Quais os benefícios do óleo de abóbora

Quais os benefícios do óleo de abóbora?

O óleo de semente de abóbora, é um óleo derriçado das abóboras, normalmente do gênero Curcubitaceae.

A semente de abóbora conta com uma composição rica em gorduras poli-insaturadas, classificadas popularmente, gorduras boas.

No entanto, a semente de abóbora não tem somente gorduras boas. Possui uma boa quantidade de proteínas, em 15g de semente de abóbora tem em média 4,5g de proteínas, possui ainda um conteúdo de minerais como ferro (10,9mg em 100g), manganês (8,9mg/100g), fósforo (1090mg/100g), magnésio (10,9mg/100g).

Seguindo ainda essa linha de composição, a semente de abóbora possui um elevado conteúdo de ácidos oleico, linoleico e palmítico.

Pelo estudo realizado Rezig et al. (2012), oleico, linoleico e palmítico, com os percentuais de 44%, 35% e 16%.

Em algumas sementes de abóbora variantes do Brasil possui uma composição um pouco diferente, com 42,4% de ácido linoleico e 50,31% dos outros óleos.

Muitas pessoas acham que a presente de gorduras na alimentação é algo ruim, pelo contrário, dependendo da gordura (se for natural) é algo benefício para o organismo e ele precisa dessa gordura para formação de hormônios, parede celular da célula, controle da temperatura do copo, processos relacionados a sistema imunológico.

O organismo age em equilíbrio, precisa de todos os nutrientes, em quantidades ideais, tudo que está em excesso, faz com que aconteça uma compensação do organismo. O excesso que é prejudicial.

O óleo semente de abóbora é uma suplementação que pode ser utilizada como estratégia alimentar, se as gorduras ali presentes não estão sendo consumidas via alimentar.

Segundo estudos não conclusivos, o óleo de semente de abóbora possui propriedades antioxidantes, justamente porque a vitamina E presente na semente de abóbora possui essa função no organismo.

O efeito antioxidante da vitamina E diminui a produção de radicais livres que são formados diariamente pelo organismo, pela trocas de oxidação e redução.

Esses radicais livres são prejudicais a saúde, pois podem desencadear diversos inícios de patologias, pois eles levam a célula a morte, modificam o DNA, entre outras alterações. Uma alimentação rica em frutas, vegetais, sementes, tem uma boa quantidade de nutrientes que são antioxidantes. Por isso é muito importante e necessário ter o consumo diário desses alimentos e sempre fazendo um rodízio entre eles.

Em alguns casos, a suplementação é válida, já para compensar possíveis deficiências de nutrientes, devendo ser avaliado por um médico e nutricionista.

Outras substancias vistas no óleo de semente de abóbora, são os compostos bioativos e fitoesterois do topo lignana. Esses fitoesterois são substancias que estão presentes nos vegetais e plantas, como benefícios relacionados com o colesterol. Alguns deles estão relacionando a redução de colesterol LDL. Outros estudos mostram sua atuação no sistema imunológico e outras condições de saúde.

Outro composto bioativos visto na semente de abóbora é a cucurbitacina, sua função está relacionada com efeito anti-helmíntico, esse efeito é atribuído pela sua função contra infecções causadas por vermes.

É pela composição do óleo de semente de abóbora que vemos as funções dos nutrientes no organismo.

O óleo de semente de abóbora pela sua composição de ômega 6 e ômega 9 pode auxiliar como coadjuvante no tratamento de algumas patologias, bem como auxiliar no sistema imunológico e sistema cardiovascular.

Além disso, esses ácidos graxos tem funções essenciais nos processos antiinflamatórios e cascatas do sistema imunológico.

O óleo de semente de abóbora ainda conta com uma quantidade de carotenoides, que são responsáveis pelos papeis antioxidantes, sistema imune, saúde dos olhos, entre outros.

É visto que este alimento é rico em nutrientes e pode fazer parte de uma alimentação equilibrada, contribuindo de forma geral para saúde.

Benefícios do óleo de abóbora

Ação antioxidante – pela sua composição, o óleo de smeente de abóbora contribui contra os radicais livres.

Os radicais livres são produzidos a todo momento pelo organismo, seu excesso pode desencadear processos patológicos no organismo. No entanto, o nosso corpo tem proteções vindas de alimentos para combate-los. Por isso, a importância de se comer frutas, legumes, vegetais e outros alimentos naturais.

  • Contribui juntamente com outros nutrientes contra as inflamações – com a presença se ácidos graxos, o óleo de smenente de abóbora contribui para que chega uma quantidade de omega 6 e 9 e com isso eles podem contribuir se necessário no sistema imibolígoc, atuando na cascata antiinflamatória.
  • Coadjuvante para saúde cardiovascular – sua composição com ácidos graxos pode contribuir indiretamente com a saúde cadiovascular. Não é apenas o consumo de gorduras boas que fazem todo a proteção do coração, é necessário ter uma alimentação equilibrada, evitar consumo de fast foods, entre outros. E com isso, se entra as estratégias de suplementação para dar um aporte maior de nutrientes.
  • Contribui com a saúde no geral  – o óleo de semente de abóbora pode ser consumido se necessário para complemetar a alimentaçãos e houver necessaidade. Um médico irá orientar caso haja essa necessidade. Não suplemente por conta própria.

Por fim, a suplementação de óleo de semente de abóbora pode ajudar na saúde como um todo, não podendo ser utilizada isoladamente para correção de doenças ou distúrbios.

É importante a orientação de um médico para que aja uma suplementação adequada para cada caso.

Busque sempre marcas confiáveis e que possuam certificado na ANVISA.

Para saber mais sobre o óleo de semente de abóbora, você pode encontrar uma artigo completo aqui no blog da Nutriblue. Clique aqui.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN3-49635

APPLEQUIST, W. L.; AVULA, B.; SCHACEBERG, B. T.; WANG, Y. H.; KHAN, I. A. Comparative fatty acid content of seeds of four Cucurbita species grown in a common (shared) garden. Journal of Food Composition and Analysis, v. 19, n. 6-7, p. 606-611, 2006

NAVES, Luciana de Paula et al. Nutrientes e propriedades funcionais em sementes de abóbora (Cucurbita maxima) submetidas a diferentes processamentos. Food Science and Technology, v. 30, p. 185-190, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cta/a/RkfhMH5zWYS3fDprJKRXYYt/?lang=pt

SANT’ANNA, Lina Cláudia et al. Avaliação da composição química da semente de abóbora (Cucurbita pepo) e do efeito do seu consumo sobre o dano oxidativo hepático de ratos (Rattusnovergicus):[dissertação]. 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/102076/232793.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos