vitamina_k2

Para que serve vitamina k2 mk7?

Você sabe para que serve a vitamina K2 MK7? O nome pode parecer complicado, mas essa substância tem papel fundamental em diversos processos bioquímicos. Conheça os benefícios da vitamina K2 MK7 para sua saúde e a importância de suplementar.

A vitamina K sempre foi associada à coagulação sanguínea, mas essa é a função da vitamina K1.

Outra subclasse das quinonas tem chamado atenção pela manutenção da saúde dos ossos e do sistema cardiovascular. É a vitamina K2, em especial a variante MK7.

A Vitamina K é um conjunto de compostos químicos denominados quinonas. Essa classe de vitaminas é lipossolúvel, ou seja, necessita de gorduras para ser absorvida.

Elas são divididas em 3 grupos: a vitamina K1 (filoquinona) encontradas nos vegetais, a vitamina K2 (menaquinona) encontrada em animais e a vitamina K3 (menadiona) que é a sintética da menaquinona.

Enquanto a vitamina K1 ajuda na coagulação do sangue, a Vitamina K2 age no metabolismo do cálcio, o direcionando para a absorção nos ossos e evitando que ele se deposite em locais que não são apropriados, tais como artérias, articulações, coração, cérebro, rins e demais órgãos.

Mas o MK7? É que dentro da vitamina K2 existem diferentes variantes, dde MK-4 a MK-13, dependendo do comprimento da cadeia lateral.

A Vitamina K2 – MK-7, na forma de menaquinona, é a mais biodisponível, com uma meia-vida longa na corrente sanguínea após a ingestão oral.

Portanto, é a melhor forma para suplementar e obter os benefícios relacionados a esta vitamina.

Quais são os benefícios da vitamina k2 mk7?

https://www.youtube.com/watch?v=1L_uiztOReA&t=7s

A Vitamina K2 – MK-7 age na manutenção das funções adequadas de diferentes proteínas dependentes de vitamina K para sua ativação. Por isso, é considerada um co-fator de várias vias bioquímicas, sendo que a principal consequência está no melhor aproveitamento do cálcio pelo organismo.

Por promover o equilíbrio do cálcio no organismo, a vitamina K2 MK7 ajuda a reduzir deposição de placas de cálcio nas artérias e demais locais inapropriados e melhora a absorção de cálcio nos ossos.

Por isso, nem sempre um indivíduo que tem doenças ósseas, como osteoporose, tem deficiência de cálcio no organismo. Ele pode somente estar mal distribuído.

Nesse caso, tomar um suplemento de cálcio não irá adiantar e pode, inclusive, prejudicar ainda mais seu quadro, já que o cálcio está faltando nos ossos e não no organismo.

Por isso, a vitamina k2 tem se demonstrado importante para a manutenção da saúde dos ossos e do sistema cardiovascular. Porque ela leva o cálcio para o lugar certo.

Assim, o organismo utiliza o cálcio para construção de ossos fortes e não se deposita nas artérias, o que pode causar sérios problemas cardiovasculares.

Para entender melhor sua ação, a Vitamina K2 – MK-7 é responsável pelo processo de carboxilação da osteocalcina dentro dos ossos. De modo que possibilita que essa proteína fixe o cálcio no osso, promovendo a mineralização óssea.

Outro processo de carboxilação que a vitamina K2 participa é a da proteína Gla da Matriz (MGP), envolvida diretamente com a inibição da calcificação arterial.

Dessa forma, ajuda no impedimento da formação de placas endurecidas de cálcio nas artérias e reduz os riscos cardiovasculares.

Se você está buscando um produto totalmente natural e altamente biodisponivelque ajude na construção de ossos fortes e saudáveis e a melhor circulação nos vasos sanguíneos, a Vitamina K2seria a suplementação ideal.

Principais benefícios da vitamina K2 MK7:

vitamina-k2-beneficios


– Auxilia na melhoria da saúde óssea

– Auxilia no fortalecimento dos ossos

– Ajuda na prevenção de fraturas ósseas

– Tratamento coadjuvante de osteoporose

 – Ajuda na saúde dos dentes

 – Auxilia a saúde vascular

– Artérias mais flexíveis e diminuição da pressão arterial

– Atua na regulação dos níveis de cálcio nos ossos e nas artérias

– Atua no direcionamento do cálcio para os ossos

– Auxilia na desinflamação das articulações

Vitamina k2 mk7 efeitos colaterais

vitamina-k2-efeitos-colaterais

A suplementação de forma correta, nas doses indicadas e sob orientação de um médico ou nutricionista possui riscos mínimos de efeitos colaterais.

Porém, grandes doses de vitamina k2 pode causar anemia hemolítica e icterícia em bebes.

A suplementação com vitamina K2 é contraindicada para pessoas que fazem uso de anticoagulantes, mulheres grávidas, lactantes, pessoas que já sofreram infarto, acidente vascular cerebral, paradas cardíacas ou tem coagulação acima do normal.

É sempre recomendado que antes de iniciar o uso de qualquer suplemento ou medicamento um médico seja consultado. Assim, você evitar possíveis complicações causadas pelo consumo inadequado.

Como tomar vitamina k2 mk7 em cápsulas?

A vitamina K2 MK7 é a forma considerada biodisponível da menaquinona e a melhor maneira de suplementar, uma vez que possui uma meia-vida longa na corrente sanguínea após sua ingestão.

Por ser uma substância lipossolúvel, é melhor absorvido quando consumido perto das refeições.

A Vitamina K2 MK-7é melhor absorvida antes das principais refeições.


Conclusão

Ossos fracos pode ser resultado do mau direcionamento do cálcio no organismo. Mais do que aumentar o consumo de cálcio, deve-se fazer com que o organismo o aproveite de forma correta.

A vitamina K2 MK 7 promove a homeostase do cálcio, fazendo com que ele seja absorvido e fixado nos ossos e não nas artérias, rins, cérebro, onde pode causar diversos problemas.

 Alguns suplementos de Vitamina K2 MK-7 podem fornecer ao organismo a quantidade apropriada de Vitamina K2-MK-7 para que ela possa exercer suas funções e auxiliar na melhoria da saúde geral.

Antes de realizar a compra de vitamina K2 MK 7 é imprescindível verificar a qualidade do produto, verifique as marcas.

Revisado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

EBINA, Kosuke et al. Vitamin K2 administration is associated with decreased disease activity in patients with rheumatoid arthritis. Modern rheumatology, v. 23, n. 5, p. 1001-1007, 2013.

 

GAST, Gerrie-Cor M. et al. A high menaquinone intake reduces the incidence of coronary heart disease. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases, v. 19, n. 7, p. 504-510, 2009.

 

HUANG, Z.-B. et al. Does vitamin K2 play a role in the prevention and treatment of osteoporosis for postmenopausal women: a meta-analysis of randomized controlled trials. OsteoporosisInternational, v. 26, n. 3, p. 1175-1186, 2015.

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN N° 28, DE 26 DE JULHO DE 2018. Estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares.

 

IWAMOTO, Jun et al. Strategy for prevention of hip fractures in patients with Parkinson’s disease. World journal of orthopedics, v. 3, n. 9, p. 137, 2012.

 

IWAMOTO, Jun et al. Bone quality and vitamin K2 in type 2 diabetes: review of preclinical and clinical studies. Nutrition reviews, v. 69, n. 3, p. 162-167, 2011.

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos