Melhores suplementos para fadiga

Qual suplemento para evitar fadiga e cansaço?

Atualmente a rotina é muito cansativa e que as atividades e compromissos do dia a dia aumentam a nossa exaustão.

Não temos muito tempo, tudo é muito agitado, os dias são extremamente corridos.

Incluir atividades de bem-estar na vida, não é mais prioridade. Antigamente, os nossos ancestrais trabalhavam para comer, existiam muitas atividades básicas durante o dia.

Diferente da nossa realidade, pouca atividade física, poucas movimentações durante o dia, fazendo com que tenhamos muitos problemas relacionados a musculatura e ao cansaço.

A falta de exercíciosfísicos e a baixa movimentação durante o dia faz com que o nosso corpo não gaste muita caloria, não se movimente, não trabalhe e isso a longo prazo pode gerar diversos problemas para a nossa saúde e qualidade de vida.

Uma pessoa que não se movimenta, não faz o mínimo de exercícios físicos pode comprometer a saúde cardiovascular, tendo em vista que o coração fica mais resistente ao aumento da prática de exercícios físicos.

Pode comprometer a saúde cerebral, uma vez que exercícios aeróbicos podem ajudar a diminuir o envelhecimento cerebral e declínio cognitivo.

Exercícios feitos de maneira correta e orientados estimulam os músculos a permaneceram onde estão e aumentando-os, construindo novos músculos.

O músculo é necessário para o equilibro e estabilidade do corpo. Sem eles, os ossos não conseguem sustentar o corpo por muito tempo.

A doença que mais acomete os idosos são a sarcopenia, diminuição da massa magra, além disso, temos doenças como osteopenia, osteomalácia, osteoporose entre outras doenças relacionadas aos ossos e articulações.

De maneira gera, os exercícios físicos trazem benefícios a saúde, longevidade e bem-estar.

Pensando em treinamento, a fadiga muscular é uma das causas que diminui a performance dos praticantes.

No entanto, existe também a fadiga e o cansaço extremo de atividades estressantes do dia a dia, no qual é uma fadiga diferente.

O cansaço e a fadiga podem afetar a saúde, diminuir a produtividade, pode diminuir sua dinâmica na rotina e treinos.

Muitas vezes temos um cansaço mais mental por conta da rotina, e esse cansaço mental diminui a produtividade e vai afetando cada vez mais o nosso físico, como se tivemos treinando dias após dias sem descanso.

O cansaço pode estar relacionado a estresse, ansiedade, depressão, estresse crônico de dias de trabalho.

As pessoas não conseguem mais separar trabalho e lazer. Tudo conectado e isso vem sendo cada vez mais visto como causa de cansaço mental.

Muitas vezes, essas pessoas buscam medicamentos para diminuir esse estresse, mas o que elas precisam de fato é o descanso.

O corpo precisa descansar, assim como beber água, se alimentar e dormir. Uma jornada longa de trabalho estressante, aumenta os níveis de cortisol no organismo, podendo gerar muitas consequências como irritabilidade, diminuição de alegria, aumento da ansiedade entre outros.

O cortisol não é um hormônio ruim, ele tem benefícios essenciais para vida humana, o problema é sempre o desiquilíbrio.

Além do descanso, a alimentação é um ponto chave, assim como os exercícios. De modo geral, os exercícios vão ser eficientes para aumentar endorfina que é o hormônio conhecido como hormônio de felicidade.

O fato de você fazer uma atividade para o seu bem, para o seu físico, para sua saúde faz com que você se desligue de preocupações e o cansaço mental é diminuído. O cansaço físico do exercício é completamente diferente, nada como uma boa noite de sono para recarregar as energias do treino. 

Já a alimentação fornece nutrientes para todo que está funcionando no corpo, todos os hormônios, todos os processos metabólicos. Tudo precisa dos nutrientes que ingerimos. Sem eles, o corpo desliga, não trabalha de forma correta.

A serotonina que também é um dos hormônios da felicidade, é produzida por uma cascata de reações iniciada pelo triptofano, um aminoácido presente em alimentos como banana, chocolate, oleaginosas como castanhas, amêndoas, nozes, carnes como frango, ovo.

Uma ingestão adequada de nutrientes pode te auxiliar a fornecer nutrientes importantes para fases aonde exista fadiga e cansaço extremo.

Se sua alimentação não estiver adequada, possivelmente tudo vai ficar mais complicado, você vai sentir mais cansaço, mais fadiga. A alimentação é a chave.

A suplementação seria um complemento, um bônus para uma alimentação que já tem vegetais, frutas, e todos os alimentos necessários.

Suplementos para auxiliar no cansaço e fadiga

Complexo B:Uma das vitaminas mais relacionadas com a produção de energia, atrelada a este fator é o complexo B. Elas são encarregadas de fazer com que o metabolismo funcione, sendo cofatores de enzimas e gerando energia. Atuam também na função cerebral e sistema imunológico.

Coenzima Q10:Coenzima Q10 também conhecida como ubiquinona é uma substância essencial também para formação de energia no corpo. Está presente em alimentos como feijão, ervilha, lentilha, laranja, morango, espinafre, vegetais verdes escuros, peixes como sardinha, truta, oleaginosas como amendoim, nozes. Ela atua melhorando a performance no treino, atua como antioxidante, protegendo as células da ação dos radicais livres, atua também nas células cerebrais.

Ferro: o ferro é um mineral que participa no transporte de oxigênio no organismo. Na deficiência de ferro, a hemoglobina pode ficar baixa e com isso trazer alguns sintomas como cansaço, fadiga. O ferro é encontrado em fontes de origem animal como carne vermelha, carne branca e em vegetais como espinafre, legumes e sementes.

Vitamina D: a deficiência de vitamina D pode ocasionar o excesso do cansaço, dores musculares, fraqueza e dor óssea. A falta de exposição solar pode levar a baixos níveis de vitamina D no sangue.

Vitamina C: a vitamina C tem funções de antioxidante, atua na produção de noradrenalina, na formação de colágeno e na absorção de ferro no intestino. Um dos principais sintomas da deficiência de vitamina C é o cansaço, palidez e tontura.

Lembramos que, toda suplementação é necessária ter uma orientação nutricional ou médica para saber as quantidades individualizadas.

Não adiantar suplementar sem saber se é o ideal para você. Precisa entender realmente do que se trata seus sintomas.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN3-49635

FACCIN, Ana Paula; MOLZ, Patrícia; FRANKE, Silvia Isabel Rech. Avaliação do consumo dietético, desidratação e grau de fadiga em um grupo de ciclistas amadores. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 12, n. 73, p. 636-646, 2018.

 

GONÇALVES, Pablo Freitas et al. Alimentação funcional como suporte para melhor prognóstico da depressão. In: Anais I CONBRACIS… Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde. Faculdade Maurício de Nassau, Campus: Unidade I, Campina Grande, Paraíba. 2016.

GOKBEL, Hakket. al..Antifatigue Effects of Coenzyme Q10 During Physical Fatigue. J StrengthCond Res. Vol.24. 1.ed; 97-102, 2010

OLIVEIRA, Catarina Isabel Alves. Aspetos Farmacológicos da Coenzima Q10. Tese de Mestrado, 2012. Universidade Fernando Pessoa.

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos