melhor horario para tomar magnesio dimalato

Qual Melhor Horário para tomar Magnésio Dimalato?

O magnésio dimalato deve ser consumido preferencialmente antes das principais refeições, na quantidade de duas cápsulas ao dia ingerido com água.

Os suplementos viraram parte do dia a dia moderno, principalmente por conta da dificuldade em alcançar níveis adequados de vitaminas e minerais somente com a alimentação.

Mais do que escolher um bom suplemento, é fundamental saber a hora e a maneira correta para seu uso, não é mesmo?

Quanto de magnésio devo tomar por dia?

Assim como o melhor horário para consumo, as vitaminas e minerais precisam ser suplementadas na dose correta.

Dessa forma, além de evitar problemas de superdosagem, garante a quantidade ideal para que o organismo possa funcionar plenamente.

No caso do magnésio, como o organismo não é capaz de produzi-lo, é necessário obter de fontes exógenas, seja alimentação, suplementação ou a combinação dos dois.

Dentre os alimentos que possuem maiores níveis de magnésio estão o leite, banana, aveia, semente de linhaça, alga marinha, grão de bico, espinafre, peixes, entre outros.

Apesar de o magnésio ser encontrado nos alimentos, muitas vezes não é possível suprir as recomendações diárias somente com a alimentação. De modo que a suplementação com magnésio dimalato ou outra forma se faz necessária.

A má alimentação e certos hábitos da vida moderna, explicam a insuficiência de magnésio e a impossibilidade de se obter os níveis ideais somente com a alimentação.

Naturalmente o solo brasileiro é pobre em magnésio. O uso excessivo de agrotóxicos e o processo de refinamento dos grãos também contribuem para a menor quantidade de magnésio nos alimentos.

A água, que deveria fornecer boas quantidades de magnésio, é frequentemente pobre neste mineral.

Técnicas culinárias como o cozimento também fazem com que parte do pouco magnésio contido nos legumes se perca.

Algumas doenças e hábitos, como o alcoolismo também podem prejudicar a absorção de magnésio. Assim como o suor excessivo, doença renal, diabetes, hipertireoidismo, colite ulcerativa, entre outros, também contribuem para a deficiência desse mineral.

Não há um consenso sobre a dose exata de magnésio que deve ser consumida por dia, visto que ela pode variar de acordo com a finalidade do uso, idade e nível de magnésio no corpo.

Por isso, é importante que a suplementação seja sempre orientada e acompanhada por um médico ou nutricionista.

Em geral, para prevenir as variações biológicas, a dose recomendada de magnésio por dia varia de 260 a 310 mg para adultos. Já as doses de ácido málico variam de 1000 a 2800 miligramas.

Portanto, a dose diária de 2 cápsulas do suplemento de magnésio dimalato das marcas normalmente suprem 100% a dose recomendada diária (IDR) de magnésio.

Para quem o Magnésio Dimalato é indicado?

O magnésio dimalato é um suplemento alimentar mineral indicado para adequar ou suprir os níveis ideais de magnésio pelo organismo.

Seu uso se faz necessário para aqueles que não conseguem consumir quantidades adequadas de magnésio seja por conta da alimentação inadequada ou, por algum motivo, tenha deficiência de absorção ou doença que interfira nos níveis deste mineral.

Existem no mercado diferentes formulações para suplementar magnésio. Apesar de todas conterem o magnésio como mineral principal, sua absorção e biodisponibilidade são diferentes.

O suplemento de magnésio dimalato é formado por uma molécula de magnésio e duas de Ácido Málico. Dessa forma, ao consumir o magnésio dimalato o benefício é duplo.

Além da ação benéfica do magnésio, o ácido málico também é imprescindível para uma boa saúde.

Por estar combinado ao ácido málico, o consumo desse tipo de magnésio não causa desconfortos gástricos como pode ocorrer com outras formas nas pessoas mais sensíveis.

magnesio dimalato qual melhor horario para tomar

Magnésio

O magnésio é um mineral essencial para a vida. No organismo humano participa de mais de 350 reações enzimáticas, sendo o principal cofator de ações que envolvem anabolismo e catabolismo. Ou seja, a construção e quebra de complexos orgânicos.

Por atuar em tantas reações bioquímicas, bons níveis de magnésio são fundamentais para uma gama de funções e órgãos.

No sistema muscular, o magnésio atua reduzindo a incidência de câimbrase fraqueza muscular. Por conta disso, é comumente usado como coadjuvante na prevenção da fibromialgia.

Não só o musculo esquelético é beneficiado, o músculo cardíaco também. Dessa forma, pode manter e melhorar a saúde cardiovascular.

O magnésio ajuda a regular os batimentos cardíacos e relaxa a parede dos vasos. Assim, auxilia na diminuição da pressão arterial e de doenças decorrentes da pressão alta.

O que pouca gente sabe é que o magnésio é um nutriente essencial para a saúde dos ossos.

Para que o cálcio seja bem utilizado e atue fortalecendo os ossos, é preciso um equilíbrio com o magnésio. Só assim o cálcio será melhor absorvido, metabolizado e estocado.

Isso ocorre porque é o magnésio que estimula o hormônio calcitonina, o qual tem a função de direcionar o cálcio do sangue para os ossos.

Ao fazer isso, além de melhorar o aporte de cálcio para o esqueleto também previne a formação de pedras de cálcio nas artérias e nos rins.

Outro hormônio que é controlado pelo magnésio é o paratormônio. Dessa vez, o mineral suprime esse hormônio evitando que ele retire o cálcio dos ossos.

Mas a prevenção da osteoporose e fortalecimento ósseo inclui 3 nutrientes especiais. Além do cálcio e do magnésio, a vitamina D também se faz necessária.

Nesse caso, novamente é o magnésio o componente essencial para a conversão da vitamina D inativa para a sua forma ativa. Esta por sua vez, atuará no intestino aumentando a absorção do cálcio e potencializando todas as etapas anteriores.

O magnésio ainda participa do funcionamento do sistema nervoso, imunológico e intestinal, além de melhorar o sono, ajudar na depressão, no envelhecimento precoce, entre outras ações.

Ácido Málico

Já o ácido málico, o outro componente do suplemento de magnésio dimalato é um componente essencial no ciclo de Krebs. Ou seja, a forma que o organismo produz energia (ATP).

Além de ser sintetizado pelo corpo humano, o Ácido Málico também pode ser encontrado naturalmente em algumas frutas como maçã, banana, tomate e pera.

Mantenha os níveis ideais de magnésio e ganhe em qualidade de vida, ajudando e auxiliando nas de doenças e bem-estar geral.

 

Revisado por: Taynara Caroline da Silva – CRN3-49635

AMORIM, Aline Guimarães; TIRAPEGUI, Julio. Aspectos atuais da relação entre exercício físico,

estresse oxidativo e magnésio. Revista de Nutrição, v. 21, n. 5, p. 563-575, 2008. Disponível

em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-

2732008000500009&script=sci_arttext

BACA-IBÁÑEZ, Sandra Y.; RÍOS-PAICO, Patricia E.; ROJAS-NACCHA, Julio C. Importanciadel

magnesioenla dieta humana. Agroindustrial Science, v. 5, n. 2, p. 177-189, 2016. Disponível

em: https://revistas.unitru.edu.pe/index.php/agroindscience/article/view/1065

DE FARIA, Paula Helena. Suplementação com magnésio na prevenção e tratamentode doenças

cardiovasculares. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-BC9NP2

LOBO, Frederico. Fibromialgia: abordagem holística. Disponível em:

http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Doencas/do-1236.pdf

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9132/tde-19112009- 142514/publico/TeseSetaro.pdf

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos