Quais são os benefícios do café verde

Quais são os benefícios do café verde?

O café verde (Coffea arábica L.), também conhecido pela sua nomenclatura em inglês greencoffee, é um suplemento alimentar que tem como premissa, sua atuação no emagrecimento.

O café verde é diferente do cafezinho do dia a dia, ele é um café que não passa pelo processo de torra, dessa forma, algumas substâncias são preservadas, como o ácido clorogênico e a cafeína.

O café verde só é realmente consigo ingerir na sua versão em cápsula, pois in natura ele é muito amargo.

Ambas substâncias tem sido estudas pelas suas ações termogenicos, e com isso aumentando o metabolismo.

As substâncias termogenicos elas não são responsáveis pelo emagrecimento, o seu efeito termogênico é pela capacidade dessa substância contribuir com o aumento do metabolismo, isso não significa que o emagrecimento vai acontecer.

O ácido clorogênico é um fitoquimico que é encontrado em altas concentrações no café verde, quando o café verde passa pelo processo de torrefação, ele ganha sabor e aroma, mas perde grande parte do ácido clorogênico.

Diversos estudos vem sendo feitos para mostrar o mecanismo de ação do café verde na perda de peso, no entanto, alguns estudos feitos mostram uma pequena perda de peso, no entanto, os efeitos no emagrecimento foram pequenos e ainda precisam de mais estudos longitudinais em humanos para tais afirmações.

Ainda não está totalmente estabelecido os possíveis mecanismos pelos quais o ácido clorogênico afeta o peso, no entanto acredita-se que está relacionada com a sua ação na diminuição e redução de carboidratos no intestino.

Sabemos hoje que, a única maneira do emagrecimento acontecer é dentro de uma alimentação saudável e com a prática regular de exercícios físicos. Porém, existem tratamentos e estratégias que podem serem utilizadas como facilitadoras do processo, e o café verde pode ser uma delas.

Além do ácido clorogênico, o outro componente no café verde é a cafeína. Em estudos realizados na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, o consumo da cápsula de café verde conseguiu reduzir 10% do peso corporal. Esse estudo não teve como foco a perda de gordura, por isso, a eliminação de água também deve ser considerada, pela retenção de liquido.

O café verde também foi utilizado em alguns estudos pelo seu efeito antioxidante. Foi visto, um efeito antioxidante em algumas moléculas de EROs (radicais livres).

Segundo um estudo da Harvard SchoolofPublic Health, publicado no The World JournalofBiologicalPsychiatry, a cafeína também pode agir como antidepressivo, aumentando a produção de alguns neurotransmissores, como dopamina, serotonina e noradrenalina.

Outro estudo realizado por Watanabe, et al, em ratos, foi verificado que uma dose de café verde foi capaz de reduzir a pressão arterial. Posteriormente os mesmos autores fizeram um estudo com homens saudáveis e foi visto a melhora da pressão. No entanto, precisa-se de mais estudos para evidenciar tal fato.

Isso porque, a cafeína em um primeiro momento atua na vasoconstrição, ou seja, diminuição dos vasos, podendo gerar mais resistência nas paredes do vaso, aumentando a pressão. Então, vale ressaltar que estudos são escassos quanto o benefício do café verde na pressão arterial e outros estudos devem ser realizados.

Lista de benefícios do café verde

Alguns benefícios do café verde:

Estratégia para perda de peso – o café verde pode ser utilizado como uma estratégia complementar a alimentação e a prática de atividade física.

Termogênico natural – o café verde faz com que o organismo mais energia para ser digerido, dessa forma se tem o aumento do metabolismo.

Aumenta energia, humor e disposição – pela presença da cafeína, o café verde pode auxiliar naquela energia pré treino, pois é estimulante.

Performance – como é um estimulante, o café verde pode contribuir com o aumento da performance no treino, e facilitar na hora de aumentar as cargas pelo efeito da cafeína.

Antioxidante – o café verde consegue se ligar a alguns radicais livres e com isso diminui os efeitos deletérios dos radicais livres

Diminuição de fadiga e esforço – a cafeína presente no café verde diminui a percepção de esforço em treinos e consequentemente diminui a fadiga, ou seja, quando você utiliza esse suplemento pré treino, ela pode te auxiliar a aumentar as repetições e cargas do treino, fazendo o que você treine menos e fique menos cansado.

Quantos tempo o café verde emagrece?

O café verde age como um facilitador no processo de emagrecimento, ele não é responsável pelo emagrecimento, mas age a favor do mesmo.

Alguns estudos demostraram um efeito do café verde em um grupo de pessoas, aonde que estavam suplementando o café verde e seguindo uma alimentação adequada. Houve perda de 10% do peso corporal em dois meses de intervenção.

Sabe-se que qualquer que seja o suplemento utilizado, o tempo de efeito vai depender de metabolismo para metabolismo e deve-se considerar as individualidades de cada pessoa.

Então, pode se dizer que, a suplementação de cafeína dentro de um contexto de déficit calórico, treino de exercícios físicos pode ter um efeito a longo prazo.

Como usar o café verde para emagrecer?

O emagrecimento tem como base o déficit calórico, ou seja, comer menos calorias do que suas necessidades. Para o emagrecimento acontecer você precisa de uma alimentação equilibrada e que te oferte nutrientes para realmente acontecer a oxidação de gordura (queima). Os termogenicos naturais contribuem para que você tenha um empurrãozinho, e consiga aumentar seu gasto calórico, facilitando o emagrecimento.

No entanto, se você estiver tomando o café verde em cápsulas, mas não estiver em déficit calórico, não irá funcionar da mesma forma que se espera.

Qual o melhor horário para tomar o café verde?

O café verde é indicado a ser utilizado antes do treino, durante o café da manhã ou almoço, mas isso vai depender de pessoa para pessoa. O que é indicado é não utilizar após as 16:00 – 17:00 pois pode prejudicar o sono. A cafeína como é um estimulante, pode atrapalhar o sono.

O café verde é contra indicado para crianças, idosos, gestantes e lactantes. Pessoas com hipertensão, taquicardia, gastrite, ulceras, problemas hepáticos devem ser orientadas por um médico e serem acompanhadas.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN3-49635

 

BUCHANAN, Rachel; BECKETT, Robert D. Green coffee for pharmacological weight loss. Journal of evidence-based complementary & alternative medicine, v. 18, n. 4, p. 309-313, 2013.

 

JESZKA-SKOWRON, Magdalena et al. Chlorogenic acids, caffeine content and antioxidant properties of green coffee extracts: influence of green coffee bean preparation. European Food Research and Technology, v. 242, n. 8, p. 1403-1409, 2016.

 

ONAKPOYA, Igho; TERRY, Rohini; ERNST, Edzard. The use of green coffee extract as a weight loss supplement: a systematic review and meta-analysis of randomised clinical trials. Gastroenterologyresearchandpractice, v. 2011, 2010.

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos