para que serve -oleo-de-cartamo

Para que serve o óleo de Cártamo?

Atualmente a procura de suplementos para facilitar a perda de peso é muito buscada.

As possibilidades de suplementos são inúmeras, no entanto, sabemos hoje que a suplementação tem como principal objetivo ser um intermediador e facilitador, mas não pode ser utilizada isoladamente.

O Óleo de Cártamo é um óleo é extraído da semente de Carthamustinctorius. É pertencente à família das Asteraceas, éspecie conhecida por diversos nomes, os mais comuns são açafrão bastardo, açafrão, açafrol, falso açafrão. O mesmo pode ser considerado uma planta rústica, resistente ás adversidades climáticas.

É uma planta anual, com flores amarelas ou alaranjadas, muitos ramos e uso pouco conhecido, exceto pelo seu óleo. Conhecido como uma planta medicinal, que tem propriedades e ação anti-inflamatória, sacietógena.

Vem sendo muito pesquisado e estudado atuando concomitante aos métodos de emagrecimento (déficit calórico e exercício).

As pesquisas feitas com óleo de Cártamo ainda são escassas, muitas dessas são feitas em animais, sendo então uma suplementação que gera dúvidas em cientistas e organizações de saúde.

Um dos objetivos relacionados com a suplementação de óleo de Cártamo é a sua correlação com a diminuição de peso, atuando também no perfil lipídico, ou seja, funções relacionadas na diminuição de colesterol LDL e triglicerídeos (TG).

A composição do óleo de Cártamo vem sendo muito estudada pois possui: ácidos graxos insaturados (90%), rico em ácidos graxos essenciais, em que o ácido oleico (w-9) representa 20 a 30% e ácido linoleico (w-6),70 a 87% na sua composição. Além disso, o óleo de Cártamo é uma fonte rica em α-tocoferois, que tem como principal função no organismo a de proteção contra os radicais livres, denominados como antioxidantes.

O Cártamo possui outras ações como analgesia, diurética e antioxidante, sendo todas essas funções interessantes para quem vem buscando o emagrecimento.

Hoje, muitas pessoas buscam fórmulas mágicas para o emagrecimento, buscando respostas em suplementos, produtos e etc.

No entanto, é importante entender que, o emagrecimento ele é atrelado a sua alimentação, seu estilo de vida e principalmente o equilíbrio entre tudo isso e a consistência em um planejamento alimentar adequado. A suplementação ela é válida e muito útil no momento em que tudo isso esteja alinhado e sendo feito.

O óleo de Cártamo ele ajuda no emagrecimento pois tem efeito de saciedade, com isso, a pessoa que está fazendo seu uso, acaba ingerindo menos calorias, por estar “saciada”.

A saciedade é um dos pontos principais do emagrecimento, quando esse elemento está desregulado, é um dos motivos com que se perde o instinto de fome e saciado e com isso o ganho de peso pode acontecer.

O óleo de Cártamo também tem função no sistema imunológico, visto que possui em sua composição tocoferóis que são altamente antioxidantes. Essa função antioxidante está relacionada com uma menor chance de envelhecimento das células, menor taxa de modificações no DNA da célula e consequentemente uma diminuição do início de distúrbios relacionados com o excesso de radicais livres.

Os radicais livres são moléculas produzidas pelas inspiração e expiração, são produzidos a todo momento, e são aumentados na medida em que existe uma exposição a poluição, cigarro entre outros. Estes atacam as células fazendo com que elas programem uma morte celular, e quando não acontece isso, os radicais livres modificam o DNA daquela célula e começa uma cascata de erros genéticos.

O óleo de Cártamo por possuir antioxidante ajuda na diminuição da oxidação dessas substancias.

Muitos dos estudos que apresentam a suplementação de óleo de Cártamo são feitos com camundongos. Por isso, é importante que toda a suplementação precisa ser orientada por um nutricionista ou médico.

Um dos estudos realizados com humanos feito em 2011, verificou a atuação do óleo de Cártamo no perfil glicêmico, marcadores inflamatórios e perfil lipídico. Foi avaliado a suplementação de 8g/d por 16 semanas.

Em conclusão, foi verificado que a suplementação de óleo de Cártamo pode fazer alterações metabólicas benéficas, houve redução da hemoglobina glicada (exame feito para verificar a curva da glicemia), este exame quando está alterado é correlacionado com resistência insulínica e diabetes.

Outro parâmetro que a suplementação de Cártamo atuou na redução foi da glicemia em jejum, aumento do HDL colesterol (colesterol “bom”) e diminuição da proteína C reativa (uma proteína que fica aumentada quando o corpo está inflamado).

No entanto, para se ter uma propriedade aceita pelos órgãos de saúde, precisam de mais estudos.

Outros estudos com animais mostram sempre a redução do apetite, redução de medidas e diminuição de porcentagem de gordura.

Uma alimentação equilibrada e controlada, a prática de exercícios físicos é a única maneira não invasiva de emagrecimento que conhecemos hoje, e é a mudança do comportamento alimentar que vai sustentar o emagrecimento a longo prazo.

O Óleo de Cártamo é uma suplementação que irá facilitar o processo e contribuir com os resultados.

Benefícios do Óleo de Cártamo

Aumento da saciedade: as gorduras são as principais formas de aumentar a saciedade no estomago e com isso diminuir o apetite. O óleo de Cártamo possui essa função sacietógena pela sua composição ricas em ácidos graxos insaturados e poli-insaturados, conferindo a diminuição do apetite.

Efeito antioxidante: pela presença de tocoferóis, o óleo de coco possui um potencial antioxidante muito alto, atuando diretamente contra os radicais livres e diminuindo inflamações, processos e condições patologias e envelhecimento precoce causado por essas moléculas.

Efeito anti-inflamatório: o óleo de Cártamo possui em sua composiçãoo ácido oleico (w-9) que representa 20 a 30% e ácido linoléico (w-6) que representa de 50 a 70% na sua composição. Ambos fazem parte da cascata anti-inflamatória no organismo, que tem como função atuar nas inflamações e reduzi-las. São associados também com a saúde cardiovascular e diminuição de LDL e aumento de HDL.

Exercício físico: praticantes de exercícios físicos extenuantes e intensos podem se beneficiar com o óleo de Cártamo, justamente pelas suas funções anti-inflamatórias, o óleo de Cártamo atua na redução da dor muscular pós treino.

Perfil lipídico: muitos estudos demostram a efetividade do óleo de Cártamo na no perfil lipídico, conseguindo aumentar níveis do colesterol HDL.

Em conclusão o Óleo de Cártamo pode ser uma ótima suplementação para quem busca um emagrecimento natural e saudável. Com o auxílio dessa suplementação, óleo de Cártamo pode contribuir coma redução da fome, e diminuição de medicas. Sabemos que esse efeito será promissor se houver um controle alimentar, a inclusão de alimentos mais naturais como vegetais, frutas e legumes, a redução de alimentos industrializados, somados a prática de exercícios físicos.

Os benefícios de óleo de Cártamo, modo de uso, recomendações de consumo podem ser vistas neste artigo, é só clicar aqui.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva –Nutricionista CRN-3-49635

DO NASCIMENTO, CINTIA JOSÉ; PILOTO, JULIANA ANTUNES DA ROCHA; TIYO, ROGÉRIO. NUTRACÊUTICOS PARA O EMAGRECIMENTO: UMA REVISÃO. REVISTA UNINGÁ REVIEW, v. 29, n. 2, 2017.

SCHULZE, BÁRBARA NICOLE et al. Efeito da suplementação de óleo de cártamo sobre o perfil antropométrico e Lipídico de Mulheres com Excesso de Peso Praticantes de Exercício Físico. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 18, n. 4, p. 89-96, 2014.

SILVA, Roberta Cristina de França et al. Avaliação dos parâmetros bioquímicos e gordura hepática de ratos wistar suplementados com óleo de cártamo submetidos ou não a exercício aeróbico. 2014.

XAVIER, David Ryan Santos et al. Impacto da suplementação de óleo de cártamo (Carthamustinctorius L.) e/ou exercício físico sobre a composição corporal de ratos wistar. 2015.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?