melhores suplementos femininos

Melhores suplementos femininos

Hoje em dia com tantas opções de suplementos para mulheres, fica difícil entender quais são as melhores opções.

Os suplementos são formas não invasivas e saudáveis de complementar a alimentação, não somente aquilo que está em deficiência no corpo, mas também alguns nutrientes que irão nos ajudar para ter mais vitalidade, saúde e obvio, pensando também na estética.

É importante ter em mente que seja qual for seu objetivo estético, emagrecimento, ganho de massa muscular, a suplementação será um coadjuvante, ela é a cereja do bolo. Por isso, antes de suplementar pensando nesse objetivos, é importante fazer a base bem feita.

O corpo feminino tem diversas particularidades que precisam ser levadas em consideração quando estamos falando de suplementação. Pensando em ciclo menstrual, cuidados com pele, cuidado com a saúde, diminuição de sintomas de TPM entre outros, tanto uma alimentação adequada quanto a suplementação podem te ajudar.

Além disso, é importante entender que, ao passar dos 40 anos, as necessidades de alguns nutrientes são aumentadas e cabe o nutricionista a verificar quais suplementos serão favoráveis para essa fase da mulher.

Uma das particularidades das mulheres é o ciclo menstrual. Estima-se que perdemos algo em torno de 30 a 60lml todo mês, salvo os casos em que o ciclo é muito intenso. É importante que a mulher tenha uma alimentação que forneça os nutrientes para que essa perda não cause deficiências.

Um dos minerais que formam o sangue é o ferro. Aquela sensação de fadiga, cansaço no período menstrual se dá tanto pela parte hormonal, aonde a irritabilidade, estresse e cansaço aumenta consideravelmente, mas também pela perda desse mineral.

É preciso ter um consumo adequado de ferro e vitaminas pela alimentação, algumas vitaminas como as vitaminas do complexo B, vitamina C e as fibras.

A vitamina C ajuda na absorção do ferro, ou seja, quando você almoça e inclui uma fruta como sobremesa, como laranja, mexerica, abacaxi, essas frutas são ricas em vitamina C e vão aumentar a absorção do ferro que está presente na carne, feijão e alguns vegetais. Além de que, a vitamina C participa e fortalece o sistema imunológico, que é um dos sistemas que vão ajudar com a disposição e vai evitar que a mulher fique doente nesse período ou que seu sistema imunológico caia.

As fibras precisam estar presentes na sua alimentação, não só pela questão do desiquilíbrio intestinal no período menstrual, mas também pela saúde. Na menstruação ocorre alterações intestinais e as fibras são super alimentos que vão regular seu intestino, fazendo com que não tenha tanta mudança no padrão do seu intestino na menstruação. Além disso, as fibras ajudam estabilizar a velocidade com que a glicose (açúcar) chega na sanguínea e isso ajuda a controlar a vontade absurda de doce nesse período.

Você mulher precisa entender que isso não a alimentação equilibrada e que possuam a maior quantidade de nutrientes não deve ser algo pontual, ou seja, não é para comer certinho apenas no período menstrual. Não é comer uma laranja a cada semana que vai ajudar com seu sistema imunológico. A nossa alimentação precisa ser equilibrada, precisa fornecer todas as vitaminas e minerais para que temos uma diminuição dos sintomas de TPM nesses períodos, diminuição de cólicas, diminuição de gripes que acontecem nessa época.

Agora, saindo um pouco do contexto da menstruação, após os 40 anos, tanto a mulher quanto os homens tem uma diminuição da massa muscular. Essa diminuição de massa muscular pode prejudicar muito a saúde, aumentando os riscos de algumas doenças como sarcopenia, osteopenia entre outras.

Uma das condições que afetam muitas mulheres após essa idade é a menopausa. A menopausa já é uma condição que por si só já prejudica a parte óssea da mulher, sendo imprescindível adequar os níveis de cálcio, magnésio e vitamina D do organismo.

A perda de massa muscular juntamente com a menopausa, é uma condição complexa e pode diminuir a qualidade de vida das mulheres.

A menopausa é caracterizada pela ausência da menstruação e acontece próxima aos 45 a 55 anos. Quando acontece antes dos 45 é chamada de menopausa precoce.

Ela tem como sintomas a ausência da menstruação, cansaço crônico, estresse, irritabilidade, depressão, perda memória, insônia, fogachos (calor excessivo), perda da massa óssea entre outros.

É na fase que a mulher precisa de um acompanhamento, pois a qualidade de vida começa a diminuir.

Qual o melhor suplemento para mulher?

Agora eu vou te mostrar mulher, os melhores suplementos para sua vida, para melhorar sua disposição, para te ajudar com a estética e principalmente você mulher, que já está com sintomas de menopausa.

Lista com os melhores suplementos para as mulheres

1-Cálcio

Como falado anteriormente, após os 45 anos, a mulher começa a perder massa óssea, e com essa perda, vem dores mais frequentes. A osteoporose é uma patologia que é caracterizada pela perda progressiva de ossos, fazendo com que os ossos fiquem cada vez mais enfraquecidos e com isso aumenta o risco de quedas, fraturas e consequentemente diminuição da qualidade de vida.

É importante nesta fase a mulher já começar a buscar o acompanhamento necessários para repor o cálcio, magnésio e outras vitaminas que fazem parte dos cuidados dos ossos.

2-Vitamina D

A maneira mais fácil e rápida para conseguir a vitamina D é a exposição ao sol. Porém, estima-se que mais de 60% dos brasileiros são deficiências de vitamina D. Isso porque na alimentação o consumo de alimentos fontes é mais difícil.

Além disso, as pessoas cada vez mais tem diminuído a exposição solar, e muitas vezes bloqueiam os raios do sol com protetor solar.

A vitamina D é essencial para a manutenção dos ossos, ela facilita a entrada de cálcio no osso, atua no sistema imunológico, ajuda no fortalecimento do músculo entre outras funções.

3-Whey

Whey é um suplemento alimentar que é formado por basicamente proteína do soro do leite. Ele é ideal para repor as quantidades de proteínas, visto que, a massa muscular é algo que vai diminuindo progressivamente se não houver o consumo adequado pela alimentação. O whey é muito fácil de ser incluído na alimentação, pode ser tomado com leite ou com água. Para cada 30g de whey, temos uma média de 20 a 25g de whey. É muito interessante para aumentar a quantidade de proteína do dia.

4-Ômega 3

O ômega 3 é uma classe de gorduras insaturadas que são essências para a saúde da mulher e dos homens também. Por ser uma gordura que não é produzida pelo organismo, precisamos consumir através da alimentação, por peixes e sementes. O ômega 3 atua na cascata anti-inflamatória do organismo, reduz a longo prazo sintomas de TPM e cólicas e auxiliam no sistema imunológico.

5-Coenzima Q10

A coenzima q 10 além de ser um excelente oxidante, te ajuda na produção de energia, aumenta disposição se encaixada da forma correta na alimentação, atua no sistema nervoso e atua no sistema imunológico.

Sabemos que todos esses suplementos tem como principal objetivo completar a alimentação. Se você é mulher e nota alguns sintomas na sua vida, não deixe de buscar orientação com médico ou se for com a alimentação, busque o nutricionista. A suplementação não age igual um medicamento, ela necessita de uma boa base alimentar para fazer efeitos. Por isso, não suplemente sem orientações.

Referências Bibliográficas

BARREIROS, Fabiana Fernandes. Alimentação, stresse e ciclo menstrual. 2015. Tese de Doutorado. [sn].

HEGG, Roberto. Aspectos práticos na prevençäo e tratamento da osteoporose pós-menopausa. RBM rev. bras. med, p. 385-393, 2001.

LANZILLOTTI, Haydée Serrão et al. Osteoporose em mulheres na pós-menopausa, cálcio dietético e outros fatores de risco. Revista de Nutrição, v. 16, p. 181-193, 2003.

ORSATTI, Fábio Lera et al. Redução na massa muscular de mulheres na pós-menopausa: efeito do treinamento hipertrófico. Femina, p. 815-821, 2006.

SANTOS, Larissa Almenara Silva dos et al. Estado nutricional e consumo alimentar de mulheres jovens na fase lútea e folicular do ciclo menstrual. Revista de Nutrição, v. 24, p. 323-331, 2011.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos