Melhores vitaminas e minerais para bariátricos

Melhores vitaminas e minerais para bariátricos: previna as deficiências nutricionais!

A cirurgia bariátrica não é um procedimento fácil. A cirurgia requer acompanhamento significativo, seja no pré-operatório ou no pós-operatório.

Entre os elementos essenciais do monitoramento está a suplementação vitamínica. Como eu sei quais vitaminas tomar? Todos os suplementos são iguais?

O que você realmente perde se não tomar vitaminas após a cirurgia de obesidade?

Além dos riscos associados ao procedimento em si, as maiores dificuldades encontradas pelos pacientes são as deficiências nutricionais. Ao reduzir drasticamente a ingestão nutricional, eles estão expostos a riscos clínicos potencialmente dramáticos: anemia, complicações neurológicas graves ou desminerização óssea.

Simplificando: o corpo não pode mais extrair do que o paciente come tudo o que é absolutamente necessário para ser saudável.

Muitos testemunhos nos alertam para esses riscos, mas às vezes nos recusamos a prestar toda a atenção necessária a todos os pequenos sinais que nosso corpo nos envia para nos alertar sobre as várias deficiências.

Às vezes, os pacientes só se preocupam quando perdem o cabelo e muitas vezes procuram uma solução comprando produtos contra a perda de cabelo e nada mais, por exemplo.

No entanto, o problema está em outro lugar, mais global. O controle sistemático para prevenir deficiências vitamínicas é essencial.

Estudos recentes mostraram que uma porcentagem significativa de candidatos à cirurgia bariátrica já tem deficiências vitamínicas antes mesmo de serem operados: ferro, vitamina D, vitaminas do complexo B, zinco, cobre ou selênio. Isso pode ser devido à qualidade da dieta antes da cirurgia ou à sequência de diferentes dietas ao longo da vida.

Quando as vitaminas devem ser tomadas?

O protocolo para o gerenciamento da cirurgia bariátrica prevê um acompanhamento pré-operatório de um ano, durante o qual cada paciente terá que passar por diferentes avaliações e conhecer diferentes profissionais de saúde.

Como vimos, um grande número de pacientes tende a ignorar a importância das vitaminas após a cirurgia de obesidade.

A cirurgia bariátrica causa deficiências nutricionais. Antes de qualquer cirurgia bariátrica, o médico realiza uma verificação nutricional para conhecer os riscos específicos do paciente. Esse acompanhamento nutricional continua após a operação. Deficiências podem existir antes da operação, mas a intervenção também pode ter o efeito de causar novas deficiências porque:

  • A operação modifica a digestão e a absorção diminuindo a acidez do estômago;
  • Parte do trato digestivo usada para absorção de alimentos é eliminada
  • A operação pode levar a intolerâncias a certos alimentos, como carne;
  • Os déficits são maiores após cirurgia.

Desde 2009, a Alta Autoridade de Saúde recomenda, após a cirurgia bariátrica, a suplementação sistemática em micronutrientes: cálcio, vitamina D, ferro e vitamina B12. Para cirurgias contra a obesidade, ela aconselha adaptar a suplementação aos exames de sangue.

Quais suplementos vitamínicos e minerais tomar?

Confira a lista de suplementos vitamínicos logo abaixo;

1. Vitaminas do grupo b

Após a cirurgia bariátrica, a deficiência de vitamina B1 (tiamina), causada por vômitos, pode levar a complicações neurológicas. A deficiência grave de vitamina B1 leva a uma doença que resulta em insuficiência cardíaca, fadiga intensa e condições neurológicas graves. Cerca de 18% dos pacientes operados para cirurgia de obesidade têm deficiência de vitamina B1 após o procedimento.

A deficiência de vitamina B9 (folatos) afeta 40% das pessoas que se submetem a uma bariátrica. Normalmente, os folatos são absorvidos pelo intestino após a digestão dos alimentos, catalisados por enzimas pancreáticas. Mas após a cirurgia, essas enzimas entram em contato tarde demais com os alimentos para permitir uma digestão eficaz.

A deficiência de vitamina B12 também é comum após uma bariátrica. Isso se deve, em particular, à diminuição da ingestão devido à intolerância à carne. A suplementação de vitamina B12 é sistemática.

2. Vitamina d e cálcio

Após a cirurgia de obesidade, o cálcio e a vitamina D podem ser mal absorvidos. De fato, a vitamina D é reabsorvida no jejuno e no íleo: se a comida não passar por todas as partes do intestino, a reabsorção da vitamina é limitada.

Além disso, ao perder peso, o indivíduo também pode sofrer uma perda de densidade óssea. Existe um risco de osteoporose em pacientes que foram submetidos a uma bariátrica, o que pode justificar a suplementação de vitamina D e, às vezes, cálcio.

O nível médio de vitamina D no sangue dos pacientes após a operação está entre 15 e 24 ng/mL, enquanto um nível de 30 ng/mL é geralmente recomendado. Então, é necessária uma suplementação de pelo menos 2.000 UI por dia de vitamina D para atingir essa concentração.

As deficiências de cálcio estão ligadas a um déficit de ingestão favorecido pela intolerância à lactose e à diminuição da superfície de absorção (duodênio e jejuno proximal). A má absorção de lipídios reduz a absorção de vitamina D (jejuno e íleo).

Deficiências de vitamina D e cálcio podem causar hiperparatireoidismo secundário e diminuição da massa óssea. A frequência de deficiências após a bariátrica varia de 50 a 63% a curto e longo prazo (1 a 7 anos). As recomendações (2000 mg de cálcio e 400 UI de vitamina D por dia) portanto, não parecem satisfatórias e recomenda-se o uso de suplementos pré-operatória (1000 a 3000 UI/dia).

3. Ferro, zinco e magnésio

A deficiência de ferro, também chamada de deficiência marcial, é muito comum após a cirurgia bariátrica, uma vez que afeta mais da metade dos pacientes.

Essa deficiência é a causa da anemia, especialmente em mulheres cujas necessidades de ferro são maiores durante os períodos menstruais. Após a cirurgia bariátrica, os pacientes geralmente consomem menos carnes vermelhas que podem trazer ferro.

A deficiência de zinco é comum e pode ser responsável pela perda de cabelo que afeta cerca de um terço dos pacientes após essa operação. Cerca de um quarto dos pacientes também tem níveis muito baixos de selênio.

Finalmente, a fim de evitar problemas de osteoporose relacionados à vitamina D e deficiências de cálcio, a suplementação de magnésio também é frequentemente recomendada.

O uso de suplementação adaptada pode permitir atender às necessidades de nutrientes. Após o procedimento, o paciente terá que ser acompanhado por toda a vida com consultas cada vez mais espaçadas. Agora sabemos o quão importante é esse monitoramento para manter sua perda de peso, mas também para evitar complicações das quais as deficiências nutricionais fazem parte.

Simplificando: a ingestão de alimentos do paciente por si só não é mais suficiente para cobrir suas necessidades de ser saudável. O corpo não tem compostos essenciais para o seu funcionamento.

A suplementação regular adequada é essencial para qualquer paciente que esteja considerando uma bariátrica.

Muitas sociedades científicas em cirurgia e nutrição recomendam a suplementação sistemática durante 1 ano. Dependendo da avaliação clínica e biológica, a manutenção dessa suplementação além deste primeiro ano pode ser considerada.

Nem todas as multivitaminas são iguais, dependendo do contexto em que são recomendadas ou prescritas, sua dosagem não é a mesma.

A duração desta suplementação dependerá da sua cirurgia. Exames de sangue trimestrais e monitoramento regular com profissionais de saúde garantirão o estado nutricional ideal e perda de peso de boa qualidade.

Revisado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN 49635

Silva RSBS, Silva SRB, Ferreira AD. Intolerância alimentar pós-operatória e perda de peso em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pela técnica Byapass Gástrico. Health Sci Inst. 2011.

Gosttschall MBA, Busnello FM. Nutrição e Síndrome Metabólica. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

Moreira EAM, Chiarello PG. Nutrição e Metabolismo, Atenção Nutricional, Abordagem Dietoterápica em Adultos. 1.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Ravelli MN, Merhi VAL, Mônaco DV, Aranha N. Obesidade, Cirurgia Bariátrica e Implicações Nutricionais. Revista Brasileira em Promoção de Saúde. 2007.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos