Óleo_de_prímula_emagrece

Óleo de prímula emagrece?

O óleo de prímula é sugerido como um dos fitoterápicos que auxiliam na perda de peso e traz outros benefícios para saúde tanto das mulheres quanto a dos homens.

O óleo extraído da planta prímula-da-noite possui diferentes propriedades medicinais que ajudam desde a melhora da pele, da saúde cardiovascular até a diminuição da tensão pré-menstrual.

Porém, o óleo de prímula chama atenção também por outro benefício, a perda de peso.

Com lugar de destaque na lista dos melhores fitoterápicos para auxiliar na perda de peso, o novo queridinho do mundo fitness pode contribuir com a redução do apetite e ser um método complementar e alternativo na perda de peso.

Uma das ações que os estudos vêm buscando do óleo de prímula é o seu efeito na oxidação de gorduras (queima), entretanto, outros mecanismos são vistos como contribuintes a perda de peso.

Além de estimular a queima de gordura, muitas ações do óleo de prímula contribuem para a perda de peso.

Problemas com a balança são multifatoriais. Envolvem desde desequilíbrios hormonais, genética, à má alimentação e sedentarismo.

O óleo de prímula é rico em ácidos graxos poli-insaturados, os quais possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a combater a inflamação crônica causada pelo excesso de peso.

O organismo quando inflamado, dificulta a perda de peso. O óleo de prímula pode amenizar esta inflamação e facilitar o emagrecimento.

Outra ação do óleo de prímula para a perda de peso é o reequilíbrio hormonal.

Além de melhorar o controle da glicose sanguínea, ele prolonga a sensação de saciedade, fazendo com que se sinta menos fome e se consuma menos alimentos.

Os benefícios do óleo de Primula para a perda de peso estão sendo investigados por inúmeras pesquisas.

Alguns estudos estão demostrando que o óleo de prímula estimula a oxidação de gordura por um mecanismo que ainda não foi bem explicado, entretanto, ainda há muitos outros estudos para serem feitos.

Óleo de prímula reduz gordura abdominal?

A gordura abdominal não é só motivo de incomodo estético, como também pode afetar a saúde. Por isso, homens e mulheres buscam formas de reduzi-la.

Além de indesejável, esta gordura é difícil de eliminar. Mas a combinação de dieta, exercício e suplementos podem ajudar.

Um dos suplementos naturais que vem sendo apontados como um dos meios para ajudar no emagrecimento é o óleo de prímula.

Rico em ácido gama-linoleico (GLA), uma gordura pertencente à família do ômega-6, pode ser um complemento na dieta, ajudando na oxidação de gordura na utilização de energia.

Mas como todo suplemento não age sozinho, o óleo de prímula precisa estar aliado a uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.

Conforme pesquisa sobre o ácido gama-linoleico realizada em 1979, o GLA, principal componente do óleo de prímula, ativa o tecido adiposo marrom, responsável pela geração de calor e queima de calorias.

Nesta, 38 pessoas foram divididas em dois grupos. Aquelas que tomaram quatro cápsulas de óleo de prímula durante o período de oito semanas perderam, em média, 9 quilos comparadas àquelas que não tomaram.

Sendo assim, o óleo de prímula emagrece principalmente, devido à presença do ácido gama linoleico em sua composição, o qual ainda promove outros benefícios secundários que contribuem para a perda de peso.

Os principais fatores que fazem com que você perca peso mais facilmente usando o óleo de prímula são:

– Participa do metabolismo das gorduras;

– Redução do valor glicêmico das refeições;

– Controle do apetite;

– Reequilíbrio da função hormonal;

– Potencialização do metabolismo;

– Contribui no metabolismo do colesterol

– Ajuda no equilíbrio da saúde cardiovascular.

Apesar disso, é importante salientar que o óleo de prímula por si só não emagrece. Ele apenas facilita a perda de peso e deve estar alinhado a uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividade física.

Para que é indicado o óleo de Prímula?

O óleo de prímulavem sendo utilizado há muitos anos para o tratamento de diversos problemas na pele pelos índios americanos.

Após descoberta sua propriedade com regulador hormonal natural, passou a ser amplamente usado para aliviar sintomas da TPM e menopausa.

Recentemente o óleo de prímula foi redescoberto pelo mundo fitness, através das evidências de que ajudaria a controlar o apetite e facilita a perda de peso.

Porém, estes não são os únicos benefícios do óleo de prímula.

Excelente anti-inflamatório, o óleo de prímula ajuda a combater inflamações de diversos tipo, tais como eczemas, dermatites, artrite reumatoide e demais doenças sistêmicas marcadas por inflamação crônica.

Os ácidos graxos presentes no óleo de prímula também possuem ação benéfica para a saúde cardiovascular. Seu uso ajuda a regular os níveis de colesterol, reduzir a pressão arterial, melhorar o fluxo sanguíneo, prevenir a agregação plaquetária, entre outros.

Além de tratar infecções da pele, apresenta ótimos benefícios com a finalidade estética ao melhora da elasticidade, hidratação e firmeza da pele. Ajuda ainda a tratar casos de acne.

As mulheres se beneficiam muito com o uso do suplemento de óleo de prímula uma vez que este pode auxiliar em casos de desequilíbrio hormonal e até mesmo de infertilidade feminina.

O uso regular do óleo de prímula pode melhorar a tensão pré-menstrual, atenuar cólicas e combater os famosos “calorões” da menopausa.

Se não bastasse todos esses benefícios, contribui com a perda de peso e controle de apetite.

Esses benefícios podem ser encontrados no Óleo de Primula:

– Reduz os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) e menopausa;

– Pode auxiliar na proteção do sistema cardiovascular;

– Melhora vasodilatação podendo contribuir na pressão arterial;

– Auxílio na circulação sanguínea;

– Contribui com outros tratamentos em distúrbios da pele;

 – Fortalecimento do sistema imunológico;

– Tratamento coadjuvante aos tratamentos da artrite reumatoide; – Método alternativo para auxiliar na perda de peso.

Qual melhor horário para tomar óleo de Prímula?

O melhor horário para tomar óleo de prímula é próximo as principais refeições, uma vez que o composto é melhor absorvido na presença de alguma fonte de gordura.

Se o seu objetivo for o emagrecimento, o ideal é tomar óleo de prímula cerca de 30 minutos antes das refeições, pois assim, dará tempo dele agir e diminuir o apetite.

Dessa forma, além de ser bem absorvido e estimular a queima de gordura, ele também fará com que você coma menos, favorecendo ainda mais a perda de peso.

Siga a recomendação quanto ao consumo de cápsulas de Óleo de Primula. O ideal é estar na faixa de 500mg por dia, ingerir com água, antes das principais refeições como almoço e jantar.

Revisado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E

OBSTETRÍCIA. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E

 

COMUNIDADE. Tensão pré-menstrual. Associação Médica Brasileira e Conselho

Federal de Medicina, 2011.

 

PAIVA, S. P. C.; PAULA, L. B.; NASCIMENTO, L. L. O. Tensão Pré-Menstrual (TPM):

uma revisão baseada em evidências científicas. FEMINA, Rio de Janeiro, v. 38, n. 6,

  1. 311-315, 2010.

 

SANTOS, T; LOPES, G. Tensão pré-menstrual (tpm): fitoterapia baseada em

evidências. Revista UNINGÁ, v. 24, n. 3, p.139-145, out./dez. 2015.

 

PRUTHI, S. et al. Vitamin E and evening primrose oil for management of cyclical

mastalgia: a randomized pilot study. Altern Med Rev., Sandpoint, v. 15, n. 1, p. 59-67,

2010.

 

HIME, Lúcia de Fátima Cahino da et al. Efeito do ácido gama-linolênico sobre a hipertensão

arterial e gordura corporal em mulheres após a menopausa. Disponível em:

2004.https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-403574

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos