quais são os melhores suplementos para dia a dia 2023

A rotina de qualquer ser humano hoje em dia está muito corrida, trabalho, cuidar da casa, cuidar dos filhos, se cuidar, se tornou pouco as nossas queridas 24 horas.

É normal que em um ambiente totalmente estressante, o nosso corpo canse, desgaste, fique fadigado.

Sentimos na nossa cabeça o nosso limite, a hora que precisamos parar e descansar.

Muitas vezes o estresse do dia a dia não relacionado a doenças, mas é aquele estresse que fica ali até você conseguir desligar totalmente, é um estresse que não vai embora e isso vai se tornando o “normal”, o que não deveria ser normal.

Esse estresse pode desencadear vários sintomas do nosso corpo, e você pode perceber, quando você está muito estressado, seu intestino dá uma desregulada né?

Sua cabeça doí mais do que o normal, os olhos ficam querendo fechar, piscar se torna algo que causa desconforto, uma dorzinha. Muitas vezes o estresse também pode piorar outros sintomas já instalados, como ansiedade, irritabilidade, depressão entre outros.

Além do estresse, o nosso corpo fica cansado, dores musculares, quando deita na cama, dá até aquela paz, muitas vezes, essas dores musculares, não estão relacionadas apenas a um treino de academia que você fez e sim pela correria do dia a dia, ficar muito tempo em pé, correr pra lá e correr pra cá.

É claro que nenhum alimento isolado ou uma suplementação poderá curar o estresse e todo conflito passado no dia a dia, mas a alimentação é um fator determinante para regeneração celular, para diminuir níveis de enxaqueca, para aumentar a produção de energia, para aumentar alimentos que são precursores de hormônios como serotonina, um hormônio que te deixa mais feliz, que diminui a ansiedade.

A alimentação consegue ainda te proporcionar as vitaminas e minerais, que em um contexto geral, vão estar aumentando o ritmo celular, sendo utilizadas para a formação de energia.

Por isso, uma alimentação que entregue a maior quantidade de vitaminas e minerais vai te ajudar no dia a dia.

Uma alimentação equilibrada vai fazer com que suas células funcionem melhor, que seu sistema imunológico funcione melhor, dessa forma, evita quedas bruscas da imunidade por conta do estresse (o que acontece muito).

Abaixo, vamos falar de algumas vitaminas e minerais que vão te dar um up no seu dia a dia para você ter mais vitalidade e mais energia.

Lista de vitaminas e minerais

Vitaminas do complexo B

Essas vitaminas tem um papel extremamente importante na produção de energia, são encarregadas te fazer parte na produção de ATP, nossa moedinha energética. Sem elas, o corpo fica debilitado. Alguns dos sinais de deficiência das vitaminas do complexo B são: exaustão, cansaço, olheiras, pele seca, falta de energia, você já acorda cansado(a).

Além disso, é através das vitaminas do complexo B que temos manutenção da pele, cabelo, unhas, manutenção inclusive da saúde mental e emocional.

Alguns exemplos das vitaminas do complexo B:

A vitamina B2 riboflavina ela atua na formação das células vermelhas, essas células são encarregadas em carregar o oxigênio. Sem a riboflavina, pode se ter um comprometimento nesta função e ocasionar em algum distúrbio nessas células.  A riboflavina ainda auxilia no metabolismo de ferro, o que participa da mesma lógica das células vermelhas.

A vitamina B1 tiamina é considera uma vitamina anti fadiga, ela faz parte do metabolismo energético de carboidratos, proteínas e gorduras, ligada totalmente a produção de energia.

1-Vitamina C

A vitamina C não faz parte do complexo B, no entanto, para aqueles que estão passando por dias difíceis, sem animo, dias totalmente cansativos, ela pode te ajudar. A vitamina C é antioxidante, reduz a ação dos radicais livres, contribui com as células de defesa, auxilia para que não tenha muita variação de humor, diminui fraqueza e fadiga muscular entre outras funções para fortalecimento do corpo.

2-Vitamina D

Essa vitamina é uma daquelas que se você pergunta ao paciente como está, se está muito cansaço, muito fadigado, estressado, pode dosar vitamina D que vai estar baixa. A vitamina D é uma precursora de hormônios, é importante para regulação de cálcio e manutenção dos ossos.

Uma pessoa que tem deficiência de vitamina D pode ter muito cansaço, dores e fraqueza muscular. Por isso, a suplementação de vitamina D, pode ser parte da sua rotina, se você não consegue ter uma adequada exposição solar, ela vai aumentar sua disposição para o dia a dia.

A exposição solar é a maneira que obtemos a vitamina D, no entanto, mas é muito comum a deficiência de vitamina D, justamente porque as pessoas não ficam o tempo expostas ao sol para fazer essa produção de vitamina D. A suplementação vale a pena, porque é fácil e efetiva para casos de deficiência.

3-Coenzima Q10

A coenzima q10, conhecida também como ubiquinona, muito conhecida por meio dos atletas e desportistas. É uma substância muito relacionada com a produção de energia, a diminuição de cansaço e fadiga muscular. A coenzima Q10 também atua nos quadros de enxaqueca, aumenta potência do músculo e folego.

A produção de coenzima q10 pelo corpo declina na medida que o corpo envelhece, por isso, a suplementação de coenzima q10 vale muito a pena para aumentar disposição, para melhorar a rotina e o dia a dia.

4-Ferro

Como já citado, o ferro é um minerais mais importantes para o organismo, participa de funções como oxigenação das células. A deficiência de ferro pode causar anemia. Por isso, a suplementação de ferro, pode auxiliar na disposição em casos de deficiência.

5-Magnésio

O magnésio é um mineral que ajuda no relaxamento dos músculos, participa de vários processos enzimáticos no organismo. É um mineral que auxilia no humor, na fadiga, estresse, enxaqueca, insônia entre outros.

Em resumo, a ingestão de suplementos para aumentar disposição e energia durante o dia, para diminuir estresse é válida, desde que seja uma suplementação alinhada com seu médico ou nutricionista. É importante ter as orientações para não ter um excesso ou a falta de nutrientes.

As vitaminas e minerais citadas, são apenas alguns exemplos, todas as vitaminas vão agir de uma forma ajudando na disposição, energia, fadiga etc. Por isso, a importância de se ter uma alimentação saudável, a pratica de atividades físicas para se sentir mais vivo, aumentar o bem estar e qualidade de vida.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN3-49635

AMORIM, Aline Guimarães; TIRAPEGUI, Julio. Aspectos atuais da relação entre exercício físico, estresse oxidativo e magnésio. Revista de Nutrição, v. 21, n. 5, p. 563-575, 2008.

L-Triptofano, ômega 3, magnésio e vitaminas do complexo B na diminuição dos sintomas de ansiedade. Id onLine Revista de Psicologia, v. 12, n. 40, p. 1129-1138, 2018.

RUBERT, Aline et al. Vitaminas do complexo B: uma breve revisão. Revista Jovens Pesquisadores, v. 7, n. 1, p. 30-45, 2017.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos