A alimentação saudável, é um dos pontos chaves para aumentar a disponibilidade de nutrientes no organismo.

Sem uma alimentação diversificada, existem as deficiências de vitaminas e minerais, e essa deficiência pode aumentar o aparecimento de sinais pelo corpo.

O nosso corpo ele dá prioridade para nos manter vivos, todos os nutrientes consumidos pela alimentação são destinados para suas funções.

Funções essa como formar energia, manter a glicemia, manter os músculos contraindo e relaxando, mantendo o cérebro funcionando.

Muitas vezes as quantidades que consumimos desses nutrientes são inferiores para manter TODAS as funções em funcionamento correto.

Então, começamos a sentir alguns sintomas característicos da ausência desses nutrientes.

Muitos sintomas têm relação com falta de energia, acordar cansado, estresse durante o dia, olheiras, cabelos quebradiços e opacos, unhas com manchas, quebradiças entre outros sintomas.

O cabelo e as unhas são normalmente os lugares aonde o corpo dá menos importância, justamente por serem externos.

Quando se tem uma deficiência de nutrientes, os primeiros sinais aparentes serão refletidos muitas vezes na saúde capilar e a saúde das suas unhas.

A pele normalmente sofre também influências da deficiência de nutrientes.

O cabelo é uma estrutura feita por proteína chamada de queratina. As proteínas são extremamente necessárias no corpo, sem elas, não existe músculo, não existem enzimas, DNA, células do sistema imunológico.

Quando se tem uma doença, uma infecção por um vírus, como aconteceu com o COVID, muitas pessoas relataram a queda de cabelo.

Isso novamente demonstra que o corpo usa tudo que ele tem para manter aquele corpo, nas infecções e inflamações, muito da proteína é destinada para funções para diminuir essa infecção e inflamação, resultando em uma menor quantidade de proteína sendo destinada aos fios de cabelo.

O cabelo por ser altamente sensível, sobre agressões dos raios solares, poluição, produtos inadequados, incluindo: shampoo, cremes, condicionadores, tintura, química, etc. Tudo isso vai deixando-o mais suscetível a quebras.

No entanto, se realmente existe um contato por essa parte, se existem orientações de profissionais para o seu cabelo, talvez o erro esteja na alimentação.

Dentro de um contexto alimentar saudável aonde comemos uma diversidade grande de vegetais, legumes, frutas, cereais e tubérculos, proteínas, podemos ter acesso a uma maior variedade de vitaminas e minerais.

Algumas dessas vitaminas são: vitamina A, vitamina C, vitamina E, Biotina e alguns minerais como ferro, selênio.

Essas vitaminas são importantes para a saúde do cabelo e é preciso ver se o seu consumo pela alimentação está ofertando uma boa quantidade dessas vitaminas e minerais. Isso porque além do cabelo, existe a demanda do corpo, que é a prioridade.

Qual o melhor suplemento para diminuir queda de cabelo?

1-Biotina

Uma das vitaminas muito faladas para a saúde capilar é a Biotina. A biotina é um nutriente que age na manutenção, saúde e formação dos fios capilares, além da pele. As fontes de alimentos são: amêndoas, avelas, cereais, ovo, amendoim entre outros.

A biotina está relacionada com a formação de aminoácidos, ácidos nucleicos. Com isso, temos uma vitamina que garante a formação de proteínas justamente pela sua ação nos aminoácidos.

A Biotina é tão conhecida como vitamina para o cabelo que, o seu nome secundário é vitamina H “h de hair – cabelo”.

A suplementação de biotina pode ter uma estratégia para indivíduos com queda de cabelo acentuada, ou alopecia. Em questão das quantidades vão virar de acordo com a individualidade de cada pessoa. Se acaso não houver quantidades suficientes na alimentação, o médico ou nutricionista irá prescrever quantidades individualizadas.

A biotina veio nesse período de pandemia estudada pelo seu tratamento na perda do paladar. Fato esse relatado em pacientes pós COVID, bem como a queda de cabelo.

2-Vitamina A

A vitamina A está relacionada com a produção de queratina e colágeno, que são essenciais na composição do fio capilar. Além da sua importância para o fio capilar, a vitamina A tem papeis essências no organismo, como papel antioxidante, controlando a quantidade de níveis dos radicais livres. As fontes de vitamina A são: fígado, rim, nata, leite, gema de ovo, queijo e peixes. Já no caso do carotenos são: cenoura, abobrinha, batata-doce, manga, pimentão.

A suplementação de vitamina A segue a mesma linha de raciocínio da biotina, precisa ter orientação médica.

3-Vitamina C

A vitamina C atua como um antioxidante muito potente, diminuindo neutralizando os radicais livres. Para o cabelo, ela atua na produção de colágeno. O colágeno é uma das principais proteínas produzidas no corpo. Além da vitamina C participar do processo de formação do colágeno, a vitamina C aumenta a absorção do ferro, um mineral que também tem papel importante na saúde capilar.

4-Vitamina D

Já a vitamina D, dentre as vitaminas relacionados com a saúde do cabelo, ela tem a função de preservar a saúde do couro cabeludo, além de ser antioxidante e anti-inflamatória.

5-Vitamina E

Potente antioxidante que tem como função proteger as células do envelhecimento precoce, causado pelos radicais livres. Dessa forma, aumenta a saúde do cabelo e do couro cabeludo.

6-Ferro

O ferro é um mineral que na sua deficiência, podemos ver uma brusca queda de cabelo, no entanto, o excesso de ferro também pode causar distúrbios capilares. Mas, o primeiro caso, na deficiência é mais comum.

7-Selênio

O selênio é um mineral que facilmente conseguimos bater a quantidade pela alimentação, 2 unidas de castanha do Pará ter boas quantidades de selênio. O selênio participa do crescimento e fortalecimento dos fios do cabelo.

8-Zinco

O zinco é um dos minerais mais importantes a saúde capilar, visto que, outras vitaminas, minerais e enzimas dependem dele para exercerem suas funções no crescimento e fortalecimento do cabelo.

Vale ressaltar que foram citadas algumas vitaminas e minerais importantes para a saúde capilar, no entanto, não são todas que estão listadas. Isso porque, as vitaminas agem em sinergia, ou seja, umas precisam das outras para desempenharem suas funções.

Além disso, nenhuma suplementação isolada vai fazer o cabelo crescer, a base é a alimentação, os suplementos vão entrar para aumentar esses nutrientes deficientes, se for o caso.

Por isso, uma alimentação bem variada e diversificada irá oferecer uma maior quantidade de nutrientes que serão importantes para todo o processo de crescimento, manutenção e fortalecimento do cabelo.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista – CRN3-49635

CRUZ, Patricia et al. Nutrição e saúde dos cabelos: uma revisão. Advances in NutritionalSciences, v. 1, n. 1, p. 33-40, 2020.

GUEDES, Jessica Marcelino; AZEVEDO, Maria da Glória Batista; FALCÃO, Juliana de Souza Alencar. ANÁLISE DA ESTABILIDADE DE XAMPUS CONTENDO PANTENOL E VITAMINA A UTILIZADOS PARA O CRESCIMENTO DOS FIOS CAPILARES. Educação, Ciência e Saúde, v. 2, n. 1, p. 20, 2015.

LEITE, Jorge Alberto Torres Madeiro et al. Nutrição e saúde dos cabelos: uma revisão (Hairnutritionandhealth.

NOVAES, Vitória Vilela et al. Uso da biotina na prevenção e tratamento da queda capilar: uma revisão da literatura. 2021.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos