O que o colágeno tipo 2 faz no corpo

O que o colágeno tipo 2 faz no corpo?

Para você que ainda tem dúvidas sobre o uso do colágeno como suplementação. Esse artigo vai te ajudar.

O colágeno é uma proteína sintetizada pelo organismo, ou seja, o seu organismo produz ele a partir das proteínas que você come na sua alimentação.

Então, uma das coisas que você já pode perceber é que: quanto mais proteína você consome, mais fácil será de produzir o colágeno internamente.

O colágeno ele é feito apartir dos aminoácidos, que são as partes menores de uma proteína. Toda vez que você come uma carne, frango, queijos, arroz com feijão, proteína de soja, enfim, você quebra essa proteína em aminoácidos no seu estomago. Depois, esses aminoácidos são encaminhados para as células dos órgãos e ali, a será a produção das proteínas.

Como o colágeno tipo 2 age no corpo?

Seu corpo define quais proteínas ele vai construir, até porque existem diversas que ele precisa para manter tudo em ordem, como enzimas, DNA, proteínas estruturais, musculares entre outras.

O colágeno além dele ser uma proteína presente na pele, ele é uma proteína estrutural, ou seja, está presente nas articulações, musculo, cartilagens.

É indicado quando existem condições de saúde como artrite reumatoide, doenças articulares, inflamação das articulações. Muitas dessas condições, o próprio corpo destrói o colágeno por uma reação auto imune e por isso a suplementação de colágeno nesses casos, pode ser bem vinda como tratamento coadjuvante.

Quem deve tomar colágeno tipo 2?

Estudo randomizado, utilizando colágeno em mulheres pós menopausa para verificar a relação de colágeno com a diminuição da densidade óssea associada a idade. O estudo foi feito por um ano, foi ofertado 5g de colágeno para o grupo controle. Como resultado do estudo, foi verificado que a ingestão de colágeno aumentou a densidade mineral óssea das mulheres pós menopausa, além de ter sido favorável para o aumento da formação óssea e redução da degradação óssea.

Outros estudos demostram a eficácia do colágeno tipo II para o tratamento de artrite reumatoide. Em diversos estudos vemos a suplementação de colágeno sendo um tratamento coadjuvante.

Nos estudos, o colágeno foi favorável para o tratamento de artrite e conseguiu uma redução significativa nas avaliações posteriores em 90 dias, melhorando a qualidade de vida dos participantes do estudo.

Os estudos normalmente só utilizam o colágeno para verificar a eficiência dele naquela doença, mas fora dos estudos é importante ter uma base alimentar, rica em alimentos in natura que iram favorecer os processos antiinflamatórios do organismo.

A suplementação é uma estratégia favorável ao que diz respeito a este tipo de doença aonde envolve inflamações nas cartilagens, no entanto, só ela não faz milagre.

Abaixo, iremos falar sobre as reações positivos que a suplementação de colágeno traz para o organismo.

Lista com reações positivas do colágeno tipo 2

lista-beneficios-colageno-tipo-2

O colágeno tipo II é uma proteína estrutural que desempenha papel nas articulações, cartilagens. Por ser uma proteína estrutural, ele ajuda na elasticidade, ajuda as articulações a não sofrerem com impacto de exercícios, quedas em outros impactos.

Por conta disso, favorece a qualidade de vida e bem estar das pessoas que possuem algum tipo de problema com as articulações como artrose, artrite reumatoide, até mesmo dores ocasionadas por exercícios físicos.

A osteoartrite é uma das doença que mais afeta a articulação, podendo causar dor no corpo todo. Essa doença é caracterizada por produzir uma enzima que quebra a cartilagem, provocando inflamação e dor.

A suplementação de colágeno tipo II demostrou um auxílio na cartilagem e diminuição a ação do sistema imunológico contra a cartilagem.

Além disso, o colágeno tipo II promove conforto nas articulações juntamente com os outros tratamentos para essa inflamação.

A alimentação saudável será a base, para aumentar nutrientes que irão promover as funções anti-inflamatórias e possibilitar o corpo de aumentar a proteína intrínseca de colágeno.

O colágeno tipo II é uma suplementação estratégica, não invasiva, que irá complementar os outros métodos de tratamento para diminuir:

– Dor

– Inflamação

– Melhora a flexibilidade e mobilidade das articulações

– Auxilia no alivio da dor

– Aumenta qualidade de vida e bem estar

– Beneficias pacientes com doenças ou desordem das articulações ou cartilagem.

Por ser uma suplementação que não possui efeitos colaterais pois se trata de uma proteína, ele pode ser utilizados com outros ativos e dessa forma complementar o tratamento de uma maneira simples e fácil.

É importante você entender o seu caso e ver se hpa necessidade da suplementação, mesmo que não seja uma suplementação que cause efeitos colaterais, é importante ter a orientação de um profissional afim de te mostrar o caminho, quantidades e marcas.

Sempre busque marcas que sejam registradas na ANVISA com certificados de qualidade.

Referência Bibliográfica

König D, Oesser S, Scharla S, Zdzieblik D, Gollhofer A. Specific Collagen Peptides Improve Bone Mineral Density and Bone Markers in Postmenopausal Women-A Randomized Controlled Study. Nutrients. 2018 Jan 16;10(1):97. doi: 10.3390/nu10010097. PMID: 29337906; PMCID: PMC5793325.

Sütő G. A nem denaturált 2-es típusúkollagénhatása az arthrosisra [Colágeno tipo II não desnaturado no tratamento da osteoartrite]. OrvHetil. 12 de setembro de 2021;162(37):1481-1484. Húngaro. doi: 10.1556/650.2021.32337. PMID: 34516398.

Cheng H, Hao B, Sun J, Yin M. Telopeptídeos reticulados C-terminais de colágeno tipo II como biomarcador para osteoartrite radiológica do joelho: uma meta-análise. Cartilagem. Outubro de 2020;11(4):512-520. doi: 10.1177/1947603518798884. Epub 2018 15 de setembro. PMID: 30221987; PMCID: PMC7488952.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos