoas, como se fosse uma vitamina ou um mineral, como se trata de um hormônio seu uso precisa ser prescrito. Além disso, pessoas saudáveis devem ter cautela com o uso, pois ainda não se tem um exame que consiga medir a quantidade de melatonina do sangue. Ela pode ser um método terapêutico para muitas pessoas, mas para outras não.

Para quem melatonina é indicado?

A melatonina é uma suplementação que atualmente pode ser vendida pois foi liberada pela ANVISA. Ela será indicada para casos aonde o médico tenha um diagnostico, que seja necessário o uso da melatonina.

Muito está se falando sobre a compra de melatonina sem necessidades, ou apenas para diminuir insônia.

Por tempo se achou que a melatonina era apenas um hormônio do sol, mas na realidade, ela tem papel fundamental no ciclo biológico do organismo. Tal fato esse, que se houver uma ingestão sem necessidade, pode ocorrer outros problemas associadas a essa suplementação de melatonina.

A melatonina é responsável por regular o relógio biológico, regular o metabolismo de outros hormônios como insulina, cortisol. Além disso, e pela melatonina que o corpo sabe o momento em que acordar e dormir.

Noites má dormidas podem ser ocasionadas por diversos fatores, sendo alguns relacionadas com a melatonina.

A melatonina pode ser orientada em casos de transtornos de ritmo circadiano e transtorno comportamental do sono REM.

O seu uso deve ser evitado por pessoas saudáveis ou que não tenham essas condições de saúde. Ambas doenças estão associadas pelo relógio biológico, onde o corpo não está sincronizado com o ambiente externo.

Por isso, que é muito importante que não se trate a melatonina como se fosse qualquer outro suplemento, só porque seu uso foi liberado para venda.

O ideal é que a melatonina seja tomada através de um diagnóstico médico.

Quais os benefícios da melatonina?

A melatonina tem seus efeitos positivos no corpo, inclusive em idosos aonde já se tenha um distúrbio. Como a melatonina é produzida pelo próprio organismo ao anoitecer, pessoas idosas tendem a ter uma produção menor de melatonina, é uma condições “normal” na senescência.

Outro papel importante da melatonina é sua ação na sincronização circadiana do organismo, sono, vigília e metabolismo energético. Além disso, a melatonina é um antioxidante natural.

Pela sua ação no metabolismo energético, a melatonina age em todas as etapas do balanço energético.

Nos últimos tempos, a melatonina tem sido vista como um agente que sincroniza o ciclo circadiano, por isso que muitas vezes é utilizada para corrigir distúrbios do sono, inclusive jetlag.

O Jet Lag é uma condição quando há descolamento dentro de um fuso horário, e ocorrem alterações de vigília e sono.

A melatonina nesses casos é utilizada uma hora antes de deitar para facilitar nas adaptações dos fusos de horário.

Desde modo, podemos entender que a melatonina tem suas ações e papeis importantíssimos para o organismo, mas não podemos utilizá-la são por conta de uma noite mal dormida. Seu uso não pode ser deliberado da forma que muitas pessoas fazem.

Toda suplementação precisa de uma orientação médica, mas se tratando de um hormônio, precisa ter mais atenção.

Se você está passando por turbulências no sono, tem muitos dias de insônia, e acha que precisa de melatonina, não seja negligente. Verifica primeiramente o que acontece no seu caso e procure um médico antes de utilizar a melatonina.

NETO, Júlio Anselmo Sousa; CASTRO, Bruno Freire de. Melatonina, ritmos biológicos e sono: uma revisão da literatura. RevBrasNeurol, v. 44, n. 1, p. 5-11, 2008.

TORRES, Flaviene Felix; BERNARDO, Victoria Simões; DA SILVA, Danilo Grünig Humberto. Melatonina. Aprendendo Ciência (ISSN 2237-8766), v. 10, n. 1, p. 53-57, 2021.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos