para que serve colageno tipo 2 com magnesio

Para que serve colágeno tipo 2 com magnésio?

Hoje em dia se tem uma pauta muito grande sobre suplementos e suas ações no corpo. Já sabemos que a suplementação é uma ótima estratégia para adicionar benefícios a nossa saúde, utilizada muitas vezes como estratégia para complementar a alimentação.

Fato esse que, as suplementações a cada ano são mais vendidas e requisitadas para adequar e complementar a saúde de várias pessoas. Sendo uma das estratégias mais naturais de se conseguir manter níveis dos nutrientes e vitaminas.

Uma dessas suplementações que vem cada vez mais ganhando espaço e obtendo diversos estudos é o colágeno tipo 2 e o magnésio.

O colágeno tipo 2 é uma proteína estrutural, que é utilizada como suplementação, muito estudada pela sua ação na cartilagem, em doenças que envolvem as articulações, diminuição de elasticidade.

Já o magnésio é um mineral essencial para o corpo, envolvimento em diversos processos metabólicos, cofator de enzimas, auxilia no relaxamento da musculatura entre outras ações.

Não existe correlação comprovada da suplementação de colágeno e magnésio em conjunto, no entanto, ambas substâncias tem suas funções no organismo.

O colágeno sendo uma proteína favorece a construção e o aumento de novas proteínas no organismo. Existe uma queda da produção do colágeno após os 30 anos e é aonde se vê a maior parte dos estudos com essa suplementação.

Após os 30 anos, quando a produção de colágeno diminui, o organismo vai dando prioridade para utilizar a proteína ingerida através da alimentação para locais mais importantes, e é por conta disso, que tanto a pele, quando unhas e cabelo sofrem com essa falta de proteína.

Isso porque, o organismo na maioria das vezes precisa de proteína para compor os músculos, formação de DNA, formação de enzimas, e as estruturas externas ao corpo como unhas, pele e cabelo passam a não ser tão importantes.

Visando isso, a suplementação pode ser uma estratégia para aumentar o balanço nitrogenado do corpo, ou seja, aumentar a ingestão de proteínas pela alimentação e ou suplementação.

O colágeno tipo 2 ele vai te auxiliar como método estratégico nas dores causadas pelas doenças como artrite reumatoide, lesões que podem ser ocasionadas por atividades de alto impacto, osteoartrite. Para você que já tem idade acima dos 30 anos e que quer começar a aumentar a produção de colágeno endógeno, para complementar as proteínas da alimentação.

A suplementação de colágeno visa aumentar a produção endógena do colágeno interno, ou seja, é preciso de uma alimentação saudável para ter os outros nutrientes que fazem parte dessa síntese.

O magnésio por sua vez, é um mineral que atua em basicamente todo corpo. Temos algumas formas de suplementação de magnésio: dimalato e quelato.

Ambas formas irão favorecer e aumentar a biodisponibilidade do magnésio, para assim, ele conseguir desempenhar todas as suas funções no organismo.

O magnésio quelato e o magnésio dimalato possuem uma proteção, que vai ajudar nessa absorção, para que ela seja mais eficiente.

Pelo magnésio participar de várias formas no organismo, ele age em sinergia com outros nutrientes e que precisam estar em doses adequadas também como cálcio.

Quais são os benefícios do colágeno tipo 2 com magnésio?

As funções do magnésio são

– Auxilia na recuperação muscular

– Cofator de enzimas que agem no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras

– Auxilia no transporte da glicemia

– Participa e auxilia no sistema imunológico

– Auxilia na formação óssea juntamente com o cálcio

As funções do colágeno são:

– Auxilia e participa na formação da cartilagem

– Um método complementar para tratamentos de doenças articulares como osteoartrite, artrite reumatoide entre outras

– Estimula a produção de colágeno endógeno

– Efeito antioxidante

– Diminui dor em doenças articulares

Tanto a suplementação de colágeno quanto a suplementação de magnésio podem ser feitas juntas ou isoladamente pois um nutriente não tem correlação com outro.

No entanto é importante ter uma orientação nutricional ou médico para iniciar quaisquer umas das suplementação, visto que o magnésio em grandes quantidades pode atrapalhar na absorção de outros nutrientes.

Por isso, nunca comece uma suplementação sem saber o que realmente você precisa, quais são suas necessidades, se existe deficiência daquele nutriente pela sua alimentação.

Nenhuma das duas suplementações possuem efeitos colaterais e são liberadas pela ANVISA. Por mais seguro que seja, ainda assim há necessidade de saber suas necessidades.

Ambas suplementações podem ser tomadas todos os dias, e as quantidades são individuais para cada pessoa.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-349635.

Referência bibliográficos

SEVERO, Juliana Soares et al. Aspectos metabólicos e nutricionais do magnésio. Nutr. clín. diet. hosp, p. 67-74, 2015.

DE SOUSA MELO, Stéfany Rodrigues et al. Suplementação com magnésio sobre a performance de atletas: uma revisão sistemática. Research, SocietyandDevelopment, v. 9, n. 1, p. e117911754-e117911754, 2020.DOMINGUES, Maria Madalena Rodrigues Antanoa. Magnésio. 1991.    

Sütő G. A nem denaturált 2-es típusúkollagénhatása az arthrosisra [Colágeno tipo II não desnaturado no tratamento da osteoartrite]. OrvHetil. 12 de setembro de 2021;162(37):1481-1484. Húngaro. doi: 10.1556/650.2021.32337. PMID: 34516398.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos