Melhor vitamina para queda de cabelo

Existem 13 vitaminas e cerca de metade desempenha um papel principal no crescimento do seu cabelo.

Os suplementos alimentares propostos para melhorar a saúde do cabelo visam prevenir a perda ocasional de cabelo.

Eles visam fornecer nutrientes essenciais para a produção de cabelos saudáveis.

1.      VITAMINAS DO COMPLEXO B

As vitaminas do complexo B estimulam a fabricação de queratina, uma proteína que forma cabelos e unhas. Muitos suplementos dietéticos projetados para fortalecer o cabelo contêm vitamina B8, ou biotina, e vitamina B5, ou ácido pantotênico.

Em primeiro lugar, a vitamina B5, também chamada de ácido pantotênico, melhora a hidratação e a irrigação do couro cabeludo para nutrir as células e o bulbo capilar. Também ajuda no transporte de oxigênio no sangue, bem como na síntese de ácidos graxos e colesterol. A vitamina B5 é encontrada em frutas, vegetais, carne, gema de ovo e legumes. Também é feita pela flora intestinal.

A vitamina B6, por outro lado, fortalece a ação de outras vitaminas e promove o rebrota após a perda de cabelo. É encontrada em bananas, repolho, espinafre, sardinhas e tomates.

Também exerce uma ação antiestresse: necessária para a síntese de taurina (outro aminoácido de enxofre, que acalma as tensões nervosas). A vitamina B6 também ajuda a fixar o magnésio, que é anti radicais livres e também contribui para o equilíbrio dos neurotransmissores, controlando as condições de ansiedade. Essa ação limita o estresse, um fator importante na perda de cabelo.

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, desempenha um papel importante na regulação de todo o metabolismo. Tem uma ação múltipla no corpo humano.

Ajuda a regular a hipotensão, osteoporose, eczema, brilho da pele e, especialmente, deficiências de ferro, uma das causas mais comuns de perda de cabelo. As mulheres grávidas são frequentemente as mais afetadas por essa deficiência durante a gravidez, e é por isso que lhes são prescritos suplementos de ferro.

A vitamina B9 ou ácido fólico é essencial para promover a absorção de nutrientes pelo organismo. Também promove a regeneração celular e estimula os folículos pilosos.

Uma deficiência dessa vitamina pode levar ao desenvolvimento de vários distúrbios de saúde, incluindo perda de cabelo e secura anormais. Além disso, a vitamina B9 também pode causar retardo no crescimento do cabelo e envelhecimento prematuro. A vitamina B9 também limita a anemia e promove o brilho do seu cabelo.

ONDE ENCONTRAR VITAMINAS DO COMPLEXO B?

As fontes de vitamina B são numerosas, desde ovos para vitaminas B5 e B8 até carne de porco (vitaminas B1 e B2) ou carne de frango (vitamina B3). Eles também são encontrados em leguminosas, como lentilhas ou ervilhas.

2.      VITAMINA A

Quanto à vitamina A, existem dois tipos: natural e sintética. A vitamina E natural é extraída de alimentos. Está muito presente em óleos vegetais (óleo de girassol, óleo de borragem, óleo de gérmen de trigo.

A vitamina A sintética é fabricada por processos tecnológicos e médicos sofisticados. Para alcançar a eficácia, a vitamina A sintética deve ser administrada em doses 4 vezes maiores do que a vitamina A natural.

Além de melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e estabelecer um ambiente favorável ao desenvolvimento adequado do cabelo, a vitamina A também tem um efeito direto na estrutura do próprio cabelo. Estimula o crescimento do cabelo, previne o processo de envelhecimento do cabelo, fortalece seu brilho e luta contra pontas duplas.

ONDE ENCONTRAR VITAMINA A?

A vitamina A é útil para pele, visão ou defesas imunológicas. É particularmente encontrado em alimentos de origem animal, como fígado ou manteiga, mas também em frutas e vegetais coloridos (melão, damasco, cenoura, tomate…).

3.      FERRO

O ferro é vital para a nutrição e oxigenação das células de reprodução capilar.A falta de ferro pode levar a cabelos mais finos e quebradiços e perda de cabelo difusa e contínua.

Quase metade das mulheres em idade fértil seriam deficientes em ferro. Se você estiver neste caso, uma suplementação de ferro é necessária em paralelo com um tratamento local para estimular o crescimento do seu cabelo.

Se você sofre de perda de cabelo cuja origem você não entende, faça um diagnóstico completo via hemograma.Assim, você pode detectar se sua queda vem de uma deficiência de ferro e o tratamento pode neutralizá-la.

A falta de ferro geralmente vem da perda excessiva de sangue e não é compensada pela alimentação diária. Os déficits, portanto, afetam principalmente mulheres em idade fértil. Elas perdem, em média, duas vezes mais ferro do que os homens e quase metade delas seria mais ou menos deficiente, de acordo com diferentes estudos.

A perda de cabelo por deficiência férrica se estabiliza completamente quando a causa desaparece. Mas é importante ser paciente, a reconstituição do estoque de ferro do corpo leva tempo e requer suplementação a longo prazo.

Leva pelo menos 3 meses de tratamento (este é o tempo que leva para a formação de glóbulos vermelhos) e mais 2 meses para que o crescimento comece a aflorar.Enquanto isso, e em paralelo, é aconselhável seguir um tratamento capilar local, para limitar os danos causados pela falta de ferro.

ONDE ENCONTRAR FERRO?

O corpo não pode criar ferro e, portanto, devemos trazê-lo através da comida. Nosso corpo é inteligente e adapta a taxa de absorção de ferro às suas reservas disponíveis: assim, o ferro será melhor absorvido quando as reservas forem baixas e, inversamente, menos absorvido quando forem altas.

Assim, o risco de deficiência é limitado… E o risco de excesso também, porque este último pode ser tóxico. Mas não entre em pânico, a menos que você combine várias ingestões de ferro com uma dieta clássica, você não correrá nenhum risco!

E porque gostamos de simplificar sua vida, os 10 melhores alimentos ricos em ferro: amêijoas, porco, cordeiro, soja, ostras, feijão branco, tofu, sementes de gergelim integral, grãos integrais não refinados, espinafre… E como bônus, lentilhas, é claro!

4.      VITAMINA C

Você sabia que a vitamina C é essencial para a saúde do seu cabelo? Também é para o seu corpo, pele e unhas. Consumir mais diariamente através de alimentos ricos ou suplementos alimentares permitirá que você aproveite ao máximo os benefícios da vitamina C e oferecerá o cabelo de rainha com o qual você sempre sonhou!

A vitamina C também é chamada de “ácido ascórbico”. É uma vitamina absolutamente essencial para o bom funcionamento do nosso corpo como um todo. Esta substância orgânica não calórica é solúvel em água (solúvel em água) e nosso corpo é incapaz de produzi-la de forma independente.

Em outras palavras, devemos ingerir vitamina C todos os dias para garantir o bom funcionamento do nosso metabolismo e simplesmente viver.

Os benefícios da vitamina C são numerosos, porque é um dos nutrientes essenciais mais versáteis do nosso corpo. Ele desempenha uma ampla variedade de papéis e influencia nossa saúde globalmente.

Boas ingestões de ácido ascórbico nos mantêm em forma (mental e fisicamente). Este nutriente influencia nosso funcionamento psicológico por causa de seus efeitos na produção de dopamina e noradrenalina. A vitamina C promove a produção de colágeno e carnitina, uma substância que usa gordura como fonte de energia para o corpo.

ONDE ENCONTRAR VITAMINA C?

Uma dieta rica em frutas e vegetais (orgânica, se possível) permite uma ingestão natural de vitamina C e, portanto, uma boa saúde do couro cabeludo.

  • laranja, limão e outras frutas cítricas;
  • a groselha;
  • a groselha preta;
  • a acerola;
  • a goiaba;
  • pimenta (vermelha, verde ou amarela);
  • a lichia;
  • o morango;
  • o kiwi;
  • o repolho…

5.      ZINCO

O zinco é um oligoelemento com uma poderosa ação antioxidante, a deficiência de zinco pode levar à perda de cabelo anormal. Atuando no cabelo, mas também na beleza e boa saúde da pele e das unhas, este oligoelemento torna possível lutar contra a perda de cabelo, ou seja, alopecia, cuidando do couro cabeludo, dos folículos pilosos e da microcirculação sanguínea do couro cabeludo.

O zinco é essencial do corpo, permite a síntese de proteínas (incluindo queratina) e DNA para a formação de células. Também permite a produção de colágeno, um componente essencial da pele e do cabelo. Assim, ajudará a redensificar a massa capilar e fortalecer as unhas frágeis e a pele cansada.

Este nutriente também luta contra o envelhecimento celular prematuro por causa de sua ação antioxidante, por isso previne o aparecimento de rugas, mas também de espinhas, purificando e higienizando a pele.

Um suplemento de zinco pode ser recomendado para pessoas que sofrem de psoríase, eczema, dermatite e acne para ajudar a curar e acalmar a pele através de sua outra ação anti-inflamatória. Cabelo, pele e unhas são melhor oxigenados e nutridos, para que recuperem força e vigor.

Por outro lado, o corpo não é capaz de sintetizá-lo, ou seja, criá-lo por conta própria ou armazená-lo. Somente a fonte de alimentação pode fornecê-lo. No entanto, é muito facilmente encontrado em muitos alimentos e as necessidades de zinco de um adulto são, em média, de 12 a 14 mg por dia.

O consumo de café, chá, álcool ou tabaco reduz muito a quantidade no corpo, bem como os estados de fadiga e estresse. É por isso que é importante consumi-lo regularmente para evitar qualquer deficiência.

Por outro lado, também não devemos consumir mais do que o necessário. De fato, um excesso de zinco pode levar a deficiências de ferro, diminuir a imunidade e a absorção de outros nutrientes. Portanto, atenda às suas necessidades de cerca de 12 mg por dia e tudo deve estar de volta em ordem.

ONDE ENCONTRAR O ZINCO?

Este nutriente pode ser encontrado em muitos alimentos, como frutos do mar, gérmen de trigo e grãos integrais em geral, mas também em sementes de gergelim e abóbora, por exemplo. É facilmente encontrado em muitas plantas, mas também em alimentos de origem animal, que são melhor assimilados pelo corpo. Vegetarianos e veganos devem estar vigilantes.

Aqui está uma pequena lista de alimentos ricos em zinco:

  • Ostras: 16 mg por 100g
  • Fígado de vitela: 9mg por 100g
  • Gema de ovo: 4mg por 100g
  • Carne bovina: 4mg por 100g
  • Sementes de gergelim e abóbora: 10mg por 100g
  • Gérmen de trigo: 7mg por 100g

Como você deve ter entendido, o zinco é um micronutriente essencial para a boa saúde do corpo, mas também para a beleza do nosso cabelo, unhas e pele. Não hesite em suplementar para impulsionar, proteger e fortalecer seu corpo.

VARELLA, Dráuzio. Alopecia (calvície, queda de cabelos). Biblioteca Virtual em Saúde, 2020. https://bvsms.saude.gov.br/alopecia-queda-de-cabelos/

JANUÁRIO, Junior. Cabelo caindo muito? Dermatologista indica 5 vitaminas para queda de cabelo intensa. UNIMED Fortaleza, 2021. https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/vitaminas-para-queda-de-cabelo-intensa

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos