Por que biotina emagrece

Por que biotina emagrece?

A biotina é uma vitamina, conhecida também como Vitamina b7 ou H, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, é absorvida em meio aquoso e não precisa de gordura para ser absorvida.

É uma vitamina que age em sinergia, precisa das outras vitaminas do complexo B para realizar suas funções no metabolismo.

Uma das principais funções da biotina é auxiliar no metabolismo dos macronutrientes que são carboidratos, gorduras e proteínas.

Ela age como cofator das enzimas, é como se fosse um suporte, sem ela, as enzimas não fazem o papel. Normalmente as enzimas tem papel de quebra, construção, transformação, redução e oxidação de nutrientes.

Como já falado anteriormente, a biotina é hidrossolúvel, em caso de haver excesso no consumo de alimentos fontes de biotina ou suplementação, ela é eliminada via urina.

Na alimentação conseguimos a biotina em vegetais, frutas, germe de arroz e alimentos de origem animal.

Por que biotina emagrece?

A biotina exerce papel fundamental no organismo tanto para fatores metabólicos como também para estrutura capilar, unhas, pele.

Muitas pessoas acham que o consumo elevado de biotina pode gerar o emagrecimento, mas na realidade não funciona assim. Nenhum alimento isoladamente tem a função do emagrecimento. A quebra de gorduras é um processo complexo que envolve diversos nutrientes, todos agem juntos.

A biotina no metabolismo tem a função de cofatora de enzimas, ela atua na formação de duas enzimas que fazem a quebra e construção de ácidos graxos (gordura) e a formação de um composto para o ciclo de Krebs (que é um processo que ocorre dentro da célula para a formação de energia).

Além disso, a biotina também participa de um processo que faz a quebra dos ácidos graxos, mas isso não quer dizer que ela emagrece.

A quebra dos ácidos graxos (gorduras) é apenas um único processo dos vários que irão gerar efetivamente a utilização da gordura como fonte de energia e assim “queimar gordura”.

A biotina ela tem a função de auxiliar a enzima a quebra as cadeias de ácidos graxos, mas tem algumas etapas antes disso e depois disso, por isso não pode falar que a biotina emagrece, ela é uma vitamina essencial para os processos de quebra de gordura.

Para realmente ter o processo de emagrecimento, precisa estar em déficit calórico (comer menos calorias do que gasta), ter uma alimentação rica em todas as vitaminas e mineiras, ter resultados de exames dentro da normalidade, justamente porque a quebra de gordura necessita de hormônios e se estes estiverem fora dos níveis adequados, pode ser que o emagrecimento seja dificultado. 

O que a biotina faz no corpo?

A biotina tem algumas funções essenciais: metabolismo energético, metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, absorção intestinal de outras vitaminas, hemoglobina, sistema imunológico, manutenção da pele e do cabelo, sistema nervoso, alopecia.

A biotina é essencial na quebra e formação de ácidos graxos (gorduras), ela é responsável pela formação de glicogênio.

O glicogênio é uma molécula grande e contém a união da glicose.

As glicoses se juntam e formam o glicogênio, essa é uma das formas que a glicose é armazenada no organismo. O glicogênio ele é armazenado no fígado e no músculo.

No fígado, o glicogênio tem funções te manter o corpo com glicose quando existe um jejum, dessa forma, nunca falta glicose para os órgãos como cérebro, próprio fígado, hemácias etc. Já no musculo, o glicogênio tem a função de ser utilizado como fonte de energia durante o treino.

Existe uma enzima que é responsável por quebrar novamente o glicogênio em glicose e assim ela pode ser utilizada como fonte de energia.

Já no intestino, a biotina age auxiliando na reabsorção de outras vitaminas do complexo B como B5, B12 e ácido fólico.

A biotina também é responsável pela a formação das que ficam no sangue como as células do sistema imunológico, linfócitos e anticorpos.

No cabelo, a biotina é muito indicada para casos como alopecia. Como ela participa da formação e metabolismo de proteínas, ela é indicada para tal. Os fios dos cabelos são compostos por proteínas. A biotina ainda desempenha função na saúde da pele, normalmente ela é adicionada em produtos estéticos.

Pela mesma questão dos cabelos, a biotina por fazer parte do metabolismo das proteínas, ajuda na formação de colágeno, principal proteína da pele. Nesses dois casos é importante ter uma alimentação equilibrada rica em proteínas, para realmente tudo isso acontecer, a suplementação de biotina não trabalha sozinha.

As proteínas são utilizadas pelo corpo todo, muitas vezes, baixo consumo de proteínas por dia, faz com que pouca dessa proteína seja destinada para pele, cabelo, por uma questão de prioridade. Por isso deve-se ter uma alimentação equilibrada.

Quais os efeitos colaterais de biotina?

A biotina por ser uma vitamina hidrossolúvel não tem efeitos colaterais, seu excesso pode ser excretado, no entanto, é preciso de uma orientação médica ou nutricional para prescrever a quantidade necessária.

Casa indivíduo terá uma necessidade diferente pela ingestão dos alimentos fontes.

Alguns estudos verificaram o excesso de biotina relacionados com acne, diarreia náuseas. Além disso, ela não deve ser usada em pessoas com alergias.

Gestantes, lactantes e crianças só podem tomar suplementos sob recomendação médicas.

Quando a biotina começa a fazer efeito?

A partir do momento que inicia uma suplementação, a biotina já começa a ser utilizada pelo corpo para atender a demanda das suas funções. A princípio existe um equilíbrio de biotina que o corpo necessita para manter as funções mais importantes.

Não dá para saber em quanto tempo a biotina mostra sua eficiência quanto alguns benefícios como cabelo, pele, isso vai depender das necessidades de cada pessoa e ingestão de biotina de cada indivíduo.

No entanto, existe uma média de 3 a 6 meses de suplementação.

Busque orientações com um nutricionista para saber se no seu caso a necessidade pelos problemas ou sintomas que você apresentar.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN3-49635

COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012.527-540.27246612016&pIdAnexo=4180868>.

DITTRICH, João Ricardo. Efeito de niveis suplementares de biotina no crescimento,estrutura e entegridade dos cascos de potros de 1 a 2 anos de idade. 1994.

Fonte: Quais são os benefícios da biotina?

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?