Melhores suplementos naturais para ansiedade

Melhores suplementos naturais para ansiedade

Para falarmos sobre ansiedade, precisamos entender o que de fato é a ansiedade.

A ansiedade é um conjunto de sentimentos que podem te preocupar, te deixar angustiado, aflito, podendo atrapalhar muito sua rotina, fazer você procrastinar em tarefas e trabalhos, diminuir seu rendimento e sua capacidade de pensar.

Ela pode aparecer por diversos motivos, por uma preocupação, por medo, por uma expectativa. Tudo depende do contexto.

Mas será que ansiedade tem cura?

Bom, o que sabemos é que a ansiedade e os transtornos de ansiedade são tratados com um psicólogo e/ou psiquiatra. Em casos mais sérios, o psiquiatra pode entrar com a medicação para controlar o seu estresse causado pela ansiedade e sintomas.

A ansiedade pode te parar completamente. Muitas vezes pela ansiedade, você deixa te fazer atividades importantes pra você, por medo de não conseguir finalizar ou por medo de não sair perfeito. Ela te deixa com o sentimento de incapacidade.

|A crise de ansiedade aparece a qualquer momento, e vai depender de um gatilho que pode ser um momento de estresse, uma conversa, um pensamento, entre outros.

O tratamento com psicólogo e/ou psiquiatra faz com que você volte para as atividades e retome projetos que estavam paralisados, depois de algumas semanas no tratamento você já consegue sentir diferença na sua rotina, no seu modo de executar as atividades.

Nem sempre será preciso entrar com medicação, dependendo do caso, a psicologia é um método efetivo que traz muitos resultados a longo prazo.

Os sintomas da ansiedade podem se manifestar tanto emocionalmente quanto fisicamente, te deixando paralisado, sem conseguir executar suas atividades normalmente. Em casos mais sérios, onde existe crises fortes de ansiedade, o indivíduo pode ter comprometimento na respiração no momento da crise.

Alguns sintomas de ansiedade são:

Sintomas emocionais:

  • Agitação das pernas ou outras partes do corpo
  •  Dificuldade em se concentrar, dispersão rápida
  •  Preocupação excessiva
  •  Pensamentos frenéticos,
  •  Medo constante
  •  Sensação de mal estar.

Sintomas físicos:

  •  Irritação e dificuldade para descansar e desacelerar
  •  Roer as unhas, puxar fios de cabelo, sentir tremores
  •  Dor de barriga, diarreia
  •  Falta de ar e/ou respiração ofegante

Pessoas que tema ansiedade sentem mais de um sintoma ao mesmo tempo, as vezes sente o mesmo sintoma por muito tempo durante o dia, especialmente quando precisa fazer algum trabalho, ou tarefa que seja mais difícil de executar ou que deixe-o nervoso.

Não se sabe ao certo ainda as causas da ansiedade, no entanto os fatores que pode influenciar a ansiedade são:

*fatores psicológicos: causado por situações que geram nervosismo, estresse, como traumas do passado.

*fatores ambientais: causados por trabalho, problemas financeiros, problemas familiares entre outros.

*fatores biológicos: causados por situações aonde se já alterações no sistema nervoso, relacionado à emoções por exemplo.

Esses são alguns dos inúmeros dos gatilhos que podem te levar a ter ansiedade.

Existe uma relação entre ansiedade e alimentação. A ansiedade influência nas suas escolhas alimentares. Muitas vezes por uma situação no trabalho ou na vida pessoal, pode te deixar uma pilha de nervos, aumentar seu estresse e te deixar ansioso. Esses sentimentos podem te influenciar a aumentar a vontade por alimentos específicos, como doces por exemplo.

As pessoas tendem a buscar alimentos como forma de compensação por um dia difícil ou no momento de uma crise de ansiedade por algo que ainda não aconteceu. Parece que naquele pequeno momento, só um chocolate aliviaria esse sentimento, mas depois disso, existe um sentimento de culpa e frustação.

Os alimentos que você gosta, quando consumidos em momentos como durante uma crise de ansiedade, te trazem um prazer momentâneo, mas que posteriormente esse prazer vai embora e o sentimento que tinha no começo se mantem.

Mas você deve estar se perguntando, será que a alimentação consegue diminuir a ansiedade?

Bom, já deixo claro que nenhum alimento ou suplemento tem poder de influenciar ou diminuir a sua ansiedade, não existe correlação cientifica ou causalidade que comprove tal afirmação.

O que vai diminuir sua ansiedade é o tratamento correto, no caso terapia ou psiquiatria.

O que existe é que na alimentação conseguimos os nutrientes que dentro do corpo serão utilizados para formação de serotonina por exemplo, que é um hormônio que tem relação com prazer, assim como adrenalina, mas não somente isso, a serotonina tem outros papeis no corpo.

Alguns nutrientes e fitoterápicos podem ser utilizados como intervenção juntamente com o tratamento da psicologia e da psiquiatria, sendo um coadjuvante no processo.

Alguns desses nutrientes importantes no processo: Vitamina A, C, D, E e complexo B, além do ômega 3, e alguns minerais como magnésio por exemplo.

Em um contexto geral, uma alimentação equilibrada, que oferte diversos nutrientes tem relação direta com a saúde mental.

Lista de suplementos para auxiliar na ansiedade

Como falado anteriormente, a alimentação saudável tem relação com a saúde mental, e pode auxiliar como coadjuvante com a ansiedade, porém o tratamento de primeira linha de intervenção é a psicologia e/ou psiquiatria.

Os nutrientes a seguir tem relação com processos metabólicos e enzimáticos no sistema nervoso central, intestino, uma vez sendo incluídos na alimentação ou através da suplementação podem melhorar a síntese de hormônios relacionados com a diminuição da ansiedade

Triptofano

O triptofano é um aminoácido que participa da produção da serotonina, que é um dos hormônios relacionados com a diminuição de ansiedade, estresse. Na alimentação podemos encontrar em carnes, leites, ovos, algumas frutas, como cacau, chocolate negro.

Ômega 3

Ômega 3 é um conjunto de gorduras boas, são chamadas de EPA e DHA. Alguns estudos notam que baixos níveis de ômega 3 tem uma relação com ansiedade. Alimentos que possuem ômega 3 são: atum, sardinha, salmão, pescada, chia, castanhas, entre outros.

Magnésio

O magnésio é um mineral que exerce diversas funções no organismo, sendo algumas delas no cérebro. Existem estudos que demostram relação de bons níveis de magnésio com a diminuição de ansiedade, porém é preciso de mais estudos com uma metodologia completa para comprovar tal afirmação.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas B, especialmente B6 e ácido fólico desempenham funções no sistema nervoso, na produção de energia, na produção de serotonina. Alguns alimentos fontes são cereais integrais como arroz, aveia, algumas frutas como meão, laranja, maça, e vegetais verdes escuras como espinafre, couve, brócolis. 

Vitamina C

Uma vitamina C extremamente importante pelas suas funções antioxidantes, que ajuda a diminuir o estresse oxidativo. Seu papel protege as células da ação dos radicais livres.

Resumidamente, a suplementação não é a primeira linha de tratamento para ansiedade, mas uma boa nutrição pensando na saúde do indivíduo vai contribuir a produção correta de hormônios que ajudaram a diminuir estresse, irritabilidade, nervosismo e ansiedade.

Pode ser visto que nenhum nutriente em especifico trata de fato a ansiedade e sim tem relação com a saúde do sistema nervoso. É importante entender que toda suplementação deve ser orientada, mesmo que não acha efeitos colaterais, é importante você conversar com medico sobre os motivos pelos quais quer iniciar uma suplementação. Ele encontrará o melhor caminho pra você.

Para finalizar, é necessário você saber que os medicamentos para ansiedade são eficazes para a diminuição dos sintomas, mas é importante que, quem tem ansiedade precisa saber controlar e lidar com os gatilhos causadores da ansiedade. Os medicamentos diminuem os sintomas, mas não melhoram a relação da ansiedade com a pessoa, por isso a importância da psicoterapia.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN349635

Referências Bibliográficas

BERNARD Neil; LAWTON Clare et al. The Effects of Magnesium Supplementation on Subjective Anxiety and Stress—A Systematic Review. Nutrients. 9. 5; 429, 2017

CASTILLO, Ana Regina GL et al. Transtornos de ansiedade. BrazilianJournalofPsychiatry, v. 22, p. 20-23, 2000.

DE SOUZA, Dalila Teotonio Bernardino; DE MORAIS LÚCIO, Jordânia; ARAÚJO, Adiene Silva. Ansiedade e alimentação: uma análise inter-relacional. 2017.

NOBILE, Glaucia Fernanda Galeazzi; GARCIA, Vagner Angelo; SILVA, Alessandra TuriniBolsoni. Análise sequencial dos comportamentos do terapeuta em psicoterapia com universitários com transtorno de ansiedade social. Perspectivas em análise do comportamento, v. 8, n. 1, p. 16-31, 2017.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos