Melhores suplementos para a memória e a concentração

10 Melhores suplementos para concentração e memória em 2023!

Se você quer melhorar sua memória e sua concentração, esse artigo vai te ajudar.

Não é muito difícil encontrarmos pessoas que tem a seguinte reclamação “nossa, estou muito esquecida” ou “minha memória é péssima” ou até mesmo “não consigo me concentrar no trabalho”.

O cérebro é um órgão que, por dia, tem um gasto de energia, e não é pra menos, existem centenas e milhares de neurônios trabalhando o tempo todo para te mandar funcionando.

E novamente a sua alimentação tem muita relação com sua memória e concentração.

Os alimentos eles nos fornecem energia, mas também nutrientes que são necessários para o funcionamento adequado dos neurônios.

Quais são os melhores suplementos para memória e concentração?

O cérebro sobre ação principalmente dos radicais livres, que são substancias que causam degeneração a longo prazo.

A alimentação precisa fornecer a maior quantidade de antioxidantes para neutralizar essas substancias.

Além disso, exercícios físicos, como treinos aeróbicos podem auxiliar a memória, concentração e diminuir a perda cognitiva nos idosos, prevenindo a demência em idosos.

Alguns exercícios de memória e concentração também podem auxiliar a melhorar. Isso porque, o cérebro é um órgão altamente treinável, e a medida em que você vai habituando ele com novos estímulos, ele vai melhorando cada vez mais a capacidade dele de aprendizado, raciocínio, memória e concentração.

Agora que você já sabe algumas maneiras de melhorar a memória e a concentração, vamos falar de 10 nutrientes importantes para a saúde cerebral.

-Ômega 3

Não é de hoje que o ômega 3 é associado com a saúde mental, existem diversas evidencias promovendo a relação do EPA e DHA não saúde dos neurônios. O ômega 3 é a principal gordura boa presente na membrana dos neurônios, correlacionado também com a diminuição da incidência de AVC.

Os ácidos eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenóico (DHA) protegem o cérebro de lesões ocasionadas pelo envelhecimento natural. Eles tem sido relacionado com a prevenção à doença de Alzheimer.

Ás fontes de ômega 3 são peixes, como sardinha, atum, cavalinha, truta. Pode ser encontrado em suplementos também. Importante neste caso verificar a procedência quanto ao ômega 3 do suplemento, visto que existe uma grande quantidade de ômega 3 falsos sendo vendidos e que não possuem qualidade e nem certificados de qualidade de veracidade.

-Coenzima Q10

A ubiquinona também conhecida como Coenzima Q10, é uma substancia produzida dentro das mitocôndrias, mas que também pode ser obtida através da alimentação e suplementação.

Ela tem a função de produção de energia, diminuir fadiga muscular e é muito antioxidante.

Atua contra os radicais livres em órgãos como coração, músculos e cérebro.

-Vitaminas do Complexo B

As vitaminas desse complexo atuam no corpo inteiro, auxiliam na produção de energia em todos os órgãos, sem elas, existe as deficiências bem claras como fadiga, cansaço, má disposição, falta de concentração.

A Tiamina (vitamina B1) é uma coenzima responsável por mecanismos que são necessários para a produção de ácidos graxos, ácidos nucleicos e neurotransmissores, este último é o “mensageiro químico” liberado pelos neurônios.

A riboflavina, é uma vitamina que tem a função na produção de ácidos graxos, importantes para a construção e manutenção da membrana plasmática, que é a parede de proteção das células.

Já a piridoxina (vitamina B6) é responsável pela síntese de aminoácidos, que são necessários para a síntese dos neurotransmissores, tais como serotonina, dopamina, melatonina entre outros. Ela age em sinergia com outras vitaminas para tudo funcionar perfeitamente como o ácido fólico e cobalamina, vitamina b9 e b12 respectivamente.

As vitaminas do complexo B são encontradas em fontes alimentares como alimentos de oriental anima como carne, leite e derivados, ovos e alimentos vegetais como frutas, verduras e legumes, cereais e leguminosas. Pode ser suplementada também em caso de deficiência, sendo necessária uma avaliação para verificar de qual vitaminas existe a carência nutricional.

-Vitamina C

O ácido ascórbico é uma vitamina muito antioxidante, atua juntamente com outros nutrientes conta os radicais livres e os danos que estes podem causar. A deficiência de vitamina C foi demostrada em diversos estudos com o comprometimento cognitivo, depressão e confusão mental.

Esse comprometimento cognitivo ocasiona falta de memória, diminuição de processamento de informações.

As principais fontes de vitamina C são as frutas cítricas, como laranja, mexerica, morango, kiwi, abacaxi e alguns vegetais como folhas verdes.

-Vitamina E

Essa vitamina tem papel potente como antioxidante, atua diminuído o estresse oxidativo nas células e neurônios. Dessa forma pode diminuir degeneração dos neurônios ocasionadas pelos radicais livres.

-Magnésio

É o principal mineral para a saúde cerebral, ele atua da transmissão de impulsos nervosos, que estão totalmente ligados a capacidade de aprendizagem e memória.

Ele pode ser encontrado em alimentos como abacate, nozes, amêndoas, leguminosas como feijão, lentilha, peixes entre outras.

Além dessas funções, o magnésio tem uma função de relaxamento muscular, então, para você que tem muita enxaqueca, ele pode te ajudar.

-Selênio

Age diminuindo o estresse oxidativo, justamente pelas suas funções antioxidantes. O selênio tem em boas quantidades em alimentos como castanha do brasil, castanha de caju entre outros.

-Cromo

Atua em receptores de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e pela sua transformação em melatonina (hormônio do sono). Existem estudos que sugerem o cromo como nutriente que atua na diminuição da depressão, mas os estudos ainda são escassos. 

Presente em alimentos ovos, carnes e grãos integrais.

-Zinco

O zinco está relacionada a proteção dos neurônios, promove a síntese da dopamina e da serotonina. Suas fontes são carne vermelhas, amêndoas, frutos do mar.

-Cálcio

Em conclusão, para ter uma memória funcionaste e ter concentração, é preciso ter um equilíbrio alimentar, a ingestão de nutrientes que são necessários para o funcionamento cerebral. E sempre que puder, incluir na rotina, tarefas e atividades para manter o cérebro trabalhando, com atividades de memória.

Referências bibliográficas

CAVALCANTE NETO, Francisco Holanda. Efeito agudo do exercício físico aeróbio com estimulação cognitiva sobre a memória e concentrações sérica do BDNF em idosos. 2016. Dissertação de Mestrado. Brasil.

KENNEDY, D.O. B Vitamins and the Brain: Mechanisms, Dose and Efficacy—A Review. Nutrients, v. 8, n. 68, p. 1-29, 2016.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos