O que fazer para ficar com o rosto mais jovem

O sol, mas também a poluição do ar, o tabagismo e uma dieta não saudável tornam sua pele mais fácil de envelhecer.

Uma dieta saudável com muitos vegetais e frutas fornece ao seu corpo antioxidantes adicionais que ajudam a neutralizar os radicais livres. No entanto, nem sempre conseguimos consumir tudo o que é preciso para aumentar nossa ingestão diária de nutrientes.

Ao longo dos anos, seu corpo é cada vez menos capaz de produzir ácido hialurônico e colágeno, dois elementos essenciais para a hidratação e firmeza da pele.

A partir dos 25 anos, a produção de colágeno diminui 1% a cada ano. Nos primeiros cinco anos após a menopausa, a produção cai em 30%. O resultado? Sua pele fica mais seca e as rugas são mais visíveis. É sempre recomendado iniciar o tratamento antienvelhecimento já aos 25 anos.

Suplementos de colágeno e vitaminas são ferramentas interessantes. O ideal é combinar um suplemento líquido contendo peptídeos de colágeno, vitaminas e minerais com um suplemento diário de ômega 3.

O ômega é de fato um elemento constituinte essencial para a produção ideal de colágeno. Esses suplementos de beleza formam a composição perfeita para rejuvenescer sua pele por dentro.

O que deixa a pele mais jovem?

Os radicais livres desempenham um papel importante nos processos de envelhecimento da pele, porque danificam profundamente seus componentes celulares. Agressões externas, como consumo de tabaco e álcool, exposição aos raios UV (sol, lâmpadas bronzeadoras) e poluição, só aumentam sua produção.

Certamente, nosso corpo tem seus próprios sistemas de defesa (hormônios, enzimas), mas quando estes são excedidos, a suplementação com uma dieta antioxidante é necessária.

Além disso, nosso corpo é incapaz de sintetizar certos antioxidantes, como vitaminas, oligoelementos e polifenóis, e nossa dieta deve, portanto, fornecer uma ingestão diária.

Os principais suplementos para uma pele mais jovem, são:

1-VITAMINA A e C

A vitamina A está presente em produtos lácteos (leite, manteiga, iogurte, leite de soja), fígado animal ou de peixe, frutas e vegetais contendo betacarotenos (cenoura, damasco, manga).

A vitamina C é um poderoso antioxidante encontrado em frutas e vegetais: frutas cítricas (laranjas, toranjas, tangerinas), kiwi, frutas vermelhas (morangos, framboesas…), brócolis e em quantidades menores em leite e fígado de animais ou peixes.

2-COLÁGENO TIPO 2

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano, é sintetizado naturalmente pelo corpo e representa o principal elemento dos tecidos conjuntivos: pele, vasos, cartilagens, tendões, ligamentos, músculos, intestino… onde quer que a resistência seja necessária. De fato, as fibras de colágeno permitem resistir às forças de tensão nos tecidos.

É por isso que o colágeno desempenha um papel importante na elasticidade e regeneração da pele e dos tecidos.

O colágeno tem um impacto nas esferas articular e digestiva. É um elemento importante das articulações e garante sua coesão e elasticidade. Com a idade, ou em caso de atividade física intensa, a dor pode aparecer. Eles geralmente estão relacionados à degradação da cartilagem (tecido conjuntivo rico em faculdade).

Devido às suas virtudes no tecido ósseo, o colágeno também ajuda a reduzir o início e a progressão da osteoporose em mulheres na pós-menopausa.

O colágeno tem várias propriedades antienvelhecimento:

  • Ajuda a combater a desidratação graças à sua capacidade de reter água nos tecidos.
  • Ajuda a combater o relaxamento da pele graças à sua capacidade de regenerar os tecidos da epiderme
  • Ação antioxidante e anti-radical

Sua produção começa a diminuir aos 25 anos e, aos 60 anos, perdemos 60%. Esse fenômeno é agravado pela influência dos raios UV, tabaco e poluição do ar.

Sem mencionar o papel da dieta com glicação (fixação de açúcares na proteína de colágeno), resultando em enrijecimento dessa proteína e, portanto, perda de elasticidade.

As fibras de colágeno racham, se desorganizam na pele, levando ao aparecimento de rugas e relaxamento da pele. Por outro lado, a falta de colágeno na pele causa irregularidade na textura da pele, a luz reflete menos bem, a pele perde seu brilho e a pele é menos uniforme.

Há poucos alimentos contendo colágeno. Estes são quase exclusivamente alimentos de origem animal. É encontrado na carne, especialmente em partes gelatinosas, como pés, pernas, cauda, focinho…

O osso da medula, por exemplo, é composto principalmente de colágeno e pode ser consumido na forma de caldo para promover a extração.

O colágeno também existe no ambiente marinho: é encontrado na pele, ossos e escamas de peixe. Por falta de fontes alimentares, é importante consumir um colágeno na forma de suplemento.

3-COENZIMA Q10

É um grande antioxidante.Nosso corpo o produz em pequenas quantidades, mas sua produção diminui após 30 anos, bem como sob a influência de certas drogas (estatinas, hipotensores, betabloqueadores, antidepressivos).

As principais fontes de alimento são: peixes gordurosos (arenque, sardinha), miudezas, espinafre, óleo de soja e grãos integrais.

Se você mantiver constantemente suas reservas de coenzima Q10, poderá retardar o processo natural de envelhecimento, preservando as reservas de energia nas células. Este elemento pode ser encontrado em alimentos e suplementos alimentares.

4-ÔMEGA 3

O ômega 3 permite uma boa oxigenação de nossas células e, portanto, atua em nossa epiderme. De fato, os ácidos graxos poli-insaturados têm a capacidade de promover uma boa hidratação e prevenir certas doenças de pele. Eles são encontrados em muitos produtos cosméticos.

O ômega 3 é um nutriente para a pele. Ele o mantém perfeitamente saudável enquanto o fortalece e o protege de certas doenças epidérmicas. Alergias, psoríase e especialmente acne, desde que não seja de origem hormonal, podem ser tratadas com ômega 3.

Graças a esse ácido graxo, a pele se torna mais flexível, mais elástica e gera proteção natural contra queimaduras solares. Um elemento vital para a pele, o ômega 3 ajuda a resistir às agressões dos raios UV projetados pelo sol.

Além disso, não é incomum que terapeutas e dermatologistas incentivem uma dieta ômega 3 para tratar dermatite ou pele sensível à exposição solar.

Otratamento da pele pode ser seguido pelo consumo regular de alimentos ricos em ômega 3, como a carne de peixes gordurosos de mar frio, óleo de noz ou óleo de colza.

É aconselhável alternar produtos vegetais e de origem animal. Para algumas pessoas, a suplementação baseada em suplementos dietéticos pode ser necessária.

O Ômega 3 também é um verdadeiro ativo de beleza porque tornam a pele lisa e flexível. Ao incorporar nas membranas celulares, eles possibilitarão diluir tecidos e suavizar a epiderme.

Além disso, o ômega 3 é conhecido por seu efeito anti-inflamatório e, portanto, promoverá a cicatrização de feridas superficiais.

5-VITAMINA E

Os benefícios da vitamina E são muitos para o corpo: fortalece o sistema imunológico, protege contra certos tipos de câncer e previne a pressão arterial.

Seus benefícios para o corpo não param por aí: a vitamina E é conhecida por fazer milagres para a pele. Usado por um longo tempo em rotinas ancestrais de beleza e como um ingrediente-chave em nossos cremes e loções modernos, é encontrado naturalmente em vegetais verdes, nozes e sementes, mas também frutos do mar e algumas frutas.

A vitamina E hidrata profundamente a pele desidratada, nutrindo-a por dentro. Embora seja difícil reverter os efeitos do envelhecimento na pele, alguns podem ser mitigados, como pele sem brilho, pele macia e fraca.

A vitamina E tem a propriedade de estimular a produção de colágeno que mantém a elasticidade da nossa pele. Ao incluir a vitamina E na forma que você preferir à sua rotina de beleza, você notará rapidamente uma melhora na textura e na fixação da pele do rosto.

Como a vitamina E também é uma fonte de antioxidantes, ela é ideal para combater os radicais livres responsáveis pela hiperpigmentação e manchas marrons que também aparecem com a idade.

REFERÊNCIAS

STEINER, Denise. Tratamentos para o envelhecimento. Disponível em: http://www.denisesteiner.com.br/artigo_mes/tratamentos_evelhecimento.htm.

STRUTZEL, Elenir; CABELLO, Hérica; QUEIROZ, Lumena; FALCÃO, Mário Cícero. Análise dos fatores de risco para o envelhecimento da pele: aspectos gerais e nutricionais. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. São Paulo, 2007.

AMBROSIO, C. L. B.; CAMPOS, F. A. C. S.; FARO, Z. P. Carotenóides como alternativa contra a hipovitaminose A. Revista de Nutrição, Campinas, v. 19, n. 2, p. 233-243, 2006.

SANT, F. A.; ADDOR, A. Abordagem nutricional do envelhecimento cutâneo: correlação entre os efeitos em fibroblastos e os resultados clínicos. SurgCosmetDermatol, Osasco/SP, v. 3, n. 1, p.12-16, 2011.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos