Qual_a_diferença_da_própolis_verde_para_o_normal

Qual a diferença do própolis verde para o normal?

 A Própolis é um produto derivado de ceras e outras substancias adquiridas pelas abelhas. Por esse fato, a própolis se torna um superalimento.

Ao analisar a própolis, já foram encontradas mais de 200 substancias em própolis diferentes.

Essas substâncias que faz com que ela tenha os benefícios relacionada a doenças.

A própolis contém ácidos graxos, óleo essencial e compostos bioativos. Além disso contém micronutrientes como cobre, manganês, cálcio e ferro, vitamina C, E e complexo B.

Dentre os compostos bioativos, estão presentes na própolis ácidos fenólicos, flavonoides, terpenos, aldeídos e álcoois aromáticos.

Os benefícios da própolis se dão justamente por essa gama de substancias biologicamente ativas.

Entre os benefícios da própolis é verificado seu efeito antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, imunomodulatória, hipotensiva, cicatrizante, anestésica, anticarcinogenica, anticâncer entre outros.

No Brasil temos uma grande variedade da própolis já verificada. Tipos como a própolis verde, própolis marrom, própolis vermelha.

O tipo da própolis vai depender da análise, para identificar qual tipo da fonte botânica que deu origem a ela. Todas essas variedades são comumente aqui no Brasil, cada tipo tem sua naturalidade.

Muitas pessoas confundem a própolis com o mel, sendo que as duas são bem diferentes.

O mel é um liquido bem doce de cor marrom e amarelo produzido pelas abelhas sendo um derivado do néctar das flores.

Já a própolis é uma substancia elaborada pelas abelhas através da coleta de resinas de diferentes vegetais e plantas.

Além dessa dúvida entre a própolis e o mel, existe a confusão sobre os tipos de própolis, qual é a diferença da própolis verde para a própolis marrom (normal).

O que vai mudar a tipagem da própolis é a planta do qual ela foi derivada, os nutrientes que compõe a própolis e os benefícios relacionados a estes compostos de cada uma. 

A Própolis marrom é uma espécie de própolis encontrada mais nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Possui compostos fenólicos, vitaminas e minerais, no entanto por mais que suas propriedades sejam parecidas com a própolis verde, ela não é tão efetiva comparada com a própolis verde. 

Já a Própolis verde é encontrada mais no sudeste do Brasil, é derivada das resinas de arbusto alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia).

É o tipo mais popular justamente pela sua quantidade de benefícios e compostos tanto antioxidantes como compostos fenólicos.

Muito utilizada para diminuir para cicatrização no formato de pomada.

Já no seu formato de spray é utilizada para diminuir irritações e alergias no trato respiratório como rinite, amidalite.

É utilizada com gotas para os demais benefícios como redução de processos inflamatórios de doenças como no trato gastrointestinal, aumentar o sistema imunológico.

Por ser antiviral ajuda o sistema imunológico a reduzir essas infecções ocasionada por invasores. Além disso auxilia na proteção da pele contra fungos. Estudos veem demonstrando os benefícios da própolis como um tratamento completar para caso de câncer.

Própolis Verde x Própolis Marrom

Tanto a Própolis verde quanto a Própolis marrom são parecidas em alguns compostos, mas se diferenciam pela sua efetividade em atuar no organismo.

O que dá essa potente concentração na própolis verde é o álcool que possui na sua composição.

O álcool consegue extrair todos os fitoquimicos lipossolúveis da própolis e dessa forma os benefícios são mais efetivos.

A Própolis verde é retirada da planta alecrim do campo, diferente da Própolis marrom que é feita a partir uma grande diversidade de plantas.

Os dois tipos de própolis, tanto a verde quanto a marrom possuem compostos antioxidantes que agem contra os radicais livres, inibindo o estresse celular e consequentemente melhorando a capacidade dessa célula melhorar sua vida.

Além dos antioxidantes, as duas própolis possuem compostos fenólicos que são biologicamente ativos e são capazes de exercer efeitos preventivos e curativos em distúrbios fisiológicos no ser humano.

Os dois tipos possuem funções contra bactérias, fungos e vírus.

Todavia, só a Própolis verde contém um diferente ácido fenólico que a própolis marrom não possui. Este composto é chamado de Artepillin-C (ácido 3,5-diprenil-4-hidroxicinâmico).

O Artepillin-C é um composto que tem efeito citotóxico contra células tumorais tanto in vivo quanto in vitro visualizado em um estudo em 1996.

Essa substancia o efeito de apoptose nas células tumorais (programação de morte celular).

Um estudo randomizado placebo-controlado feito pela USP, mostrou que a Própolis Verde foi segura e bem tolerada para o controle de marcadores inflamatórios de pacientes com doença renal crônica.

Qual a melhor Própolis Verde ou normal?

Apesar da semelhança entre a Própolis Verde e a Própolis Marrom quanto a ação anti-inflamatória, antifúngica, antibactecida, cicatrizante, hepatoprotetora, imunomodulador, a própolis verde é mais efetiva na inibição da multiplicação celular pela presença de Artepillin-C (ácido 3,5-diprenil-4-hidroxicinâmico). A Própolis verde pode apresentar benefícios adicionais se comparado a própolis marrom.

Conclusão

O uso de Própolis Verde quanto de Própolis Marrom pode agregar a saúde, trazendo diversos benefícios endógenos e exógenos.

O uso de Própolis Verde é mais efetivo comparado a Própolis Marrom por conta da sua tipicidade e resina de uma única.

O uso tanto do extrato de própolis quanto da suplementação deve ser ingerido diariamente. Procure um médico ou nutricionista.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

ARRUDA, Daniela Évilla Gomes et al. Efeitos antioxidantes da própolis. RevistaBrasileira de Educação e Saúde, v. 8, n. 4, p. 09-15, 2018. Disponível em:https://editoraverde.org/gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6330

BERNARDO, Cecília de Lourdes E. et al. Própolis: cicatrizante e antibióticonatural. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 43, n. 1-2-3-4, p. 101-106, 1990.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71671990000100016&script=sci_arttext&tlng=pt

DE-MELO, Adriane Alexandre Machado et al. Capacidade antioxidante daprópolis. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 44, n. 3, p. 341-348, 2014. Disponível:https://www.scielo.br/pdf/pat/v44n3/a04v44n3.pdf

FREITAS, Alex da Silva de; BARTH, Ortrud Monika; LUZ, Cynthia Fernandes Pinto da. Própolis marrom da vertente atlântica do Estado do Rio de Janeiro, Brasil: uma avaliação palinológica. Brazilian Journal of Botany, v. 33, n. 2, p. 343-354, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-84042010000200015&script=sci_arttext&tlng=pt

MATSUDA, Adriana Hitomi. Caracterização e controle de qualidade de própolis proveniente de diversas regiões do Brasil. 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9131/tde-30112017-105625/en.php

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos