óleo_de_cártamo_capsulas

Óleo de cártamo

Óleo de cártamo – O que é, benefícios e como consumir?

O óleo de cártamo é fonte de ácidos graxos essenciais, as famosas gorduras “boas” que trazem uma série de benefícios à saúde.

Tanto que é considerado um alimento funcional devido aos diversos nutrientes com propriedades e benefícios ao organismo humano.

O uso da planta cártamo data antes da era Cristã, sendo utilizado para fins culinários e na produção de corante amarelo para tingir e aromatizar alimentos. Porém, foi descoberto que a partir de suas sementes é possível extrair um óleo alimentar de elevado valor dietético que possui diversos benefícios.

Tanto que hoje, o óleo de cártamo é muito usado como suplemento alimentar, para ser um método alternativo e complementar no emagrecimento e nas condições de saúde, além de contribuir na performance.

O que é o óleo de cártamo?

O óleo de cártamo é um alimento funcional extraído das sementes oleaginosas da planta Carthamus tinctorius L, nativa das regiões áridas da Índia.

Pertencente à família das Asteraceae, a planta possui uma raiz profunda que lhe permite sobreviver em climas mais secos.

O cártamo também é conhecido pelos seus nomes comuns: açafrão-bastardo, açafroa, açafrol e falso açafrão. Ou ainda, por seu nome em inglês: safflower, safflor ou bastard saffron.

O óleo extraído das sementes da planta é rico em ácidos graxos do tipo mono e poli-insaturados, representando cerca de 90% da sua composição.

Desses, torno de 80% é de ácido linolênico e 12% de ácido oléico, gorduras do tipo ômega 9 e 6, respectivamente.

Entram em sua composição ainda uma pequena porcentagem de ácido palmítico e de ácido esteárico, todos com tamanho médio de cadeias de carbono.

Por isso, o Óleo de Cártamo é considerado o que apresenta maior teor favorável de gorduras poli-insaturadas. Sendo inclusive fonte de vitamina E que desempenha potente ação antioxidante.

Os ácidos graxos essenciais, ômega 6 e ômega 9, colaboram com o metabolismo de gorduras, contribuindo com a diminuição da inflamação das células, possibilitando um aumento da oxidação de gordura (queima) e melhorando a recuperação muscular. Pode ainda contribuir no controle do colesterol, manutenção e integridade das células.

Suas propriedades antioxidantes contribuem com a diminuição dos radicais livres, protegendo as células. O sistema cardiovascular e cerebral se beneficia dessa ação e dessa forma possibilita uma melhoria dos dois sistemas para um funcionamento mais equilibrado.

O ácido linoleico (Ômega 6), componente majoritário do óleo de cártamo, também atua como anti-inflamatório, estando envolvido na biossíntese de prostaglandinas, as quais ajudam a reduzir inflamações.

Por conta destes e outros benefícios, o óleo de cártamo passou a ser um suplemento bastante procurado e pode ser encontrado na forma de cápsulas.

Para que serve o óleo de cártamo?

Os benefícios do consumo de Óleo de Cártamo tem sido objeto de estudo e seu uso demonstrou ser extremamente benéfico à saúde.

O óleo de cártamo possui ação antioxidante e anti-inflamatória, dentre os benefícios descritos na literatura, destacam-se: redução da concentração de triglicerídeos, colesterol total e colesterol LDL e redução das lesões ateroscleróticas. Os estudos concluem um auxílio do sistema cardiovascular e na pressão arterial. 

Ele também fortalece o sistema imunológico, contribui na diminuição das celulites e redução de rugas, reduzindo a inflamação cutânea.

Trabalhos mostram que o óleo de cártamo contribui para o emagrecimento, uma vez que pode atuar no metabolismo ajudando melhorar a oxidação de gorduras (queima). Por possuir ácidos graxos de cadeia média, contribui também na saciedade.

Além disso, tem uma atuação na recuperação muscular, diminuindo a fadiga da musculatura e regeneração dos tecidos após os treinos.

Controle do colesterol:

O suplemento de óleo de cártamo, quando usado na dosagem recomendada, pode auxiliar na redução do colesterol ruim (LDL) de 12 a 20%. Além disso, também resulta na dos níveis de colesterol total do sangue.

Estudos também apontam a redução dos níveis de triglicérides com o uso desse suplemento. Desse modo, os estudos mostram que o óleo de cártamo pode atuar na auxilio contra as doenças cardiovasculares.

Ação Antioxidante:

O óleo de cártamo possui efeito antioxidante, dessa forma, ajuda a combater os radicais livres, as substâncias prejudiciais resultantes tanto de processos metabólicos quanto de toxinas.

Com isso, além participar a proteger contra doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, também participa contra o risco cardíaco e ajuda a retardar o envelhecimento celular pela neutralização de radicais livres.

Prevenção do mal de Alzheimer:

Por conta da sua ação antioxidante, o óleo de cártamo protege os neurônios e pode colaborar para diminuir a ocorrência do mal de Alzheimer.

Prevenção de doenças cardiovasculares:

O óleo de cártamo possui capacidade de diminuir o colesterol, prevenir lesões arterioscleróticas e reduzir a pressão arterial. Desse modo, atua na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuindo significativamente os riscos desses quadros.

Ação anti-inflamatória:

Sua ação anti-inflamatória se deve principalmente pelo alto índice de ômega 6 presente no óleo de cártamo.

Ao atuar na síntese de prostaglandinas, em especial, a prostaglandina E1 (PGE1) e prostaglandinas E2 (PGE2), seu uso ajuda a reduzir inflamações, fortalecer a parede dos vasos sanguíneos, entre outras ações.

Óleo cártamo emagrece?

Cada vez mais os pesquisadores vêm descobrindo os benefícios do óleo de cártamo para a saúde.  Dentre eles, o óleo se mostrou um aliado no emagrecimento e perda da gordura localizada quando em conjunto com uma dieta balanceada e exercícios físicos diários.

O consumo de óleo de cártamo pode aumentar a produção do hormônio adinopectina, responsável por auxiliar no controle da produção de insulina.

Assim, ele facilita o processo de utilizar a gordura como fonte de energia, aumentando a oxidação de gordura.

O óleo de cártamo também contém substâncias capazes de inibir a ação de uma enzima específica, a LPL, Lípase Lipoproteica, cuja função é transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal.


Assim, quanto maior a atividade da enzima LPL, maior também será quantidade de gordura é armazenada e o volume do tecido adiposo, dessa forma, ganhamos peso em gordura.

Porém, quando ocorre o bloqueio da lípase lipoprotéica, essa transferência da gordura para as células não acontece, fazendo com que o corpo utilize a gordura já existente como fonte de energia.

Outro benefício do óleo de cártamo que ajuda a emagrecer é o aumento da sensação de saciedade, uma vez que ativa a liberação de leptina, hormônio que informa que já estamos satisfeitos.

Assim, teoricamente há um menor consumo de alimentos e consequentemente menos ingestão calórica.

Além de fornecer estes auxílios no processo de perda de peso, o produto também aumenta a produção de energia, auxiliando no desempenho esportivo e na recuperação pós-treino.

Óleo de cártamo benefícios

óleo_de_cártamo_1

O óleo de cártamo possui diversas propriedades benéficas e pode ser aplicado tanto como uma das prevenções quanto para complementar o tratamento de condições de saúde.

Dentre os principais benefícios do uso regular do óleo de cártamo estão:

– Ação antioxidante-

 Propriedades anti-inflamatórias

– Associado a outros tratamentos, possível redução das concentrações de triglicerídeos, colesterol total e Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL)
– Pode contribuir amenizando as chances da oxidação da LDL

– Saúde cardiovascular

– Sistema imunológico

– Melhora vasodilatação, sendo benéfico na pressão arterial

– Auxilia melhorando a sensibilidade a insulina

– Coadjuvante nos métodos para perda de peso

– Gera a sensação de saciedade

– Auxilia em uma melhora na celulite.

Óleo de cártamo como tomar?

O óleo de cártamo em cápsulas é uma maneira prática para suplementar e garantir os benefícios dessa substância.

Sugere-se tomar 2 a cápsulas do Óleo De Cártamo duas vezes ao dia, antes das principais refeições. Ou seja, cerca de 30 minutos antes do almoço e do jantar.

Para os praticantes de atividades físicas, essa indicação pode subir para três cápsulas por dia, sendo uma antes do almoço, uma antes do jantar e uma antes do treino. Isso, porque, esse suplemento estimula a recuperação dos tecidos após os exercícios.

Porém, é essencial que se procure um médico ou nutricionista para orientar a dosagem correta para cada pessoa. Visto que, para proporcionar os resultados desejados, a administração do produto deve estar de acordo com sua rotina de treinos e seus hábitos alimentares.

Apesar de não ter contraindicações quando utilizado adequadamente e na quantidade recomendada, seu consumo excessivo pode trazer efeitos negativos ao corpo e à saúde.

Esse produto deve ser evitado por grávidas, lactantes e crianças, as quais devem consultar o médico ou nutricionista antes do consumo.

Conclusão

O óleo do cártamo é comercializado em forma de cápsulas como suplemento alimentar e pode ser utilizado seja em beneficio de alguma anormalidade, de forma preventiva ou como auxiliar no desempenho, uma vez que traz inúmeras propriedades benéficas à saúde humana.

Seu uso auxilia na manutenção de uma boa saúde, porém, é difícil obtê-lo através de uma dieta normal, pois seu óleo na culinária não é característico da dieta do brasileiro. Portanto, é necessária a busca por outras fontes, como as cápsulas de óleo de cártamo.

O uso do suplemento de óleo de cártamo está associado à proteção cardiovascular, do auxílio para pacientes com diabetes, colesterol e como um método complementar a redução da gordura corporal.

Por si só, o óleo de Cártamo tem benefícios na perda de peso, entretanto, quando em conjunto com bons hábitos e outras substâncias, permite resultados ainda mais satisfatórios

Se você ainda tem dúvidas sobre o Óleo de Cártamo, sempre verifique a composição do produto. Composições sem aditivos químicos por exemplo.

Sempre busque por produtos de qualidade e certificados pela ANVISA.

Revisado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

HANN, Vitória Boelter et al. ERMOGÊNICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE ÓLEO DE COCO, ÓLEO DE CÁRTAMO E CLA. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 43, n. 8, p. 10-19, fev. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/nutricao/Downloads/408-Texto%20do%20artigo-1721-2-10-20140105%20(1).pdf

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos