Qual a diferença entre L triptofano e triptofano

Qual a diferença entre L triptofano e triptofano?

O triptofano desempenha importantes funções no organismo, entre elas, o destaque se dá por ser o precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Dessa forma, o triptofano também influencia indiretamente na regulação do sono, do apetite, do humor, pode ajudar a melhorar o desempenho atlético, bem como o estímulo do hormônio do crescimento.

Naturalmente encontrado em alguns alimentos como carnes, peixes, vegetais e oleoginosas, o triptofano é um aminoácido essencial. Isso significa que ele não é sintetizado pelo organismo.

Mesmo nosso corpo não conseguindo produzi-lo, ele é importante para o organismo e deve ser obtido por meio da alimentação e/ou da suplementação.

Nos suplementos, o triptofano é encontrado na forma de L-triptofano em cápsulas. Esta é uma natural de aumentar os níveis de triptofano e consequentemente, sua conversão em serotonina e melatonina.

O uso nas doses recomendadas do suplemento de L-triptofano ajuda a fornecer níveis ideais diários do aminoácido triptofano para o desempenho de suas funções no organismo.

Depois de absorvido pelo organismo, o L-triptofano é convertido em 5-hidroxitriptofano (5-HTP) e, em seguida, em serotonina, melatonina e vitamina B3.  

A serotonina é um neurotransmissor que influencia diferentes funções cerebrais, principalmente o humor, mas também regula o apetite e funções neuroendócrinas e cognitivas. 

Por isso, mudanças nos níveis de serotonina no cérebro podem causar alterações de humor como irritabilidade, ansiedade, estresse.

Uma vez que os níveis de triptofano na circulação estimulam a síntese de serotonina, o l-triptofano pode ser utilizado como um auxiliar na prevenção e tratamento de transtornos resultantes dos níveis baixos de serotonina, como ansiedade e depressão.

Atua como coadjuvante para regular níveis de estresse e hiperatividade em crianças, assim como auxiliar no tratamento de distúrbios de sono em adultos.


Este último se deve à melatonina, conhecida como hormônio do sono, justamente poratuar na regulação do sono e da vigília. Já a vitamina B3, auxilia no equilíbrio do sistema nervoso.


Quais os benefícios do L triptofano?

O consumo do L-triptofano pode auxiliar na redução e controle da ansiedade, estresse, hiperatividade, compulsão, depressão e distúrbios do sono. 

Ele age de modo a promover a homeostase do hormônios, uma vez que sua principal função é como precursor da Serotonina ou 5-Hidroxitriptamina (5-HT).

Principais benefícios do L-triptofano:

  • Auxilia na melhora do sono;
  • Ajuda a reduzir o estresse;
  • Combate a depressão;
  • Controla a ansiedade;
  • Auxilia na melhora do humor;
  • Diminui a sensação de cansaço;
  • Contribui para o aumento da saciedade;
  • Auxilia no controle de peso.

Melhora o sono: Além da serotonina, o triptofano também é necessário para a síntese de melatonina, hormônio envolvido na regulação do sono e dos ritmos cicardianos.

Diversos estudos mostram os efeitos positivos da suplementação com triptofano no sono.

Tomar suplemento de l-triptofano antes ir para a cama pode ajudar a melhorar tanto a qualidade do sono, quanto prolongar a duração, diminuir o tempo necessário para adormecer e reduzir os despertares noturnos.

Por isso, sugere-se que o triptofano possa ser usado como auxiliar no tratamento da insônia e demais distúrbios relacionados ao sono. 

A grande vantagem do uso do triptofano em relação aos remédios usados para dormir é que a melatonina é um composto presente no organismo que não causa dependência e pode ser obtido de maneira natural.


Controla o apetite: o suplemento de triptofano pode, indiretamente, ajudar no controle do apetite e diminuir a vontade de comer doces. Dessa forma, auxiliar no emagrecimento. São vários motivos pelos quais isso ocorre.

O primeiro parece ter ligação com a melhora da qualidade do sono, pois já se sabe que noites mal dormidas favorece o ganho de peso.

Uma das explicações para isso está no fato de é durante o sono que é produzido dois hormônios, a leptina e grelina, os quais estão relacionados ao controle do apetite e saciedade.

Enquanto a leptina envia ao cérebro o sinal de saciedade, a grelina aumenta o apetite e estimula a ingestão calórica.

Assim, ao dormir mal, os níveis desses dois hormônios estão desequilibrados. Portanto, a melhora na qualidade do sono, gerada pelo triptofano pode ajudar de maneira a restabelecer esse equilíbrio.

Quando entramos em uma dieta muito restritiva, a ingestão de triptofano acaba automaticamente diminuindo, o que levará a uma menor produção de serotonina.

Por sua vez, menos serotonina pode causar alterações no humor, como estresse, tristeza ou ansiedade.

Para tentar amenizar esses sintomas, tendemos a atacar o primeiro alimento rico em açúcar que encontrarmos na frente.

Essa é uma das maneiras que o organismo utiliza para obter triptofano, através da ação da insulina.

Quanto maior a quantidade de açúcar, mais insulina, e maior a quantidade de triptofano. Porém, além das calorias ingeridas e do pico de insulina, esse aproveitamento é passageiro. Em pouco tempo, mais insulina será necessária.

Desse modo, ao fornecer o triptofano, indiretamente controlará o desejo por doces.

Diminui a ansiedade e o estresse:  Pesquisas apontam que a suplementação com L-triptofano ajuda a controlar os sintomas associados ao estresse e à ansiedade, uma vez que pode diminuir a secreção do hormônio do estresse, o cortisol.

Estimula a liberação de GH: uma maior quantidade de triptofano no sangue poderia estimular a produção de mais hormônio do crescimento (GH). 

Este ajuda a aumentar a formação de músculos ao aumentar a síntese protéica. Por esse motivo, o l-triptofano pode ser usado por atletas que buscam a hipertrofia muscular.


Ajuda a controlar os sintomas da TPM: um dos sintomas da TPM é o aumento da irritabilidade e alterações no humor.

A suplementação com triptofano pode auxiliar no controle dos sintomas característicos do período.

Ajuda no tratamento da depressão:  As alterações de humor e depressão são causados em sua maioria pelos baixos níveis de serotonina nas fendas sinápticas.

Uma vez que o triptofano é o precursor do neurotransmissor, ou seja, é necessário para produzir serotonina, a suplementação com L-triptofano pode potencializar a ação dos antidepressivos e ajudar a prevenir os sintomas depressivos.


Melhora o desempenho: Quando se está irritado, depressivo, de mau humor, dificilmente estará com vontade de se exercitar.

Mais do que auxiliar a controlar o humor, o triptofano pode ter seus benefícios potencializados justamente com a prática de atividade física.

Isso ocorre porque o exercício também libera serotonina, aumentando ainda mais o bem estar.

Mas não é só isso que a suplementação com triptofano pode fazer. O aminoácido também auxilia no aumento do desempenho durante o exercício ao contribuir para aumentar a força e a resistência, ao mesmo tempo em que diminui a percepção da fadiga. Assim, é possível treinar intensidade e por mais tempo.


Como devo tomar o triptofano?

Uma vez que não é produzido pelo organismo, o triptofano deve ser obtido por meio da alimentação e/ou suplementação.

Entre os alimentos ricos em triptofano estão a maioria das proteínasanimais, principalmente em peixes como sardinha, salmão, tilápia, truta, cavalinha, bacalhau.

Outros alimentos com triptofano são a aveia, arroz integral, chocolate, queijo cottage, carne vermelha, grão de bico, entre outros.

Sementes e nozes também são boas fontes de triptofano, em especial assementes de abóbora, amêndoas, semente de girassol, semente de abóbora, gergelim, sementes de linhaça, pistache, castanha de caju, castanha do Pará e avelã.

Como nem sempre é possível obter níveis ideais de triptofano, a suplementação com L-triptofano é recomendada.

Sugere-se tomar 1 cápsula ao dia, de preferência entre as principais refeições, ou antes de deitar, para casos de auxiliar no tratamento de distúrbios do sono, ou ainda conforme orientação de um profissional habilitado.

Qual o melhor horário para tomar l triptofano?

O l-triptofano pode ser tomado em qualquer horário, porém, como é precursor da melatonina, hormônio conhecido por regular o sono, é interessante seu consumo após o jantar, antes de dormir.

Qual a dosagem de triptofano por dia?

A dose ideal de l-triptofano varia de acordo com a necessidade, o problema a tratar e a idade, devendo, por isso, ser orientada por um médico ou nutricionista.

No entanto, as orientações gerais indicam que para auxiliar na redução do estresse e da hiperatividade, as doses variam de 100 a 300mg ao dia.

Já para auxiliar no tratamento da depressão e distúrbios do sono, essa dose pode ser de  1 a 3 gramas por dia.

Conclusão

Como você viu, o aminoácido triptofano é fundamental para diversas funções, em especial no que se refere a estabilização do humor e melhora do sono.

Uma vez que é precursor da serotonina e melatonina, a deficiência leve de triptofano no sangue pode causar sintomas como:

Instabilidade

Depressão

TPM

Distúrbio do sono

Sono agitado

Ansiedade

Tensão muscular

O uso do suplemento de l-triptofano age fornecendo triptofano para o organismo, o qual pode ajudar a induzir o sono de forma natural, reduzir a sensibilidade à dor, contribuir para reduzir a ansiedade, tensão e estresse ao atuar como um antidepressivo natural.

Não deixe que as alterações de humor influenciem negativamente na sua vida.

Conheça o suplemento de l-triptofano em cápsulas Nutriblue e forneça doses adequadas do aminoácido.

L-Triptofano, ômega 3, magnésio e vitaminas do complexo B na diminuição dos sintomas de ansiedade; Eduarda Aparecida Franco de Andrade , Lina Cláudia Sant’Anna, Natalie de Castro Almeida, Ivonilce Venturi, Libardone José Ribeiro Brustulim, Wagner Ozório D’Almeida. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1165/1717

Efeitos do exercício aeróbico associado à suplementação de triptofano na hiperalgesia em ratas com fibromialgia experimental R. M. Rezende, A. J. Natali, M. C. G. Peluzio, H. S. D. Martino. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2232/pdf


Efeitos do L- Triptofano sobre ansiedade, compulsão e escolha alimentar; Zanello, Diogo Rabelo de Paula. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7287

Triptofano no sono: uma revisão sistemática baseada no método prisma. Leonardo da Silva Lima, Carla Pequeno da Silva. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1449

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?