o que e lugol e qual a função do lugol

O que é e Qual a função do Lugol?

O Lugol é uma solução composto por Iodo (I2, Inorgânico), Iodeto de Potássio (KI, Inorgânico) e pela destilação em água. Como o lugol é basicamente iodo, vamos falar sobre ele. 

O iodo é um mineral muito solícito pelo nosso organismo. Ele precisa estar em equilíbrio com as nossas células e também com outros minerais. A maior parte do corpo possui iodo, tais como: mamas, próstata, pâncreas, tireóide (triiodotironina (T3) e tiroxina (T4)), cérebro, intestino, pele, glóbulos brancos, glândulas parótidas, salivar e lacrimais. Além disso, está envolvido no metabolismo, crescimento e reprodução. 

Em doenças como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, o Iodo tem alterações no organismo, pode ocorrer uma queda deste mineral ou uma alta do mesmo, trazendo malefícios estes dois extremos. 

Suas fontes alimentares são: Frutos do mar, como peixes, moluscos e crustáceos, leite, verduras folhosas e frutas.

Deficiência de iodo pode causar

⦁ Cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), 

⦁ Surdo-mudez.

⦁ Anomalias congênitas

⦁ Bócio (crescimento da glândula tireóide). 

A má alimentação de iodo pode também ocasionar em nos recém-nascidos morte no parto, crianças nascendo e crescendo com baixo peso, aumentando o risco de aborto espontâneo. 

Um estudo realizado mostrou que nos últimos 30 anos houve uma queda cinquenta por cento do consumo de iodo na população. 

Visto que o solo dos países cada vez mais com o sono mais deficiente de diversos minerais. Isto tem relação com o aumento de doenças como o hipotireoidismo e doenças auto-imunes, sendo considerado um problema de saúde pública. Tanto que, o sal brasileiro é iodado, ou seja, é acrescentado uma quantidade de iodo no sal para minimizar os riscos de deficiência desse mineral. 

Tecidos que necessitam de iodo

⦁ Próstata, mama, ovários

⦁ Esôfago, estômago

⦁ Pele

⦁ Tireoide

⦁ Fígado

No suor se perde quantidades de iodo e magnésio. 

Qual a função do lugol?

O iodo lugol é necessário para garantir o bom desenvolvimento e metabolismo nos seres humanos. Os seus benefícios são: 

Metabolismo: o iodo é um dos principais minerais envolvido no funcionamento da gandula da tireoide, dessa forma ele está diretamente ligado na produção de hormônios envolvidos com a taxa metabólica basal do nosso organismo, ou seja, quantos que gastamos de calorias em repouso. 

Sistema reprodutivo: o iodo participa dos processos envolvidos na reprodução. O seu consumo deve estar em equilíbrio para evitar mortes de recém-nascidos, além de evitar problemas futuros no desenvolvimento e crescimento do bebê. 

Sistema imunológico: Existe um processo em que a célula causa apoptose (morte programada celular), isso ocorre em células que está contaminada, células doenças, ou simplesmente para gerar uma nova célula. O iodo é um mineral que garante esse apoptose. 

Destoxificação: O fígado é um órgão que remove todas as toxinas que entramos em contato diariamente, essas toxinas causam doenças se acumuladas na corrente sanguínea. O iodo é um dos minerais que auxiliam na remoção dessas substancias químicas, tais como: mercúrio, flúor e chumbo.

Quais os benefícios do Lugol?

⦁ Para produção hormônios tireoidianos.

⦁ Funcionamento de vários órgãos

⦁ Crescimento físico, neurológico 

⦁ Metabolismo (manutenção do fluxo normal de energia – metabolismo basal, principalmente na manutenção do calor do corpo).

⦁ Destoxificação

Para quem o Lugol é indicado?

O Lugol é o iodo e precisa ter cautela no seu uso. Tanto na deficiência quanto no excesso o Iodo pode trazer malefícios. O uso dessa suplementação deve ser alinhado com o médico. 

Mas atenção, o uso indiscriminado de lugol pode causar o excesso de mineral no organismo. 

O lugol é um suplemento de iodo que essencial para função da tireoide e para manutenção do nosso metabolismo e outras funções do organismo. No entanto, qualquer mineral em excesso pode ser prejudicial a saúde, hipotireoidismo subclínico, por exemplo, que faz com que a tireoide produz pouco hormônio tireoidiano.

A suplementação de iodo possui dosagens de iodo mais altas do que o tolerado para o iodo no organismo e por isso deve ser alinhado com o médico e exames. 

As recomendações para o iodo são de 150mcg para adultos; 220mcg para gestantes e 290mcg para mulheres que estejam amamentando.

Efeitos colaterais do Lugol

Alguns sintomas podem ser visualizados como: náuseas e vômitos, diarréia, aumento da saliva, irritação nos olhos, dores de cabeça e formigamento no corpo.

Como consumir o Lugol?

A suplementação de Lugol deve ser avaliada juntamente com o médico. Normalmente é recomendado o uso de lugol na solução em água, uma vez ao dia. Entretanto, cada indivíduo possui sua individualidade e esta deve ser levada em consideração quando a suplementação é indicada. 

Contra indicação do Lugol

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas e lactantes menores de 16 anos, sem orientação médica.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – CRN-3- 49635

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos