o que é e para que serve o magnésio l-treonato

O que é magnesio l treonato?

Você já pode notar como o magnésio é essencial para vitalidade o nosso organismo, todos os processos metabólicos contam com a presença deste mineral extremamente importante para nossa saúde. Além de conferir com a nossa sobrevivência, o magnésio conta com diversos benefícios que podem ser verificados com o uso da suplementação. 

Alguns benefícios que já falamos por aqui: Participa de 350 reações no organismo. Suas principais funções são: contração muscular, melhora desempenho físico, relaxante muscular, melhora sintomas de enxaqueca, melhora sintomas intestinais como azia e má digestão, entre outras.

A sua suplementação deixa de ser opção a partir do momento que verificamos que vários desses benefícios do magnésio poderia contribuir com a nossa rotina, evitando alguns probleminhas que sempre temos e nunca damos importância, como: azia e má digestão, dores musculares por causa dos treinos, dores de cabeça, câimbras, e muito mais. 

Muitas vezes, pela correria do dia-a-dia deixamos de cuidar da nossa alimentação, não conseguimos manter o equilíbrio alimentar e nisso, alguns nutrientes podem deixar de serem ingeridos. Por isso, nestes casos, a suplementação é o nosso salva vidas. 

O magnésio tem diversas formas químicas, dentre as melhores opções no mercado, encontramos o: Magnésio Quelato, Magnésio Dimalato e Magnésio L Treonato. 

As três formas químicas conferem em uma melhor absorção de magnésio, ou seja, maior biodisponibilidade deste nutriente, fazendo com que ele consiga desempenhar melhor as suas funções no organismo. 

Para que serve o Magnésio L-Treonato?

Você já sabe que quando o magnésio está na sua forma quelada, ele tem uma proteção, ou seja, ele consegue ser absorvido pelo intestino e ser disparado na corrente sanguínea em maiores quantidades do que os tipos de magnésio que não são quelados. O magnésio quelado ao L-treonato confere uma particularidade muito interessante. 

O aminoácido L-treonato é um metabólito da vitamina C com propriedades de vitamina C. é muito utilizado para fazer essa proteção (processo de quelação) nos minerais, conferindo em uma maior biodisponibilidade do nutriente que foi quelado por ele. 

O magnésio l-treonato é uma das formas químicas mais aproveitadas pelo cérebro, isso porque essa quelação de magnésio ao aminoácido L- treonato permite que o magnésio atravesse a camada hematoencefálica, melhorando a interação com as ramificações neurais e por fim consegue desenvolver o seu papel no sistema nervoso central do cérebro. 

Muitos estudos vêm sendo realizado com essa a forma química do magnésio l-treonato, o fato do magnésio puro não ser tão aproveitado pelo cérebro é justamente por ele não conseguir ser altamente absorvida e ser aproveitado pelo cérebro e na sua quelação com l treonato isso é possível. Essa é maior diferença entre o magnésio e magnésio l-treonato. 

Quais os benefícios do Magnésio L-Treonato?

O magnésio na sua forma quelada já é muito aproveitado pelo organismo, são inúmeros funções que o magnésio desempenha, tais como participa da contração muscular, energia, metabolismo dos nutrientes, cofator de diversas enzimas, participa juntamente com o cálcio na formação óssea, regulação do sono, entre outros.

A suplementação com Magnésio L-Treonato é indicada para melhorar os níveis de magnésio nas sinapses nervosas nos neurônios, dessa forma ele consegue melhorar a função cognitiva, ou seja, melhora de memória, aprendizagem, concentração, alivio dos sintomas da enxaqueca, redução do estresse e ansiedade. 

Estudos recentes tanto modelos com animas e em humanos estão verificando as funções do l-treonato junto ao magnésio para a melhora cognitiva. Quando o magnésio –l-treonato atravessa a membrana hematoencefálica ele age diretamente no sistema nervoso central, entre as sinapses de neurônios, melhorando a função neural, isso proporciona uma melhoria nas funções que os neurônios desempenham no nosso organismo. 

Um estudo realizado na Universidade Tsinghua da China como jovens e idosos demonstrou que, a forma química do magnésio com o ácido L-treonato tem a capacidade de alcançar os neurônios e melhorar a cognição, aprendizado e memória.

O magnésio é um mineral extremamente importante como já vimos, as suas funções e os benefícios que ele traz está altamente ligado à sua forma química. Podemos verificar um leque de oportunidades quando magnésio é quelado com o L-treonato, precisam ser feitos muitos estudos ainda para verificar o potencial dessa forma química com as doenças do cérebro.  

No caso de doenças como Mal de Alzheimer, o magnésio pode ser um alvo importantíssimo para melhorar a incidência dessa doença que acomete tantos idosos. Visto que a perda de sinapses é um dos sinais mais visualizados quando se fala de Mal de Alzheimer. 

Em geral, o magnésio L-treonato é uma das melhores opções no mercado quando se fala de benefícios do magnésio ao cérebro. Os idosos podem ser muito beneficiados com a suplementação de magnésio l-treonato, uma vez que é nesta fase de senescência que o organismo começa a gerar níveis menores de diversos minerais e o magnésio está nesta lista. Quando suplementado com o magnésio l-treonato, é visto melhoras nas funções cognitivas, pela quantidade de magnésio l-treonato que fica disponível nas sinapses neurais. 

QUEM SE BENEFICIA?

⦁ Para defesa do organismo

⦁ Alivia a enxaqueca

⦁ Qualidade do sono 

⦁ Redução de cansaço físico e mental

⦁ Melhora o estresse e ansiedade

⦁ Melhora do aprendizado, 

⦁ Memória 

⦁ Melhora da cognição;

⦁ Para redução de dores musculares. 

⦁ Insônia 

Como tomar Magnésio L-Treonato?

A suplementação de magnésio l-treonato pode ser indicada para oferecer os diversos benefícios ao cérebro. Podemos verificar um melhor aproveitamento durante o dia quando o magnésio l-treonato é ingerido pela manhã.  A quantidade a ser suplementada pela orientação de um médico ou nutricionista. 

CONTRA INDICAÇÃO

Crianças, lactantes e gestantes devem antes passar em consulta com um médico ou nutricionista para verificar se podem consumir o magnésio l-treonato ou quaisquer outras suplementações.

Jun Wang, Yong Liu, Li-Jun Zhou, Ying Wu, Fei Li, Kai-Feng Shen, Rui-Ping Pang, Xu-Hong Wei, Yong-Yong Li,and Xian-Guo Liu, “Magnesium L-threonate Prevents and Restores Memory Deficits Associated with Neuropathic Pain by Inhibition of TNF-α”; Pain Physician 2013; 16:E563-E575.


LEVVIALE. Magnésio L Treonato: mg. Mg. 2016. Levviale. Disponível em: http://levviale.ind.br/wp-content/uploads/2018/10/Magnesio-L-Treonato.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020


Wei Li, Jia Yu, Yong Liu, Xiaojie Huang, Nashat Abumaria, Ying Zhu, Xian Huang, Wenxiang Xiong, Chi Ren, XianGuo Liu, Dehua Chui and Guosong Liu. “Elevation of brain magnesium prevents synaptic loss and reverses cognitivedeficits in Alzheimer’s disease mouse model”; Molecular Brain 2014, 7:65.


Qifeng Sun, Jason G. Weinger, Fei Mao, Guosong Liu. “Regulation of Structural and Functional Synapse Density by L-Threonate Through Modulation of Intraneural Magnesium Concentration”, Neuropharmacology 108 (2016) 426.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista 


Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos