magnesio_dimalato_benefícios_para_o_intestino_1

Magnésio dimalato: benefícios para o intestino

Você sabe o que o magnésio dimalato pode fazer pelo seu intestino? O magnésio é um mineral que participa ativamente de mais de 300 reações bioquímicas importantes que ocorrem no nosso organismo diariamente. Indispensável para a boa saúde, o magnésio participa no funcionamento dos sistemas nervoso, muscular, cardíaco, imunológico e intestinal. “Toda doença começa e termina no intestino”, esse é um ensinamento milenar que os chineses já pregavam em sua medicina tradicional. Diversos problemas de saúde provêm do mau funcionamento do intestino. Com certeza você já teve, tem ou conhece alguém que está passando por problemas intestinais como intestino preguiçoso ou prisão de ventre. Mais do que um desconforto, essa condição pode prejudicar a qualidade de vida e levar a complicações quando não tratada. As complicações da constipação incluem: – Hemorroidas; – Prolapso retal; – Fissura anal; – Doença diverticular. Mas então, o que fazer para acabar com esse problema? Tão importante quando o consumo de água e alimentos ricos em fibras está a manutenção dos níveis corretos de magnésio no organismo. O magnésio é benéfico também para o intestino, pois é considerado um laxante natural. Se você sofre com intestino preso, experimente suplementar com magnésio dimalato. Dentre os tipos de magnésio disponíveis para a suplementação, o dimalato é o mais indicado, já que é mais bem absorvido e não provoca desconforto gástrico, o que pode ocorrer com outras fontes de magnésio. magnesio dimalato

Principais causas de constipação intestinal:

magnesio_dimalato_benefícios_para_o_intestino_2
– Doenças endócrinas como o hipotiroidismo e a diabetes; – Carências nutricionais; – Uso prolongado de alguns medicamentos, como antibióticos e antidepressivos; – Dieta pobre em fibras; – Pouca ingestão de água; – Estresse; – Uso excessivo de laxantes; – Doenças que afetam diretamente o sistema intestinal. Os sintomas da constipação intestinal podem variar de uma pessoa para a outra. De forma geral, se caracteriza por defecações difíceis, com pouca frequência e volume, comumente acompanhadas de dor e mal-estar. É considerado normal evacuar entre 1 a 3 vezes por dia e 2 a 3 vezes por semana. Portanto, a não evacuação diária não é necessariamente sinal de prisão de vente. Se você está sentindo algum desconforto intestinal, causado pela constipação, o magnésio pode ajudar seja qual for o problema, pois além de ter ação laxante, também ajuda nos movimentos peristálticos para a regulação intestinal. magnesio dimalato horario

Benefícios do magnésio dimalato para o intestino

Como vimos,o magnésio é um mineral que participa de diversas funções no organismo, entre suas ações está a melhora do processo digestivo. Quando falamos especificamente dosistema digestivo, o magnésio é benéfico para o intestino ao auxiliar na manutenção de um microambiente saudável, hidratado e prevalentemente com bactérias intestinais boas. O magnésio também favorece os movimentos peristálticos e assim, facilita a evacuação e combate ao intestino preso. A digestão dos alimentos também é favorecida pelo magnésio, principalmente pelo magnésio dimalato ao regular a produção dos ácidos estomacais. Desse modo, mantém o pH estomacal em níveis ideais, o que facilita a digestão, evita o mal-estar estomacal e facilita a formação do bolo fecal. Veja com mais detalhes os benefícios do magnésio dimalato para o sistema digestório:

Ajuda a manter o pH estomacal

O pH ácido em níveis ideais no estômago auxilia para a melhor digestão dos alimentos. O magnésio ajuda a manter o ácido do estômago em níveis adequados. Assim, o alimento é melhor digerido e transferido para o intestino, facilitando a formação do bolo fecal e consequente evacuação.

Ajuda a regular o trânsito intestinal

O magnésio relaxa a musculatura da parede intestinal, ajudando nos movimentos peristálticos que proporcionam a regulação do transito intestinal ao facilitar a eliminação de fezes. Por conta disso, o magnésio dimalato ajuda no tratamento de pessoas que sofrem com intestino preso. Conforme estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde e Nutrição em Tóquio com 3.800 mulheres; a baixa ingestão de magnésio está associada ao aumento da constipação feminina. Por ser um laxante natural, seu consumo em excesso pode causar diarreias, porém, cabe informar que a ingestão correta do suplemento de magnésio não deve causar diarreiasou desconfortos digestivos. Mas sim, regula e equilibra o intestino. magnesio dimalato preço

Reduz os riscos de câncer do cólon

O consumo frequente e adequado de magnésio reduz em até 50% os riscos de câncer de cólon. Foi o que concluiu o estudo publicado pelo Centro Nacional de Câncer do Japão (Japan’s National Cancer Center). O estudo acompanhou por oito anos 87 mil pessoas que faziam uso de suplemento de magnésio diariamente. O resultado mostra que o grupo que consumia 327mg de magnésio por dia apresentou um risco 52% menor de desenvolver câncer do cólon do que as pessoas que consumiam uma quantidade de 24mg ao dia.

Causas da má absorção de magnésio pelo intestino

O magnésio consumido via oral é absorvido pelo intestino. Porém, algumas doenças e hábitos prejudicam essa absorção e resultam na deficiência do mineral no organismo. São elas:
  • Suor excessivo;
  • Doença renal;
  • Diabetes;
  • Hipertireoidismo;
  • Colite ulcerativa;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Pancreatite;
  • Uso de diuréticos;
  • Consumo excessivo de refrigerante, álcool, chá e café;
  • Menstruação intensa;
  • Ingestão de sal em excesso.

Suplemente com magnésio dimalato e melhore a saúde intestinal

  • magnesio_dimalato_benefícios_para_o_intestino_3
A combinação do magnésio com o ácido málico faz com que o magnésio seja mais facilmente absorvido pelo corpo para exercer suas funções. Outra grande vantagem do magnésio dimalato é evitar os efeitos colaterais indesejados que podem ocorrer com outras fontes de magnésio, como a diarreia e problemas estomacais. Os benefícios para o intestino não param. Além de regular o transito intestinal e combater a prisão de ventre, o suplemento de magnésio dimalato, graças à presença do ácido málico, auxilia na remoção de toxinas, como metais potencialmente nocivos. Esses metais tóxicos prejudicam o intestino ao aumentar a permeabilidade da membrana intestinal e permitindo que toxinas entrem na corrente sanguínea. A suplementação de magnésio dimalato pode ser um aliado para seu intestino e para o corpo.  Escolha suplementos que melhorem o intestino e não possuam efeito colateral. Revisado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista – CRN-3-49635 AMORIM, Aline Guimarães; TIRAPEGUI, Julio. Aspectos atuais da relação entreexercício físico, estresse oxidativo e magnésio. Revista de Nutrição, v. 21, n. 5, p. 563-575, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S14152732008000500009&script=sci_arttext BACA-IBÁÑEZ, Sandra Y.; RÍOS-PAICO, Patricia E.; ROJAS-NACCHA, Julio C.Importanciadelmagnesioenla dieta humana. Agroindustrial Science, v. 5, n. 2, p. 177-189, 2016. Disponível em:https://revistas.unitru.edu.pe/index.php/agroindscience/article/view/1065 DE FARIA, Paula Helena. Suplementação com magnésio na prevenção e tratamentode doenças cardiovasculares. 2018. Disponível em:https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-BC9NP2 LOBO, Frederico. Fibromialgia: abordagem holística. Disponível em:http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Doencas/do-1236.pdf https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9132/tde-19112009-142514/publico/TeseSetaro.pdf

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos