maca peruana o que e e para que serve

O que é e para que serve maca peruana?

Quem nunca ouviu falar sobre a maca peruana, muito famosa entre praticantes de atividades físicas, mulheres na menopausa entre outros. 

A Maca Peruana é uma raiz que pertence à família das Brassicaceae, é uma planta herbácea, considerada uma raiz do Peru, sua plantação fica em altitudes de 3500 a 4500 m, onde os terrenos são rochosos, estéreis, sol e ventos fortes, e temperaturas subcongelantes.

A maca mais conhecida é a de cor amarelada, o consumo da maca se dá pelo pela parte subterrânea. Essa parte subterrânea é chamada de hipocótilos, que são consumidos frescos ou secos, as raízes secas podem ser armazenadas durante anos, podendo ser consumidos com água, leite ou são desenvolvidos para se tomar como sucos, bebidas alcoólicas ou em infusões como café. 

O que é Maca Peruana?

A Maca Peruana vem sendo muito estudada pelas suas funções na medicina tradicional, trazendo benéficos, especialmente como afrodisíaco, aumentando fertilidade feminina em humanos e em animais. Algumas outras crenças mostram que a maca tem propriedades de aliviar os sintomas de reumatismo, doenças respiratórias, bem aumentar o metabolismo, melhorar os níveis de serotonina (hormônio da felicidade) .

Mas não podemos nos esquecer que os benefícios relacionados a Maca Peruana foram bem abordados na medicina folclórica e para verificar se realmente acontece todos esses efeitos, foram realizados vários estudos para comprovar a veracidade desses dados. 

Em questão da composição da maca peruana, ela é uma raiz rica em proteínas, ácidos graxos insaturados e minerais. 

Composição nutricional da maca peruana: 

⦁ Em 100g de pó desidratado de maca peruana temos 158 calorias

⦁ Proteínas: 8,87 a 11,6 % dos quais possui os seguintes aminoácidos: 

Leucina (91,0 mg), Isoleucina (47,4 mg), Valina (79,3 mg), Arginina (99,4 mg), Fenilalanina (55,3 mg), Lisina (54,3 mg),Glicina (68,30 mg), Alanina (63,1 mg), 

⦁ Lipídeos: 1,09 a 2,2 %

⦁ Carboidratos: 54,6 a 60,0 % divididos em: sacarose: 23,4% de sacarose, glicose: 1,55%, oligossacarídeos: 4,56%, polissacarideos: 30,4% e fibras: 8,23 a 9,08% de fibras, 

⦁ Minerais: cálcio, magnésio, fósforo, zinco, ferro, vitaminas B1, B2, B12, C 

⦁ Assim como os diversos alimentos a Maca também possui compostos bioativos que trazem os benefícios da raiz, tais como: macaene e macamida, que apresentam atividade biológica. 

Além desses dois compostos, a Maca também conta com glicosinulatos e seus derivados, que apresentam interesse cientifico por talvez serem agentes de combate a patógenos e câncer. Os glicosinulatos dão o sabor e aroma picante que são bem característicos da Maca (ZHENG et al., 2000, GANZERA et at., 2002; FAHEY et al., 2001).

Encontra-se também nos hipocótilos da maca o ácido 1R, S-1-metiltetrahidro-β-carbonila-3-carboxilico, um inibidor da enzima manoaminaoxidase (MAO). O uso de inibidores de MAO é utilizado para tratamento de transtornos depressivos e neurológicos como a doença de Parksinson. 

Quais são os benefícios da Maca Peruana?

A maca peruana possui vários benefícios no organismo, seus benefícios são voltados para as funções endócrinas que estão relacionados com hormônios.

Essas funções podem melhorar o tanto físico quanto o psicológico. Em questões relacionadas ao sistema nervoso, a maca peruana pode auxiliar na memória, aprendizado e concentração.

No físico contribui para um aumento de espermatogênese e potência sexual. Pela quantidade de proteínas e pela questão anabolizante e estimulante, muito atleta vem utilizando a maca peruana para aumentar performance nos treinamentos.  

Um estudo Americano verificou que a Maca Peruana pode ajudar no tratamento de problemas renais, defesa no organismo, além de tratar sintomas da menopausa, atuar no vigor físico, fertilidade, pode contribuir com a memória e aprendizado. 

Vamos falar sobre cada benefício e a atuação da Maca no organismo:

LÍBIDO: A maca peruana é um suplemento capaz de estimular a libido, com efeitos afrodisíacos. A maca tem capacidade de aumentar a qualidade do sêmen. Um estudo realizado no Peru com duração de 4 meses publicado no Asian Journal of Andrology, verificou que em homens entre 24 e 44 anos a maca peruana pode melhorar a qualidade e a contagem espermatozoides e na motilidade espermática. 

Outras pesquisas destacaram ainda que a ingestão do tubérculo aumentava o desejo sexual e reduzia os níveis de estresse e ansiedade do indivíduo. Acredita-se que o alimento tenha ação sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais, o que lhe conferiria tais efeitos estimulantes.

CONCENTRAÇÃO E RACIOCÍNIO: Os ácidos graxos presentes na Maca, contribuem para aumentar o rendimento mental, melhorando o raciocínio e a concentração. 

MELHORA NO RENDIMENTO ESPORTIVO: A maca peruana é muito usada como uma suplementação para aumentar os efeitos ergogênicos em desportistas e atletas. Suas funções não são consideradas como se fosse um anabolizante, porém o fato dela estar ligada diretamente com o metabolismo e processo endócrino, ela pode ser utilizada como estratégia com esses atletas, uma vez que não é considerada um hormônio, ou seja, não causa doping, porém tem funções semelhantes por ser um adaptógeno. 

MELHORIAS NA ANSIEDADE: Como a maca é um estimulante e energizante, ela pode melhorar a questão da flutuação de humor, melhorando a produção hormonal e aumentando a vitalidade, dessa forma os sintomas voltados para ansiedade podem ser reduzidos. Faz parte dos protocolos e tratamentos para melhoras dos sintomas da depressão. 

REDUZ SINTOMAS DA MENOPAUSA: mulheres que estão em menopausa ou pré menopausa, a maca tem mostrado muitos benefícios com a diminuição dos sintomas como fogachos (calor excessivo), controle hormonal reduzindo o estresse, irritabilidade e cansaço físico e mental. 

PARA PERDA DE PESO: A maca peruana não vai te emagrecer e também não faz oxidação nas suas gorduras, ou seja, não vai queimar as gorduras para você. No entanto, como ela age como um estimulante, ajudando a melhorar a disposição, energia, ela pode contribuir para que você tenha ânimo para realizar seus treinos, se manter em um cardápio, contribuindo assim indiretamente com a perda de peso. 

SISTEMA IMUNOLÓGICO: A composição da maca peruana é extremamente rica em proteínas que possuem aminoácidos essenciais para o nosso organismo. Os aminoácidos essenciais são aqueles que o nosso organismo não consegue produzir e precisa receber por via exógena, no caso, pela alimentação. 

Os aminoácidos encontrados na maca, tais como: isoleucina, leucina, valina, fenilalanina treonina, triptofano são aminoácidos que exercem funções muito importantes no organismo. A maior parte desses aminoácidos estão relacionados com o sistema imunológico, fazendo parte das células de defesa e melhorando a capacidade de defesa do organismo. 

Como tomar Maca Peruana?

A Maca peruana é encontrada no mercado na forma de um alimento, raiz, pó, suplementação ou óleo essencial. Se você adquiriu um produto em pó, você pode usa-la na preparação de pratos, sucos, vitaminas ou suchá. A quantidade varia de acordo com cada pessoa, mas no geral utiliza-se de 2 a 3 colheres de chá da maca peruana nas preparações. 

Para algumas pessoas a maca possui um sabor muito característico e neste caso, se você busca os benefícios, mas não conseguiu se adaptar com o sabor da Maca ou mesmo não conseguiu adicionar em nenhuma refeição, você ainda possui a opção da suplementação. Para suplementação é recomendado no máximo até 4 cápsulas por dia ou aquilo que foi abordado em consulta com um médico ou nutricionista. Normalmente as cápsulas possuem entre 300 a 500mg de extrato seco de maca peruana. 

Hoje nos mercados encontramos tanto a Maca peruana pura, mas também com outros componentes que podem melhorar o desempenho da mesma. Sempre se atentar com as marcas de suplementos, escolhendo aquelas que possuem mais qualidade e maior tempo no mercado. 

Que horas devo tomar maca peruana?

A maca peruana deve ser tomada junto com as refeições ou conforme a recomendação do médico ou nutricionista.

Para quem a Maca Peruana é indicada?

A maca peruana é indicada para as pessoas que buscam mais disposição, energia, melhorar a memória e concentração. Para aqueles que buscam aumentar a libido, diminuir os sintomas da menopausa e TPM.

Ela ainda conta com o fato de ser energizante, dessa forma ela consegue melhorar a disposição de quem a consome, aumentando o gasto calórico, podendo gerar o emagrecimento.

 Ela ainda pode ser consumida como um “anabolizante”, pois conta com esteroides na sua composição e proteínas o que contribui para a síntese protéica maximizando o ganho de massa muscular. 

⦁ AFRODISÍACO / AUMENTAR LIBIDO

⦁ AUMENTAR FERTILIDADE 

⦁ DIMINUIR SINTOMAS DE MENOPAUSA / SINTOMAS DE TPM

⦁ DISPOSIÇÃO / ENERGIA 

⦁ CONCENTRAÇÃO / MEMÓRIA / APRENDIZADO

⦁ UTILIZADA COMO SUBSTITUTO SAUDÁVEL DE ANABOLIZANTES

⦁ MELHORA FLUTUAÇÕES DE HUMOR 

⦁ PODE SER UTILIZADA COMO COADJUVANTE NO TRATAMENTO DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE 

⦁ SISTEMA IMUNOLÓGICO

⦁ PARA MELHORAR APORTE DE PROTEÍNAS / VITAMINAS 

Quem não pode tomar maca peruana?

A Maca Peruana é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da formulação.

Gestantes, nutrizes (mães que amamentam) e crianças de até 3 (três) anos, somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.

O que acontece se tomar Maca peruana em excesso?

A Maca peruana é uma suplementação segura, não houveram ainda estudos que demonstram efeitos colaterais da mesma. No entanto, todo suplemento ou alimento em excesso pode fazer mal a saúde. O ideal é seguir as recomendações dos fabricantes ou o que foi orientado pelo seu médico ou nutricionista. 

Quando a Maca peruana começa a fazer efeito?

Algum estudo tem demonstrado os efeitos da maca para aumentar a libido. Segundo alguns estudos com homens, a maca demonstrou diferenças após 4 semanas do seu uso. Porém, pode ser verificado que a maioria dos homens começou a sentir a diferença no período de 8 a 12 semanas do consumo. 

Vale ressaltar que cada corpo reage de um jeito, os estudos fazem uma avaliação com a média, porém cada pessoa pode verificar os efeitos em tempos diferentes. 

Que horas devo tomar maca peruana?

A maca peruana deve ser tomada junto com as refeições ou conforme a recomendação do médico ou nutricionista.

Resumindo

Em resumo, o uso da Maca Peruana e seus benefícios já é evidenciado em estudos e visualizados na prática clínica como coadjuvante e tratamento para diversos quadros envolvidos com a sexualidade. Além disso, ela pode ser um ótimo alimento ou suplemento para a diminuição dos sintomas de menopausa e TPM. 

Em questão do ganho de massa muscular, ainda há poucos estudos, no entanto, vale ressaltar que como a mesma é rica em proteínas com aminoácidos essenciais, ela pode ser utilizada como estratégia para o aumento de massa muscular se colocada em horários estratégicos para este fim. 

Lembrando que os seus efeitos podem aparecer com o uso de no mínimo 6 semanas, mas que isso pode varias de individuo para individuo. 

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – CRN-3- 49635

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA MACA PERUANA (LEPIDIUM MEYENNI WALP) EM ÓLEO DE SOJA POR MÉTODOS QUIMIOMÉTRICOS TCC – DAIANE RIBEIRO SOARES.


ALONSO, J., Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos, Ed. Corpus, 2004.
CAMPOS D, Chirinos R, Barreto O, Noratto G, Pedreschi r. Optimized methodology for the simultaneous extraction if glucosinolates, phenolic compounds and antioxidante Capacity from maca (Lepidium meyenni). Industrial Crops andProducts. 2013; 49: 747- 754.
FERRO, VICENTE DE OLIVEIRA.

"Fundamentals of pharmacognosy and phytotherapy." Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas 40.3 (2004): 443-443.
MACA (Lepidium meyenii Walp), UNA REVISIÓN SOBRE SUS PROPIEDADES BIOLÓGICAS – Gustavo F. Gonzales, Leonidas Villaorduña, Manuel Gasco, Julio Rubio, Carla Gonzales.


PEREIRA, Marco Antônio Olavo et al. INFLUÊNCIA DO USO DE LEPIDIUM MEYENII WALP E TRIBULUS TERRESTRIS EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. 2017. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:MGT51GPMoU4J:www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/download/910/697/+&cd=18&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br.


Sanabria, G. G. R.; Pires, T. C. R.; Filho, F. F.Preliminary approach to detect amylolytic and pectinolytic activities from maca (Lepidium meyenii Walp.) Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Vol. 42. Num. 1. 2006.


SANABRIA, Gerby G. R.. Propriedades físico-químico do amido isolado, estudo parametros enzimaticos durante o armazenamento e caracterização de enzimas amiloliticas em raizes de maca. 2010. 131 f. Tese (Doutorado) – Curso de Bromatologia, Ciências Farmaceuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Cap. 1. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9131/tde-05082011-165059/publico/Tese_Gerby_G_R_Sanabria

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos