vitamina_k2_função_1

Vitamina k2: Qual a função da vitamina K2?

A Vitamina K2 é imprescindível para a saúde. Dentro da cápsula deste suplemento você encontra um nutriente que participa ativamente de diversos processos metabólicos no organismo.

Dentre suas principais ações, se destaca o metabolismo do cálcio, onde atua direcionando o mineral para os ossos, mantendo-os fortes e prevenindo doenças como a osteoporose.

Por outro lado, impede que o cálcio de deposite nas artérias e demais lugares que não seja os ossos, o que seria muito prejudicial.

Ao manter bons níveis de Vitamina K2 é possível melhorar a saúde dos ossos e proteger o sistema cardiovascular. Por isso, a suplementação com vitamina K2 é tão importante.

Os suplementos de Vitamina K2 são formulados para oferecer quantidades ideais de Vitamina K2 para a manutenção de ossos e dentes, ajudando também as artérias, além de auxiliar na melhora geral da saúde.

Conheça mais desta vitamina, seus benefícios e o melhor suplemento de vitamina K2.

Qual a função da vitamina K2?

A Vitamina K2 é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, é solúvel na gordura e precisa dela para ser transportada e utilizada pelo organismo.

Enquanto a vitamina K1 está envolvida na coagulação sanguínea, a vitamina K2 tem suas funções ligadas à mineralização óssea e saúde vascular.

Sua principal ação está na homeostase do cálcio, porém sua ação se reflete em diversos tecidos e órgãos.

De modo geral, a função da vitamina K2 no metabolismo do cálcio é retirá-lo do sangue e fazer com que ele se fixe nos osso e não em outros lugares do corpo como ocorreria em baixos níveis de vitamina k2 no organismo.

O depósito de cálcio nos demais tecidos e órgãos do corpo, como artérias, rins, cérebro, são muito prejudiciais e pode causar diversos problemas.

Com a presença da vitamina k2 o cálcio se estabiliza nos ossos, ajudando na manutenção de ossos e dentes fortes. Esta ação é importante, principalmente após os 50 anos, para evitar fraturas ósseas.

Mas como dissemos, as funções da vitamina K2 vão além. Veja com mais detalhes seus principais benefícios:

Saúde Cardiovascular

A Vitamina K2 evita que o cálcio se acumule nas artérias e assim, reduz as chances de desenvolver doenças cardiovasculares ou acidente vascular cerebral.

O excesso de cálcio no sangue faz com que ele seja depositado na parede das artérias decorrente de uma lesão ou agressão sofrida.

Essa deposição se dá de maneira imperceptível, formando placas nas artérias, a chamada aterosclerose, que pode desencadear problemas cardiovasculares graves.

A Vitamina K2 juntamente com a vitamina D atuam na proteção das artérias ao ativar a proteína GLA da matriz, que então inibe as calcificações, reduzindo dessa forma o risco de desenvolvimento de doença coronária.

Ossos mais fortes

A Vitamina K2 é um micronutriente essencial para a formação óssea e sua manutenção. Sua presença garante a ativação da osteocalcina, uma proteína específica responsável por fazer a ligação do cálcio aos ossos.

Dessa forma, o processo de mineração óssea pode ocorrer plenamente, deixando os ossos mais fortes e densos.

Está comprovado que pessoas idosas que suplementam vitamina K2 apresentam ossos mais resistentes em comparação com as pessoas com deficiência de vitamina K2.

Regulação hormonal

Outra função da vitamina K2 é regular os níveis de testosterona tanto em homens como mulheres, melhorando a fertilidade feminina e masculina.

Antioxidante

A vitamina K2 tem açãoantioxidante e ajuda na proteção celular, podendo retardar o envelhecimento precoce.

A propriedade antioxidante se mostra importante na atuação contra alguns tipos de células tumorais.

O antioxidante contribui suprimindo genes que possivelmente podem vir a desenvolver câncer, ao mesmo tempo em que fortalece os genes saudáveis.

Regulação da síntese de insulina

Existem hipóteses que vinculam a vitamina K2 com o aumento da produção de insulina pelo pâncreas, assim com a regulação da síntese do colesterol.

Estes efeitos, embora ainda não comprovados, trariam um impacto positivo no organismo, em especial para diabéticos.

Melhora do desempenho físico

Caso a hipótese anterior de que a vitamina k2 atuaria promovendo a produção de insulina esteja correta, bons níveis também beneficiariam o aumento de energia para a prática de atividades físicas.

Manutenção da saúde neural

Bons níveis de vitamina K2 ajudam na saúde das células neurais e neurotransmissores.

Controle da resposta imune

A vitamina K2 ajuda na regulação da resposta imune, uma vez que atua na produção de células do sistema imunológico.

Dentes mais fortes

Assim como os ossos, os dentes também precisam de cálcio para se manterem fortes.

A vitamina K2 tem efeito positivo na saúde bucal ao contribuir com a manutenção do esmalte dental, tratar e melhorar os sintomas de doenças periodontais.

Qual a melhor marca de vitamina K2?

menaquinona ou vitamina K2 é produzida naturalmente no nosso intestino através da fermentação produzida pelas bactérias saudáveis.

Pode ser encontrados também em alimentos fermentados como a soja fermentada, queijos, iogurte, entre outros.

Porém, na maioria dos casos tanto a quantidade produzida pelo intestino quanto a obtida pela alimentação não é suficiente.

Essa situação se agrava ainda mais com o passar dos anos, onde diminuímos a capacidade de síntese, outras vezes pela aparição de patologias que prejudicam a sua síntese e metabolismo.

Por isso, se faz necessária a reposição dessa vitamina através de suplementos de vitamina K2.

Encontramos no mercado diversas marcas de suplementos que prometem fornecer bons níveis de vitamina K2 para melhorar o funcionamento do organismo.

Os suplementos que tem as vitaminas como matéria prima, devem ser bem analisados a fim de oferecer bons níveis da vitamina. Busque marcas seguras e efetivas.

O suplemento alimentar de vitamina K2 deve ser um produto natural formulado, algumas marcas utilizam o Natto, um alimento tradicional japonês produzido através de grãos de soja fermentados.

O suplemento de Vitamina K2 ajuda evitar a deficiência de Vitamina K2 ao fornecer ao organismo a quantidade ideal do nutriente, prevenindo a ocorrência de desordens no metabolismo que sua carência pode causar.

Quanto de vitamina k2 por dia?

Quando consumimos um suplemento é importante se atentar aquantidade diária recomendada e demais instruções de uso.

Para a vitamina K2 não se tem uma dosagem exata determinada para todas as pessoas, uma vez que esta pode variar de acordo com a idade e condições de saúde de cada indivíduo.

A dificuldade se dá também pelos guias de nutrição e alimentação não subdividirem as vitaminas K1 e K2, tratando-as como um mesmo grupo.

Em geral, a dose recomendada por especialista de vitamina K2 varia de 45 mcg a 200 mcg diariamente para adultos.

Para melhores recomendações é imprescindível consultar um médico. Lembre sempre de informar se toma algum remédio, pois doses altas de vitamina K2 podem interferir com o uso de anticoagulantes.

A suplementação com vitamina K2 MK7 é a melhor maneira de obter a vitamina, uma vez que é altamente biodisponível possuindo um maior tempo de meia-vida na corrente sanguínea após sua ingestão.

Este suplemento oferece as quantidades adequadas de Vitamina K2, satisfazendo as suas necessidades diárias do organismo pelo nutriente.

Ao ser lipossolúvel, o suplemento de vitamina K2 é melhor absorvido na presença de gorduras boas, tais como o azeite de oliva. Portanto, deve ser consumido perto, seja um pouco antes ou logo após as refeições.

Normalmente as recomendações do uso de suplementos de Vitamina K2 MK-7 é de 1 cápsula, 3x por dia, antes das principais refeições.

Dessa forma estará oferecendo ao seu organismo 100% do valor diário recomendado. No entanto, é interessante buscar uma orientação profissional para o encaixe na sua rotina.

Conclusão

O Suplemento de Vitamina K2 evita a deficiência de Vitamina K2 no organismo e possui ação importante na manutenção dos ossos e na saúde vascular.

Manter níveis adequados de vitamina K2 é ainda mais necessário se você estiver consumindo algum suplemento de cálcio.


Estudos mostraram que a suplementação de cálcio somada à deficiência de vitamina K2 pode ser uma combinação perigosa, já que estes indivíduos apresentaram maiores possibilidades a sofrerem um ataque cardíaco.

Entretanto, o problema não é o cálcio, mas sim a deficiência de vitamina K2 e posterior deposição de cálcio nas artérias.

Como dito anteriormente neste artigo, a vitamina K2 é a responsável por encaminhar o cálcio aos ossos, lugar onde é importante e deve desempenhar seu papel no fortalecimento e manutenção dos ossos.

Caso não se tenha níveis considerados adequados de vitamina K2, o cálcio pode se depositar nos vasos e demais tecidos moles formando placas de aterosclerose.

Deste modo, o uso de suplementos de cálcio deve ser equilibrado com maior ingesta de vitamina K2 e vitamina D, a fim de diminuir o risco de complicações.

Qualquer suplemento adquirido no mercado precisa ter uma matéria prima de ótima qualidade, afim de fornecer uma biodisponibilidade da vitamina em questão.

A Vitamina K2 garanti que o cálcio será bem utilizado pelo seu organismo.

Exigia produtos de qualidade e com certificados.

Revisado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

EBINA, Kosuke et al. Vitamin K2 administrationisassociatedwithdecreaseddiseaseactivity in patientswithrheumatoidarthritis. Modernrheumatology, v. 23, n. 5, p. 1001-

1007, 2013.

GAST, Gerrie-Cor M. et al. A high menaquinoneintakereducestheincidenceofcoronaryheartdisease. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases, v. 19, n. 7, p. 504-510,

2009.

HUANG, Z.-B. et al. Does vitamin K2 play a role in theprevention and treatmentofosteoporosis for postmenopausalwomen: a meta-analysisofrandomizedcontrolledtrials.

OsteoporosisInternational, v. 26, n. 3, p. 1175-1186, 2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN N° 28, DE 26 DE JULHO DE 2018. Estabelece as listas deconstituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dossuplementos alimentares.

IWAMOTO, Jun et al. Strategy for preventionof hip fractures in patientswithParkinson’sdisease. World journaloforthopedics, v. 3, n. 9, p. 137, 2012.

IWAMOTO, Jun et al. Bonequality and vitamin K2 in type 2 diabetes: review ofpreclinicaland clinicalstudies. Nutrition reviews, v. 69, n. 3, p. 162-167, 2011.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos