O que é bom para a pele ficar bonita

O que é bom para a pele ficar bonita 2023?

Ter uma pele bonita não é apenas algo que mulheres cobiçam em uma idade avançada, atualmente adolescentes e jovens adultas estão cada vez mais preocupadas com a saúde da pele.

Não é para menos, até porque a medida que as gerações avançam, este uma maior pressão estética e com isso, os cuidados são cada vez maiores.

Hoje, a procura de produtos estéticos para a saúde e qualidade da pele são cada vez mais produzidos e é um mercado altamente em ascensão.

Tais esses como produtos de skincare, produtos com vitaminas que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, diminuição de linhas de expressão, rugas e manchas.

Mas será mesmo que essa tendência deveria ser a única via de preocupação? Eu já te adianto que não. Para ter uma pele saudável, o uso de cosméticos é realmente eficaz, mas toda nutrição começa de dentro pra fora.

Não adianta gastar com produtos extremamente caros, sendo que na sua alimentação você não come uma cenoura? Entende.

O corpo é o principal responsável por melhorar os aspectos e saúde da pele. Os nutrientes que estão presentes nos alimentos são a vitalidade que a nossa pele precisa para fazer sua renovação celular.

A nossa pele é constituída de proteínasque dão sua elasticidade, estrutura e vitalidade. Já algumas vitaminas terão papel de aumentar a produção dessas proteínas e terão efeito antioxidante e anti envelhecimento, já que algumas serão encarregadas de combater os radicais livres, responsáveis por levar as células a degeneração e morte celular.

O que faz a pele ficar feia?

A aparência da pele vai depender de como está a sua ingestão de nutrientes, como está seus cuidados externos.

Se você já tem uma facilidade em ter linhas de expressão, pele seca, ou acneica é importante investigar na sua alimentação o que pode estar faltando.

Uma coisa que poucas pessoas se preocupam, que tem tudo a ver com a saúde da pele, é a ingestão adequada de água.

A água é a base para ter uma pele bem hidratada e nutrida, possibilita uma entrega de nutrientes bem mais adequada, o que não acontece quando a ingestão de água está abaixo das suas necessidades.

A exposição solar em horários mais fortes sem utilizar protetor solar é também uma das causar para a pele ficar com aspecto mais ressecado, aumenta a expressão de radicais livres, e piora a saúde da pele.

Além do aumento de radicais livres, a baixa ingestão de nutrientes antioxidantes pode deixar sua pele com pouca vitalidade. É justamente os antioxidantes que diminuem a ação dos radicais livres.

Você vai aprender abaixo os melhores nutrientes e algumas dicas para deixar sua pele saudável

Lista com dicas para a pele ficar mais bonita

As vitaminas são compostos muito importantes para o ser humano. Todo os órgãos dependem delas para funcionar da mentira correta, e com a pele não seria diferente.

Na pele, temos algumas vitaminas que terão papeis mais importantes do que outras. Algumas da ações mais importantes para a pele são: a redução da a ação dos radicais livres; participam e aumentam a produção de proteínas importantes para a estrutura da pele como elastina e colágeno; vitaminas para manter a pele bem hidratada e nutrida.

  • Vitamina A: tem como principal objetivo auxiliar na renovação celular e na produção de novas fibras de colágeno na pele. Pode ser encontrada na sua forma provitamina A em: vegetais folhosos como espinafre, couve), vegetais amarelos como abóbora, cenoura. E sua versão retinol em alimentos de origem animal como leite, gema de ovo e fígado.
  • Vitamina C e E: potente antioxidantes que podemos encontrar facilmente na alimentação: laranja, abacaxi, mexerica outras frutas cítricas.
  • Betacarotenos: são responsáveis por proteger as células dos radicai livres e auxiliam na preservação do colágeno. São encontrados na beterraba, cenoura, pimentão, acerola, batata doce, entre outros.
  • Selênio: este mineral tem como papel a proteção da pele contra os rádios ultravioletas, sim como ajuda na redução de inflamações e pigmentação. É encontrado em castanhas, frutos do mar, queijos, entre outros alimentos.

Algumas suplementações também são indicadas para complementar a alimentação, o colágeno tipo 2 é uma delas. É a proteína mais sintetizada pelo organismo e vai caindo essa produção conforme a idade se avança.

É importante também manter uma ótima ingestão de água, usar cosméticos para deixar a pele sempre limpa e bem hidratada. Realizar uma rotina semanal de cuidados junto com uma boa alimentação é o que vai te possibilitar em uma pele linda, saudável e bem nutrida.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN3-49635

DOS SANTOS, MirelliPapalia; DE OLIVEIRA, Nádia Rosana Fernandes. Ação das vitaminas antioxidantes na prevenção do envelhecimento cutâneo. DisciplinarumScientia| Saúde, v. 15, n. 1, p. 75-89, 2014.

LOZER, Priscila E; DAVID, Renata B..Melasma: a nutritional approach. Revista Brasileira Nutrição Clinica. 1. 29; 86-90, 2014

PORTAL, V. P. Alimentação saudável pode ajudar a melhorar a saúde da pele.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos