O_que_é_e_para_que_serve_coenzima_q10

Muitas pessoas conhecem como Ubiquinona, Ubiquinol, a Coenzima Q10 é a queridinha das pessoas da academia, pelos seus benefícios atrelados ao desempenho físico.

A coenzima Q 10 é uma substância muito importante na produção de energia e um potente antioxidante, ele impede a atuação dos radicais livres, que são moléculas altamente prejudiciais ao organismo se estiverem em excesso.

Os ERO’s – Espécie reativas de oxigênio, mas conhecidos como radicais livres são moléculas formadas durante o metabolismo normal no organismo, dentro das células existe a formação de energia atrás das gorduras, carboidratos e proteínas. Esse processo de formação de energia é chamado de processos de oxidação e redução. O organismo faz isso o tempo inteiro, pois estamos continuamente usando energia para atividades básicas da sobrevivência como funcionamento dos órgãos, produção de sangue, movimentação entre outras atividades básicas.

O organismo para se proteger dessas reações de oxidação, ele conta com a atividade de alguns nutrientes que possui o efeito antioxidante. Que é justamente essa proteção e anulação dos radicais livres. 

Uma das reações mais conhecidas e faladas é o estresse oxidativo, que ocorre justamente por essa elevada troca de reações enzimáticas de oxidação e redução. Durante a atividade física, ocorrem diversas reações, ocasionando na formação de ERO’s. O acumulo de radicais livres nos tecidos pode ocasionar em disfunção e morte celular.

O estresse oxidativo é a consequência da formação dos ERRO’S que são os radicais livres. A alta produção de radicais livres é responsável por ações que prejudicam o organismo, podendo ser deletérias. Algumas dessas ações são: quebra da barreira de proteção das células, aumento da utilização de proteínas, incluindo as proteínas do DNA, prejudicando o metabolismo por inteiro.

A produção de radicais livres coloca o corpo em desiquilíbrio e por este fato e faz necessário o consumo de antioxidantes vindos da dieta.

Os antioxidantes formam grupamentos com os radicais livres que inibe sua ação e toxidade, ou seja, os antioxidantes protegem as células das ações deletérias dos radicais livres. Esse grupamento formando pelo antioxidante nos radicais livres são feitos para transformar os radicais livres tóxicos em moléculas não tóxicas e que dessa forma possam ser eliminadas pelo organismo sem danifica-lo.

Por tanto, uma dieta rica em antioxidantes irá proteger o organismo e mantê-lo em equilíbrio, evitando a ação dos radicais livres.

A Coenzima Q10 é uma substância muito antioxidante, além disso possui várias funções dentro das células, sendo na sua forma de Quinona. A Coenzima Q 10 na sua forma de Quinona transfere elétrons para formação de energia dento da célula.

Já a Coenzima Q10 protege a membrana da célula contra os radicais livres. É também usada em conjunto com outros medicamentos nos tratamentos de algumas doenças como, doenças cardiovasculares, câncer, doenças neurais e diabetes.

Qual é a função da coenzima q10?

A Coenzima Q10 é uma provitamina lipossolúvel encontrada normalmente dentro da mitocôndria das células. Produzida pelo corpo, entretanto em quantidades que normalmente não suprem a demanda da sua utilização. No organismo é encontrada na forma oxidada Cq1o ou Ubiquinona e forma reduzida Ubiquinol.

É responsável por proteger a barreira das células (membrana celular), DNA dos danos causados pelos radicais livres. Além disso participa das reações de oxidação e redução na mitocôndria para a formação de energia na cadeia transportadora de elétrons.

A Coenzima Q 10 pode ser obtida pela dieta através de carnes vermelhas, peixes gordos (salmão, atum), grãos (soja, feijão), sementes (amendoim, nozes), óleos (soja, gergelim), frutas (laranja, morango) e vegetais (brócolis, espinafre). Veja mais alimentos que contenham Coenzima Q 10.

Além da alimentação, a Coenzima Q 10 pode ser suplementada afim de maximizar os níveis dessa provitamina no organismo. A suplementação da Coenzima q10 visa aumentar a sua biodisponibilidade e dessa forma executar suas funções e ações no organismo, tais como: melhorar o efeito antioxidante, diminuir os níveis de radicais livres e proteção celular e DNA.

Qual é a função da coenzima q10?

Muitos estudos estão sendo feitos para ampliar os conhecimentos sobre as funções da Coenzima Q10. Hoje sabemos que essa provitamina é essencial para as células, tecido e órgãos. O efeito antioxidante que ele proporciona protege as células da disfunção e morte celular. Pela sua atuação contra os radicais livres, ela atua também no estresse oxidativo e retarda o envelhecimento precoce.

Além das funções de proteção, a Coenzima Q10 confere energia para o organismo na cadeia transportada de elétrons, fazendo com que aumente a performance e diminuição de fadiga na prática de exercícios intensos e atenuantes.

Um estudo feito Kumar et al em 2009 visualizou que a Coenzima Q10 pode atuar no tratamento de doenças neurodegenerativas, doenças cardíacas, isquemia, hipertensão, insuficiência cardíaca entre outras complicações. Essa atuação da coenzima q10 seria um tratamento complementar aos outros métodos, afim de melhor a velocidade do tratamento e recuperação.

A Coenzima Q10ainda tem uma aplicabilidade em indivíduos com enxaqueca, fato demostrado por um estudo feito por Sun Edelstein e Mauskop em 2011.Veja mais sobre a Coenzima Q10.

benefícios podem ser atrelados a Coenzima Q10:

  • Proteção celular;
  • Antioxidante;
  • Atua contra a disfunção celular e morte celular;
  • Auxilia na regulação do crescimento e diferenciação celular 
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Atua reduzindo processos anti-inflamatórios;
  • Diminui o envelhecimento celular;
  • Aumenta energia;
  • Auxilia na performance;
  • Diminui fadiga;
  • Tratamento coadjuvante a outros tratamentos para a fibromialgia 
  • Auxilia como tratamento complementar para doenças cardiovasculares 
  • Contribui na saúde dos neurônios, melhorando a proteção 
  • Aumenta a disponibilidade do óxido nítrico 
  • Ajuda a regenerar a vitamina C e a vitamina E 
  • Melhora a qualidade de vida

Da para notar que a Coenzima Q10 é um ótimo suplemento para ser utilizado por diversas razões.

Além de ser uma suplementação importante, a Coenzima Q10 possui baixa toxicidade, não induz sérios efeitos adversos, ou seja, é uma suplementação segura.

A ingestão diária recomendada por alguns estudos é de 12mg/kg/dia, entretanto, as indústrias farmacêuticas fazem estudos com base nos órgãos de saúde para estipular a quantidade nas cápsulas.

Aqui no Brasil como não possui um valor diário recomendado, as fábricas colocando em torno de 100mg a 500mg por cápsula, afim de melhorar a biodisponibilidade da Coenzima, algumas ainda incluem vitaminas para dar uma ação mais potente antioxidante no produto. 

A ingestão de cápsulas de Coenzima Q10 vai depender da orientação do fabricante ou recomendação de um profissional médico ou nutricionista.

Quem deve tomar coenzima q10?

A suplementação de Coenzima Q10 pode ser tomada pela população no geral, como não é uma suplementação tóxica, ou que o seu excesso cause algum desconforto, ela se torna segura.

Indivíduos que estejam procurando uma suplementação para dar energia, melhorar performance, aumentar foco, diminuir estresse oxidativo, diminuir a fadiga, a Coenzima Q10 pode ser muito aproveitada nesses aspectos.

Referente a ingestão, a suplementação da Coenzima Q10 deve ser feita próximas as refeições que contenham algum tipo de gordura boa, como azeite, manteiga, amendoim, oleaginosas, leites e derivados etc. Para a questão da performance, é interessante o consumo 30 minutos antes do treino ou no período da noite para recuperação muscular.

Quem não pode tomar coenzima q10?

A Coenzima Q10 está contraindicada para grávidas, para crianças e pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.Procure um médico ou nutricionista.

Conclusão

Hoje em dia a procura por uma suplementação completa e que realmente faça diferença é um trabalho que requer muitas pesquisas.

Você pode adquirir a Coenzima Q10 em sites, industrias, farmácias e em lojas de alimentos naturais.

Por isso, sempre busque marcas que possam garantia de qualidade e são registrados na ANVISA.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista – CRN-3-49635

ALKHOLY, Usama M. et al. Estado antioxidante da coenzima Q10 e da vitamina E em crianças com diabetes tipo 1. Jornal de Pediatria, v. 95, n. 2, p. 224-230, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572019000200224&script=sci_arttext&tlng=pt

MACHADO, Carla da Silva. Possíveis efeitos citoprotetores do antioxidante da dieta coenzima Q10 em modelo de células neuronais. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60134/tde-24102011-143836/en.php

SILVA, Fabiana Barreiro de Freitas et al. Efeito da coenzima Q10 nos danos oxidativos induzidos pela L-tiroxina no músculo sóleo de ratos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 21, n. 2, p. 84-88, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-86922015000200084&script=sci_arttext&tlng=pt

STEMMLER, Britta. Coenzima Q10. 2016. Disponível em: https://www.dieteticaonline.es/blog/coenzima-q10.html

ZAKI, Moushira E. et al. Coenzima Q10 e marcadores pró-inflamatórios em crianças com síndrome de Down: aspectos clínicos e bioquímicos. Jornal de Pediatria, v. 93, n. 1, p. 100-104, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572017000100100&script=sci_arttext&tlng=pt

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos