Propolis_verde

O que é própolis verde é para que serve?

A Própolis verde tem sido alvo de pesquisa de estudiosos e pesquisadores pelas suas funções relacionados ao organismo, sendo um dos alimentos mais funcionais já vistos, provendo mais saúde ao organismo.

É um subproduto obtido a partir das abelhas. A sua elaboração é por meio de resina natural e enzimasda saliva das abelhas, conferindo em uma estrutura para fechar as rachaduras e aberturas das colmeias, protegendo as abelhas de microrganismo.

Desde as antiguidades, a própolis é usada como agente antimicrobiano, isso já é reconhecido desde muito tempo lá trás e com o passar do tempo, os estudos com o uso de própolis como um alimento funcional só vem aumentando cada vez mais.

Hoje em dia já sabemos de diversos benefícios da própolis ligadas ao corpo humano, dentre eles estão: antibactericida, antiviral, antifúngico, anti-inflamatório, imunomodulador, destoxificante, entre outros.

Para que serve o Própolis Verde?

Como já mencionado, a Própolis Verde é um alimento feito pelas abelhas a partir da extração de diferentes plantas e elaborado para sua própria proteção. Alguns estudos demostram que a própolis é há anos, como um agente antisséptico, cicatrizante e antipirético utilizados por maias e incas.

Existem diversos tipos de própolis e diversas plantas, cada um possui sua composição. Conforme as abelhas vão indo de planta em planta, a própolis vai sendo produzida também. Com isso existe uma grande diversidade botânica por trás da própolis. A origem botânica da própolis pode influenciar tanto na cor, como no sabor e nas propriedades terapêuticas.

A espécie mais bem vista e estudada é a própolis verde. Ela é sintetizada apenas por alecrim, não possui uma variedade botânica igual a própolis marro. Com isso, a própolis verde só pode ser sintetizada a partir do alecrim.

Essa própolis especifica traz diversos benefícios como toda própolis, no entanto, se diferenciam pela sua efetividade em atuar no organismo.

A própolis tem uma gama de benefícios e funções ainda sendo estudadas para promoção da saúde. Na sua composição existem mais de 300 compostos químicos capazes de modular as células do corpo humano.

Os nutrientes que estão na própolis verde são vitaminas como B1, B2, B6, C e E, e minerais, como manganês, zinco, cálcio, fósforo e cobre. Além destes, a própolis possui compostos fenólicos que são biologicamente ativos, que em contato com as células confere os benefícios da própolis.

Podemos dizer que a própolis é um super alimento, e não importa qual forma é sua venda, todos trazem benefícios.

A Própolis Verde possui diversas funçõesque atuam na promoção e manutenção da saúde, alguns benefícios vistos são:

– Ajuda na defesa no organismo, que aumenta a ação das células de defesa, tem nutrientes que melhoram a eficiência das células do sistema imune. Possui ação bactericida, antiviral, antiprotozoário e fungicida, dessa forma diminui a incidência de gripes, resfriados e alergias.

– Tem ação antioxidante, que ajuda as células a se protegerem contra os radicais livres, que por sua vez pioram quadros de doenças ou podem ser um gatilho para o início de uma doença.

Dessa forma. a própolis age contra essas substancias impedindo que elas atuem. Outra ação que confere os antioxidantes são sua atuação contra células tumorais, impedindo e retardando sua multiplicação.

– Atua como cicatrizante, ou seja, acelera o processo de cicatrização de machucados e feridas. Neste caso a própolis verde é muito utilizada por pacientes que possuem diabetes mellitus, por serem propícios ao aparecimento de feridas que demoram para serem cicatrizadas. O extrato de própolis estimula à produção de células, tecidos e colágeno.

– Tem ação anti-inflamatória pela sua composição que diminui a infamação ou processos inflamatórios. Pode ser um tratamento complementar para doenças do trato gastrointestinal como: gastrite, ulcera, síndrome do intestino irritável, esofagite e gastrite por H. pylori. Pelas suas funções, ela diminui dor e reduz o quadro inflamatório.

-Tem ação destoxificante, que aumenta a capacidade das células do fígado destoxficarem toxinas do organismo. Toxinas são substancias que entram no organismo através da pele, respiração ou ingestão. Alguns itens são: plásticos, cosméticos, alimentos contaminados, poluição. Essas toxinas em excesso podem fazer mal ao organismo e desencadearem doenças.

A Própolis Verde pode ser consumida por cápsulas, o que confere uma absorção mais completa e biodisponivel. Neste formado, serve para atuar de dentro para fora contra gripes, resfriados, dores, processos inflamatórios, aumentar imunidade, melhor destoxificação, entre outros.

No entanto, a própolis verde pode ser encontrada também como tintura e pó, spray bucal, pastilhas, balas, xaropes e em gotas. O que vai definir o método de apresentação de consumo/ingestão é objetivo da pessoa.

E não importa a sua apresentação, se ela for consumida adequadamente, independente do formato, servirá para diversas ações e benefícios.

Quais os benefícios do Própolis Verde?

  • Pessoas com sistema imunológico comprometido,
  • Diminuir episódios de gripe, resfriados e alergias;
  • Para aumentar níveis de antioxidante, diminuindo os radicais livres e consequentemente envelhecimento celular;
  • Prevenção e promoção da saúde global;
  • Redução do estresse oxidativo;
  • Aumentar proteção hepática;
  • Melhorar processo destoxificante;
  • Aumentar eficiência da cicatrização;
  • Efeito antimicrobiano, antiviral, antifúngico;
  • Auxilia no aumento de energia e metabolismo;
  • Estimula produção de melatonina

Conclusão

A Própolis verde é um dos alimentos funcionais mais importantes para se ter o consumo. Isso porque traz diversos benefícios. Ela ajuda a manter o corpo em equilíbrio, pois auxilia em diversas áreas do organismo, promovendo a manutenção e promoção da saúde.

Além disso, pode diminuir incidência de algumas doenças pois retarda a multiplicação de células tumorais, diminui os radicais livres e aumenta o sistema imunológico.

O consumo de Própolis verde pode ser feita de diversas maneiras, entretanto, a Própolis Verde em capsula está sendo muito procurada. Isso porque a própolis verde em gotas tem um sabor muito específico e forte, o que não é do agrado para algumas pessoas. Na versão em cápsula, além de não possuir sabor, melhora tanto a absorção quanto a biodisponibilidade da Própolis.

Procure um médico ou nutricionista para orientações individualizadas.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

ARRUDA, Daniela Évilla Gomes et al. Efeitos antioxidantes da própolis. RevistaBrasileira de Educação e Saúde, v. 8, n. 4, p. 09-15, 2018. Disponível em:https://editoraverde.org/gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6330

BERNARDO, Cecília de Lourdes E. et al. Própolis: cicatrizante e antibióticonatural. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 43, n. 1-2-3-4, p. 101-106, 1990.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71671990000100016&script=sci_arttext&tlng=pt

DE-MELO, Adriane Alexandre Machado et al. Capacidade antioxidante daprópolis. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 44, n. 3, p. 341-348, 2014. Disponível:https://www.scielo.br/pdf/pat/v44n3/a04v44n3.pdf

GONÇALVES, Juliane. As propriedades farmacológicas da própolis e seus benefíciospara a saúde humana. 2019. Disponível em:http://200.150.122.211:8080/jspui/handle/23102004/127.

HEALTHLINE. The Benefits and Uses of Propolis. Disponível em:https://www.healthline.com/health/propolis-an-ancient-healer.

PINTO, Luciana de Matos Alves; DO PRADO, Ney Robson Taironi; DE CARVALHO,Lucas Bragança. PROPRIEDADES, USOS E APLICAÇÕES DA PRÓPOLIS. RevistaEletrônica de farmácia, v. 8, n. 3, p. 25-25, 2011.

SHAPLA, Ummay Mahfuza, et al. Propolis: The future therapy against Helicobacterpylori-mediated gastrointestinal diseases. Journal of Applied Biomedicine. Vol. 16.81-99, 2018. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/320927023_Propolis_The_future_therapy_against_Helicobacter_pylori-mediated_gastrointestinal_diseases

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos