o que e oleo de cartamo e por que ele emagrece

O que é óleo de Cártamo e por que ele emagrece?

O Óleo de Cártamo é o óleo extraído da planta Carthamustinctorius. Ele também é conhecido como açafrão-bastardo (não é aquele açafrão que é utilizado como tempero).

A semente de Cártamo é composta prioritariamente por gorduras boas, tais como ômega 6 e ômega 9. Essas gorduras são conhecidas como mono e poli-insaturadas.

No organismo, o ômega 6 e ômega 9 tem funções anti-inflamatórias que participam de processos no sistema imunológico, atuam no perfil lipídico, que é composto pelo colesterol LDL, HDL e demais variações.

São indicados para o tratamento complementar de hipertrigliceridemia (aumento de triglicerídeos no sangue).

O óleo de Cártamo também possui tocoferois, que são moléculas com um potencial alta como antioxidante.

Os antioxidantes precisam ser ingeridos sempre para diminuir a produção de radicais livres no organismo.

Os antioxidantes também são importantes para diminuir o envelhecimento celular, que é uma das consequências do aumento de radicais livres no organismo.

Todos esses nutrientes são favoráveis para o processo de emagrecimento, visto que pessoas que tem uma má alimentação e são sedentárias, tem uma alta probabilidade de disfunções celulares, alterações hormonais que fazem com que o processo do emagrecimento seja mais lento.

Quanto se tem uma alimentação mais equilibrada com a prática de atividades físicas e isso tudo atrelado a suplementos que vão estar agindo na melhoria das células, na diminuição de radicais livres, na diminuição de inflamações, isso tudo vai acelerar o processo de emagrecimento.

O emagrecimento vai ocorrer como consequência da harmonia das células, elas precisam receber nutrientes para o emagrecimento acontecer.

A suplementação de óleo de Cártamo entra como um método concomitante no emagrecimento. Porém só o suplemento não tem função do emagrecimento.

Emagrecer significa queimar gorduras ou seja oxidar as gorduras que estão dentro das células adiposas.

Quando você ingere menos calorias do que seu gasto calórico do dia, isso vai aumentar muito suas chances de emagrecer. Entretanto, muitas vezes só ingerir as quantidades certas de calorias não vai funcionar. Isso se dá pelo fato de que o organismo precisa da ingestão de nutrientes para a fábrica funcionar.

Todo processo de emagrecimento libera radicais livres, então, nesse caso agora você já sabe que o óleo de Cártamo possui antioxidantes. Além dos antioxidantes, para a fábrica celular funcionar e você emagrecer precisa de todas as vitaminas e minerais. Sem eles, tudo funciona mais ou menos. Então o resultado disso, será um emagrecimento mais lento.

Suplemente com o objetivo de complementar sua alimentação, mas faça o básico para isso acontecer. Consumo mais vegetais, frutas, legumes e evite os alimentos de fastfood e muito industrializados.

Nenhuma suplementação fará efeito se o básico não estiver sendo feito.

Quanto tempo leva para emagrecer com óleo de Cártamo?

Para cada pessoa existe um tempo, isso porque cada pessoa tem um metabolismo e uma individualidade diferente, bem como uma rotina alimentar diferente. Não dá para estimar o tempo para o emagrecimento com o óleo de Cártamo.

Todo processo de emagrecimento precisa de duas chaves importantíssimas que vão modular o tempo de resposta do organismo: consistência e persistência.

Se você vem se alimentando corretamente, está ingerindo menos calorias do que seu gasto do dia, está incluindo vegetais nas refeições maiores como almoço e jantar, está bebendo a quantidade certa de água e está dormindo bem, o emagrecimento vai começar a acontecer no primeiro mês.

Isso acontece porque quando o organismo começa a ajustar o metabolismos e começa a receber nutrientes, ele começa a funcionar melhor.

No primeiro mês ocorre primeiro uma adaptação, o seu organismo vai entender que você está melhorando os hábitos, então com a suplementação de óleo de Cártamo, ele pode começar a desinflamar. Esse processo libera muita água que normalmente fica retida no organismo, conhecida como retenção líquida.

O processo de inflamatório do organismo ocorre pelo acumulo excessivo de gordura. As gorduras liberam toxinas que prejudicam as células.

Como a suplementação de óleo de Cártamo possui ômega 6 e 9, ele pode auxiliar nesse processo de desinflamação.

Mas você precisa estar ingerindo outros nutrientes, além do ômega 6 e 9, precisa ingerir também o ômega 3, aumentar a prática de atividades físicas, consumir alimentos ricos em proteínas como carnes, ovos, leites e derivados, precisa estar consumindo vegetais e legumes que são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Tudo isso vai auxiliar o seu emagrecimento acontecer.

O processo não é fácil, por isso precisa ser consistente, ou seja, você precisa estar consumindo corretamente a maior parte do tempo. E persistir para dar certo.

Para que é bom óleo de Cártamo?

O óleo de Cártamo vai ser um facilitador, assim como outros suplementos como vitamina D, ômega 3 ou Coenzima Q10.

Cada suplemento tem sua eficiência, no caso do óleo de Cártamo ele vai entregar ao organismo ômega 6 e ômega 9 que são gorduras boas.

Como são gorduras essências, não são produzidas pelo organismo, então precisa estar ingerindo essas por meio da alimentação e suplementação.

O óleo de Cártamo também possui efeitos na saciedade. Esse fator para o emagrecimento é muito importante e se não estiver ajustado pode lentificar o processo.

A pessoa que sente os sinais de fome e saciedade consegue consumir apenas as suas necessidades básicas.

No entanto, a maioria das pessoas, normalmente consome a mais do que o corpo precisa, gerando o aumento de gordura corporal pelo excesso de calorias.

Os hormônios envolvidos na liberação dos sinais de fome e saciedade são respectivamente grelina e leptina.

Quanto se tem um aumento de peso significativo, aumento de gorduras nas regiões viscerais e abdominais, o organismo começa a ter uma disfunção na liberação desses hormônios, fazendo com que a pessoa não consiga mais sentir esses sinais.

Como consequência disso, quando a fome chega, elas tendem a comer mais do que o corpo precisa.

Para regular esses sinais de fome e saciedade, você precisa estar consciente das quantidades que está consumindo, mastigar bem e prestar atenção no prato de comida.

Evitar mexer no celular ou assistir televisão enquanto estiver comendo.

Em relação as quantidades de ômega 3, 6 e 9, é importante ter um equilíbrio, principalmente entre o ômega 3 e ômega 6.

O óleo de Cártamo possui apenas o ômega 6 e 9. Se faz necessária a ingestão de ômega 3 pelos alimentos ou suplementação. Isso porque você precisa ter uma relação maior de ômega 3 do que do ômega 6.

Isso porque, o excesso de ômega 6 pode ter o efeito contrário, ou seja, ela pode aumentar a inflamação do organismo.

Por esses e outros motivos é tão importante se ter uma acompanhamento com um profissional.

Ele que vai determinar a quantidade de cada nutriente que você precisa e alinhar ao consumo de alimentos que também são fontes desses nutrientes.

Vale ressaltar que a dose necessária desses ácidos graxos varia de cada pessoa.

No geral, o que é visto nas recomendações de saúde é uma quantidade em média, de 500 a 3000 mg de ômega 3 por dia. Essa quantidade precisa ser o dobro em relação aos ômega 6 e 9. 

Para saber mais sobre o óleo de Cártamo, para que serve, como tomar, clique aqui e veja esse artigo completíssimo no blog da Nutriblue.

Se você ainda tem dúvidas sobre o Óleo de Cártamo, sempre verifique a composição do produto. Composições sem aditivos químicos por exemplo.

Sempre busque por produtos de qualidade.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

HANN, Vitória Boelter et al. ERMOGÊNICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE ÓLEO DE COCO, ÓLEO DE CÁRTAMO E CLA. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 43, n. 8, p. 10-19, fev. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/nutricao/Downloads/408-Texto%20do%20artigo-1721-2-10-20140105%20(1).pdf

SANTANA, Lidiani F. Óleo de Cártamo (Carthamustinctorius) Aumenta os Níveis de Colesterol Total e LDL Colesterol em Modelo Experimental de Síndrome Metabólica. InternationalJournalof Cardiovascular Sciences. Vol 30. 6 ed; 476-486, 2017

Xavier, d. R. S. (2015). Impacto da suplementação de óleo de cártamo (carthamustinctorius l.) E/ou exercício físico sobre a composição corporal de ratos wistar.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos