Magnésio_quelato o que e e para que serve

Como já vimos no outro artigo “o que é o magnésio”, deu para perceber o quão importante o magnésio é para nossa saúde, desenvolvimento e bem-estar. Pelas suas inúmeras funções no organismo, a ingestão de magnésio precisa ser bem biodisponível, ou seja, precisa ser mais absorvida o possível para desempenhar as suas funções.

 No entanto, às vezes pela forma química que ele se encontra, isso não acontece. Para que você garanta uma completa absorção de minerais e um melhor aproveitamento desses, é importante ficar atento em qual forma química irá adquirir. 

O que é Magnésio Quelato?

Quando o magnésio está na sua forma quelada, ou seja, ele está protegido pois está ligado a um aminoácido. O magnésio quelato é uma forma química de garantir que aquele magnésio seja ingerido de uma forma mais biodisponível e que no momento da digestão e absorção não ocorra uma perda desse mineral. 

Minerais na sua forma não quelada estão propícios a não ser totalmente absorvidos e boa parte desses minerais podem não ser absorvidos, por exemplo e não serem distribuídos na corrente sanguínea para ser utilizados em outros tecidos, como neurônios, músculo e fígado.  

Para que serve o Magnésio Quelato?

O processo de quelar o mineral cria uma facilidade para o mesmo em passar pelo intestino, e conseguindo chegar a corrente sanguínea. Isso porque este tipo de forma química melhora a biodisponibilidade do magnésio tornando-o mais utilizável pelo organismo. 

Existem diversas formas químicas do magnésio, e é nesse momento que você precisa se atentar no momento da aquisição, abaixo exemplos de formas químicas:

⦁ Sais Inorgânicos: óxidos, carbonatos, sulfatos

⦁ Sais Orgânicos:  lactato, gluconato, fumarato, citrato

⦁ Minerais Quelatos: magnésio glicina, cálcio CMG (citrato-malato-glicinato).

Quando os minerais estão em formas inorgânicas tais como cloretos, sulfatos, nitratos e óxidos, não podem ser diretamente absorvidos e metabolizados pelo organismo. 

Vantagens dos Quelatos

⦁ Orgânicos

⦁ Não apresentam efeitos colaterais (quando em doses terapêuticas)

⦁ Absorvidos facilmente no intestino (jejuno)

⦁ Aumentam a biodisponibilidade do nutriente

Existem várias formas de magnésio, tais como: cloreto de magnésio; citrato de magnésio; magnésio quelato; magnésio dimalato; magnésio glicina; magnésio treonato; sulfato de magnésio. 

Dentre todos esses magnésios disponíveis, você precisa verificar antes de comprar se o magnésio está na forma quelada ou não. Normalmente o nome já aparece nas embalagens como Magnésio Quelato ou Mágnésio Dimalato. Ambos possuem uma biodisponibilidade ótima, e com isso você irá garantir que os benefícios sejam alcançados. 

O magnésio quelato é indicado para pessoas que não conseguem suprir suas necessidades diárias desse composto, somente através da ingestão alimentar.

As funções do magnésio são as mesmas tanto para o magnésio na forma de sais quanto para forma quelada, entretanto, as formas de sais não conseguem exercer todos os benefícios do magnésio por não conseguirem atingirem a corrente sanguínea totalmente. 

Benefícios do Magnésio Quelato

As versões do magnésio quelato quanto do magnésio dimalato possuem alta absorção e suas funções podem ser verificadas abaixo:

⦁ Melhora desempenho físico, pois tem função na contração muscular juntamente com o cálcio. Além disso melhora sintomas relacionados aos aspectos esportivos como caibras e fadiga muscular. No exercício, a falta de magnésio nos tecidos musculares os torna mais inflamações e ao rompimento do sarcolema, dificultando o processo de regeneração e podendo ocasionar queda no desempenho físico.

⦁ Relaxante muscular

⦁ O magnésio participa na secreção de hormônios que estão ligados a regulação dos ossos. Foi verificado em alguns estudos o magnésio participando e prevenindo osteoporose concomitante a outras estratégias alimentares. 

⦁ Por conta da utilização de magnésio na regulação hormônio, níveis adequados de magnésio podem melhorar resistência insulínica. Este quadro antecipa o diabetes. 

⦁ No sistema gastrointestinal, o magnésio atua nos sinais clínicos como: má digestão, azia e refluxo. 

⦁ Níveis de magnésio entre 600mg a 700mg concomitante ao cálcio são utilizados para quadros de enxaqueca. 

⦁ Necessário para ativação da bomba Na+/K+ nos neurônios

⦁ Saúde cardiovascular, reduz a enzima que produz o colesterol; faz vasodilatação das artérias (aumenta a largura das artérias, melhorando a circulação de sangue e de nutrientes).

⦁ Pela vasodilatação, diminui os níveis de pressão arterial, sendo muito eficaz em pacientes com hipertensão. 

⦁ Alcalinização do pH sanguíneo

⦁ Age no sistema imunológico;

Suplementar magnésio quelato é uma ótima opção justamente porque está forma química não irá acarretar em efeitos colaterais que normalmente ocorrem com outros tipos de magnésio. Nesta forma química ele evita os sinais de desconforto gástrico. 

Quem se beneficia do Magnésio Quelato?

⦁ Disfunções em humor (formação de serotonina)

⦁ Insônia, Depressão

⦁ Câimbras/ Formigamento

⦁ Contratura muscular

⦁ Estresse 

⦁ Enxaqueca

⦁ Cabelos e Unhas frágeis

⦁ Disfunção de mineralização dos ossos

⦁ Risco cardiovascular

⦁ Resistência à insulina

⦁ Processos inflamatórios 

Um estudo realizado com 12 mulheres acima de 60 anos saudáveis com o uso de 300mg de magnésio 

Qual a dose de magnésio Quelato por dia?

Segundo O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 260 mg. Entretanto, para pessoas que estão com déficit desse nutriente o médico poderá aumentar essa dose para corrigir a deficiência não podendo ultrapassar das quantidades estabelecidas pela ANVISA.

Além disso, na suplementação acima de 260mg de magnésio por dia, é necessário fazer o equilíbrio com o mineral cálcio. 

Pode-se concluir que o magnésio nas suas formas queladas são as melhores opções encontradas atualmente no mercado, pela sua alta biodisponibilidade e por conseguir exercer melhor suas funções no organismo. 

Por outro lado, o magnésio não quelado geram desconforto gástrico e não conseguem ser absorvidos totalmente, dessa forma não desempenham as suas funções de maneira efetiva. No momento da aquisição de um magnésio, atente-se pela forma química, priorizar o magnésio quelato e magnésio dimalato, observar a dose diária recomendada se aquele produto respeita a legislação do Ministério da Saúde e por fim, sempre verifique a qualidade do produto, marca e etc. 

AMORIM, Aline Guimarães. Aspectos atuais da relação entre exercício físico, estresse oxidativo e magnésio: current aspects of the relationship between physical exercise, oxidative stress and magnesium. Current aspects of the relationship between physical exercise, oxidative stress and magnesium. 2020. Disponível em:


https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732008000500009&script=sci_arttext.

ANVISA Resolução RCD 269 de 22 de setembro de 2005
Rajapakse et al. Nutraceuticals in Migraine: A Summary of Existing Guidelines for Use. Headache; 56(4): 808-16, 2016.
Thakur et al. Riboflavin and health: A review of recent human research. Crit Rev Food Sci Nutr. 2016 Mar 30:0 [Epub ahead of print]
Gaul et al. Improvement of migraine symptoms with a proprietary supplement containing riboflavin, magnesium and Q10: a randomized, placebo-controlled, double-blind, multicenter trial. J Headache Pain.2015;16:516.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista (CRN-3-49635)

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos