Pode_tomar_colágeno_continuamente

Pode tomar colágeno continuamente?

O colágeno é um suplemento alimentar seguro e natural. Por ser tratar de uma proteína, o seu consumo não atinge uma toxicidade no organismo.

O recomendado é seguir as quantidades orientadas pelo médico ou pelo nutricionista, mas ainda assim, pela sua composição ele não causa toxicidade no organismo.

As proteínas são substâncias que são essenciais para sobrevivência no ser humano.

Está envolvida em todos os processos do organismo, desde a digestão até a excreção.

Todos os processos dentro das nossas células precisam das proteínas, elas compor as estruturas de todos os tecidos do organismo, são elas que estão no DNA da célula, com isso tem a nossa identidade celular.

O corpo é incapaz de sobreviver sem ter as proteínas. Por isso, conseguimos produzir proteínas no organismo, através da junção de aminoácidos.

As proteínas são sempre aproveitas no organismo e o excesso pode ser reabsorvido.

Em casos extremos onde há um excesso exacerbado, os rins fazem a excreção.

O que é algo que em constância, pode sobrecarregas os rins, o que normalmente não ocorre, pois pela alimentação não consegue este excesso. Por conta disso, a suplementação precisa ser orientada.

O colágeno é um conjunto de proteínas que dá estrutura e elasticidade para os tecidos e células.

É a proteína mais abundante no organismo. Pela sua importância, o organismo consegue produzi-la endogenamente.

No entanto, na medida em que envelhecemos, a produção de colágeno começa a diminuir, isso porque o organismo começa a dar prioridade para a formação de outras proteínas e o colágeno passa a diminuir.

Com a sua diminuição, o organismo começa a apresentar alguns sinais, como a falta de elasticidade da pele, aumento de atrito nas articulações causando dor, inflamação etc.

O colágeno desempenhapapéis de importância no organismo. Sua principal função é estrutural, ou seja, ele compõe tecidos, articulações, cartilagens, agindo contra impactos, lesões e atritos.

Atualmente o colágeno vem sendo utilizado como um método complementar de tratamento a longo prazo para algumas condições como por exemplo ajudar a aumentar os níveis de colágeno internos, ajudar na diminuição de sinais da pele como rugas, linhas de expressão e celulite, entre outras.

O que acontece se tomar colágeno em excesso?

O excesso de qualquer nutriente pode ocasionar uma resposta do organismo, muitas vezes o metabolismo já consegue compensar os excessos.

No caso de aminoácidos, o organismo normalmente sempre tem uma maneira de reutiliza-los.

Por mais que o organismo tem suas maneiras de controlar os excessos, as vezes o metabolismo não consegue, e precisa utilizar o rins para fazer a excreção.

A longo prazo, essa excreção de proteínas pelos rins pode sobrecarrega-lo, podendo causar condições patológicas.

É muito difícil chegar nesse ponto, como o colágeno é uma proteína, o seu uso é seguro.

Por isso é preciso respeitar as recomendações orientadas por um médico ou nutricionista e seguir as recomendações do fabricantes.

O consumo adequado de colágeno pode ser um ótimo método complementar para melhorar diversas condições que aparecem pela diminuição de síntese de colágeno no organismo.

Estudos veem demostrando alguns benefícios relacionados a suplementação de colágeno tipo II.

Um estudo realizado com mulheres na menopausa com risco de osteoporose, foi verificado que, a suplementação de cálcio juntamente com a suplementação de colágeno foi mais efetiva na diminuição nas taxas de risco para osteoporose.

Isso porque essa junção de cálcio e colágeno foi mais efetiva na formação óssea, contribuindo assim contra osteoporose.

O colágeno não age sozinho, ele precisa de vitaminas e minerais para auxiliar na sua síntese.

A vitamina C (ácido ascórbico) é o principal cofator para a síntese de colágeno ao transformar os aminoácidos prolina e lisina em hidroxiprolina e hidroxilisina.

Junto com a vitamina E, outro poderoso antioxidante, auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres.

Além disso, as vitaminas do complexo B auxiliam no bom funcionamento do sistema imune, sendo benéficas contra as doenças que acometem as articulações.

Isso só mostra que os nutrientes no organismo agem em sinergia, ou seja, cada nutriente precisa do outro para funcionar adequadamente. Da mesma forma ocorre com o colágeno.

O colágeno tipo II é normalmente correlacionado com a diminuição da inflamação das articulações, pois sua função prioritária é dar elasticidade, estrutura e firmeza para os tecidos, articulações.

Os principais benefícios correlacionados com a suplementação de colágeno tipo II são: – Ajuda na manutenção da saúde das articulações;

– Promove o conforto das articulações inflamadas;

– Melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações;

– Auxilia no alívio da dor e inflamação nas articulações;

– Ajuda a lubrificar as articulações;

– Auxilia na recuperação de lesões esportivas;

– Contribui para a síntese da cartilagem após fraturas;

– Ajuda pacientes com patologias autoimunes relacionados à articulação;

Qual a quantidade ideal de colágeno por dia?

A quantidade de colágeno vai depender da orientação do médico ou do nutricionista, considerando seus objetivos com a suplementação.

No entanto, é visto uma dose de 10mg a 400mg no comércio farmacêutico.

Lembrando que a suplementação não faz tudo sozinha, ela é apenas um método mais saudável e natural para aumentar a síntese de colágeno no organismo, é um complemento alimentar, e não o todo.

Por isso é importante que você tenha uma alimentação saudável, realize atividades físicas, tenha um boa qualidade no sono.

E evitar o consumo de alimentos industrializados, tabagismo e alcoolismo.

Busque suplementações seguras, certificadas pela ANVISA e com selo de qualidade. Verifique sempre a matéria prima e o local de venda da suplementação.

Aqui no Blog da Nutriblue você pode ler mais sobre o colágeno tipo II, um artigo completo sobre seus benefícios e efeitos. Clique aqui para saber mais.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN3-49635

Referencias Bibliográficas:

 

DA SILVA, Daniele Rodrigues et al. Suplementação de colágeno e vitamina D no tratamento da osteoporose e artrite reumatoide. Revista Interdisciplinar em Violência e Saúde, v. 3, n. 2, 2020. Disponível em: https://editoraverde.org/portal/revistas/index.php/revis/article/view/153

PORFÍRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 19, n. 1, p. 153-164, 2016.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1809-98232016000100153&script=sci_arttext&tlng=pt

VARGAS, D. M.; AUDÍ, L.; CARRASCOSA, A. Peptídeos derivados do colágeno: novos marcadores bioquímicos do metabolismo ósseo. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 43, n. 4, p. 367-370, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301997000400016&script=sci_arttext&tlng=pt

VELOSA, Ana Paula P.; TEODORO, Walcy R.; YOSHINARI, Natalino H. Colágeno na cartilagem osteoartrótica. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 43, n. 3, p. 160-166, 2003. Disponível em:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042003000300006&script=sci_arttext&tlng=pt

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Nutricionista - Taynara Caroline

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Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

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