Melhores produtos para crescer cabelo 2023

Melhores produtos para crescer cabelo 2023

Cuidar do cabelo é umas das tarefas mais difíceis para as mulheres. Cada cabelo tem um aspecto, uma estrutura, e para descobrir o que realmente funciona, é complicado.

O cabelo é uma das estruturas do corpo humano mais complexas, pois cada tipo de cabelo, genética pode influenciar no crescimento do cabelo.

Os produtos utilizados também devem ser considerados. Nem todos os produtos serão adequados para cada tipo de fio.

Sabemos que a nutrição influência de dentro para fora. Quando você tem um corpo bem nutrido, com bons níveis de todos os nutrientes, é muito mais fácil cuidar desse cabelo pelos produtos externos.

Não adianta gastar rios de dinheiro com produtos, se a parte mais importante não está acontecendo.

O nosso cabelo é formado por proteínas, e normalmente o corpo humano dá prioridades mais importantes para essas proteínas.

Estima-se que em casos normais, o couro cabeludo tem cerca de 100 mil fios e 90% deles necessitam diariamente de vitaminas, proteínas e minerais para que aja uma nutrição dos fios e com isso ele cresça saudável.

Se você não tem um consumo adequado dessesnutrientes pela alimentação, poderá perceber que o corpo da sinais, tanto no cabelo, quanto em outras estruturas, como unhas, pele entre outros.

Além do consumo adequado de proteínas, as vitaminas são nutrientes que fazem parte tanto da formação de proteínas, mas também participam da manutenção desse cabelo, melhorando a nutrição desses fios, para eles crescerem mais fortes, brilhosos e resistentes.

As vitaminas vão ter papeis importantes para a renovação celular, crescimento dos fios, diminuir os radicais livres que danificam os fios.

Se você não tem uma alimentação que entregue esses nutrientes, como acha que comprando produtos mais caros irá resolver?

Por isso, o combo perfeito para seus cabelos crescerem é uma ótima alimentação, visando a entrega de vários nutrientes, a proteção do fio com produtos estéticos que sejam para sua estrutura capilar.

Nesse sentido, neste artigo iremos falar da atuação das vitaminas na saúde dos cabelos.

Quais são os melhores suplementos para crescer cabelo?

Pensando na alimentação, podemos citar algumas vitaminas e minerais mais importantes, mas todo contexto alimentar será considerado quando falamos sobre crescimento capilar.

Além disso, você entender como é a estrutura do seu cabelo, entender quais produtos ideias para ele, melhora muito a resposta do seu cabelo ao crescimento.

Por isso, é importante entender e sempre adquirir produtos de ótima qualidade.

Abaixo, iremos abordar os principais nutrientes para a saúde do seu cabelo.

1-Vitamina A

Também conhecido como retinol, a vitamina A é uma vitamina que atua como antioxidante no corpo.

A vitamina A encontrada principalmente em alimentos de origem animal como gema de ovo, peixe, fígado, e em fontes vegetais como abóbora, couve, tomate, espinafre, brócolis.

Uma das suas principais é na manutenção das células, manutenção da visão, renovação e crescimento celular.

A ação de da vitamina A junto as glândulas da pele, permite que o couro cabeludo tenha sebo, que é necessário para garantir a hidratação correta do couro cabelo.

Além disso, a vitamina A é um potente antioxidante, sua ação inibe a ação deletéria dos radicais livres, e com isso protege os fios de dentro pra fora.

2-Complexo B

As vitaminas do complexo B literalmente participam de todo o metabolismo do corpo, não somente relacionados a produção de energia, mas também com a manutenção e saúde dos cabelos.

A biotina é uma das principais vitaminas relacionadas com a saúde do cabelo e couro cabelo. Ela ajuda na produção e glóbulos vermelhos que são responsáveis por levar oxigênio para o couro cabelo e folículos pilosos, sendo esses essenciais para um crescimento saudável do fio capilar.

No caso da biotina, podemos encontra-la em carnes, ovos, carnes, peixes, semente de girassol, espinafre e vegetais verdes escuros.

3-Vitamina C

Já a vitamina C é um dos principais antioxidantes das vitaminas. Está presente em grandes quantidades em frutas como laranja, mexerica, kiwi, morango, alguns vegetais como tomate, brócolis.

Ela tem a função de neutralizar os radicais livres, com isso, os danos causados pelo radicais livres diminuem.

A vitamina C além de contribuir com seu efeito antioxidante, contribui com o sistema cardiovascular, melhora a pressão arterial, ajuda na anemia ferropriva, por aumentar a absorção de ferro.

4-Vitamina D

A vitamina D é uma vitamina que é muito fácil de ser adquirida, basta ficar em exposição diariamente ao sol, por pelo menos 15 minutinhos. Parece ser fácil certo? Mas é uma das vitaminas mais deficientes nos brasileiros e em outros países.

É muito importante para saúde, pois atua como um pro hormônio. Sua deficiência já é associada com problemas de queda de cabelo e calvície.

A vitamina D auxilia na criação de folículos pilosos, que são responsáveis pelo crescimento dos fios.

5-Proteínas

Como já falado anteriormente, uma alimentação com as quantidades certas de proteína vão fornecerem as quantidades de aminoácidos para a formação de novas proteínas como queratina e colágeno.

É o corpo que define qual proteína ele vai transformar. Então, quando você consome uma proteína pela alimentação ou suplementação, no estomago essa proteína será quebrada em pequenas partículas, chamadas de aminoácidos.

Quando esses aminoácidos chegam dentro das células, o seu corpo, por um processo inteligentíssimo, irá definir qual proteínas irão formar, ajuntando novamente esses aminoácidos.

Se houver falta de queratina, ele vai produzir, falta de colágeno ele vai produzir. Por isso, é importante que a alimentação esteja equilibrada.

As proteínas são encontradas em animais e vegetais, animais como carnes, leites e derivados, ovos. E vegetais como feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, soja etc.

6-Ferro

Este mineral é um dos mais importantes, justamente porque sem o ferro existe um prejuízo no transporte de oxigênio pelo corpo através das células vermelhas. A hemácia é a célula que carrega dentro de si a hemoglobina que contém o ferro, e é a hemoglobina que carrega o oxigênio.

7-Selênio

Outro mineral que é importante tanto para a produção das proteínas, mas também age como antioxidante, diminuindo o envelhecimento celular causado pelos radicais livres.

Uma alimentação equilibrada pode fornecer nutrientes para melhorar a saúde do cabelo, ajudar no crescimento e fortalecimento.

Se sua alimentação hoje não está entregando a maior parte dos nutrientes ou se você consegue notar que existe sinais de deficiência nutricional como queda de cabelo, cabelo mais quebradiço, crescimento lento, é interessante ver com um nutricionista se pode ser deficiência de vitaminas ou mineiras.

Outros sintomas que podem te mostrar como está sua saúde é pelas unhas. Normalmente unhas manchas, quebradiças também são um bom sinal de que sua alimentação não está entregando os nutrientes para manter uma boa saúde dessas estruturas, como cabelo, unhas, pele.

Como já sabemos, o corpo da prioridade para os órgãos que necessitam mais de certas vitaminas e mineiras, se você está se alimentando pouco comvegetais, cereais integrais, legumes, frutas, é importante começar a introduzir esses alimentos.

A suplementação pode ser uma estratégia para aumentar esses nutrientes no corpo. Mas veja bem, a suplementação é para complementar a alimentação. Ela pode ajudar, mas a alimentação precisa entregar também.

Todos esses nutrientes você pode suplementar, mas as quantidades precisam ser orientadas por um nutri. Porque muitas vezes você pode estar com deficiência de alguns nutrientes, sendo necessária uma avaliação destes.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN49635

Referências bibliográficas

CRUZ, Patricia et al. Nutrição e saúde dos cabelos: uma revisão. Advances in NutritionalSciences, v. 1, n. 1, p. 33-40, 2020.

LEITE, Jorge Alberto Torres Madeiro et al. Nutrição e saúde dos cabelos: uma revisão (Hairnutritionandhealth.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos