qual a vitamina para fortalecer os ossos

Qual a vitamina para fortalecer os ossos?

Você sabe qual a melhor vitamina para fortalecer os ossos? Quando pensamos em ossos fortes é comum relacionarmos com o cálcio. Porém, para que esse mineral seja utilizado na mineralização óssea, ele precisa ser direcionado para essa função.

Este é o papel da vitamina K2, levar o cálcio para o lugar correto a fim de construir ossos resistentes e evitar que ele se deposite onde não deve, o que poderia causar sérios problemas.

O esqueleto é responsável pela sustentação do corpo. Assim, mantê-lo saudável é essencial em todas as fases da vida, em especial no envelhecimento, pois é quando os ossos perdem sua densidade e ficam mais frágeis.

Mas problemas de ossos fracos e osteoporose podem ser evitados com bons hábitos e com a ingestão de minerais e vitaminas adequados para esta função. Por isso, saber qual vitamina para fortalecer os ossos é fundamental.

Para um esqueleto denso e saudável, além da prática regular de exercícios, é necessário garantir ingesta e absorção correta de cálcio, vitamina D e vitamina K.

Nesse mix de substâncias que ajudam a fortalecer os ossos, a vitamina K2 é essencial para tanto para a construção como para a manutenção do esqueleto. 

Sendo assim, somente tomar cálcio na esperança de prevenir doenças ósseas pode não ser o suficiente, uma vez que nem sempre é o mineral que está faltando, ele somente pode estar sendo mal distribuído.

A vitamina para fortalecer os ossos é a vitamina K2. Ela direciona o cálcio para ser usado nos ossos e, dessa forma, auxilia para mantê-los saudáveis.

Veja, a seguir, o que a vitamina K2 pode fazer pela sua saúde.

Principais benefícios da Vitamina K2

O principal benefício da vitamina K2 é no metabolismo do cálcio ao direcionar o mineral para os ossos e fazer com que ele seja mais bem aproveitado pelo organismo.

De modo geral, a vitamina K2 retira o cálcio circulante no sangue e o leva até os ossos, mantendo-os fortes e prevenindo doenças como a osteoporose.

Por outro lado, impede que ele se deposite em outros lugares do corpo, tais como artérias, rins, cérebro e demais tecidos e órgãos que não seja no esqueleto, o que seria muito prejudicial.

Uma das principais consequências da deficiência de vitamina K2 são ossos fracos e quebradiços devido à má incorporação do cálcio nos ossos, bem como o seu acumulo nas artérias e aumento dos riscos de doenças cardiovasculares.

Para manter bons níveis da vitamina para fortalecer os ossos, é muito importante a suplementação com vitamina K2.

O suplemento de vitamina K2, também conhecida como menaquinona, é um produto natural e altamente biodisponível, ideal para melhorar a saúde dos ossos e proteger o sistema cardiovascular.

Para entender melhor como a vitamina K2, a vitamina para fortalecer os ossos funciona, saiba que ele é responsável pela carboxilação da osteocalcina dentro dos ossos. Dessa forma, possibilita que o cálcio se fixe no osso e promova a mineralização óssea.

Outro processo que a vitamina K2 participa é da inibição da calcificação arterial através da proteína Gla da Matriz (MGP). Como consequência, inibe a deposição de placas de cálcio nas artérias e reduz os riscos cardiovasculares.

Principais benefícios da vitamina K2 MK7:

– Melhora da saúde óssea

– Fortalece os ossos e previne fraturas ósseas

– Coadjuvante e preventivo no tratamento de osteoporose

– Auxilia na saúde vascular

– Regula os níveis de cálcio nos ossos e nas artérias

– Direciona o cálcio para os ossos

– Retira o cálcio das artérias e coração, evitando doenças cardiovasculares

– Retira o excesso de cálcio dos rins, evitando as pedras de rins

– Retira o excesso de cálcio da pele, evitando o envelhecimento

– Retira o excesso de cálcio do cérebro, melhorando o funcionamento cerebral

Ossos mais fortes e saudáveis

A Vitamina K2 é a vitamina para fortalecer os ossos e mantê-los saudáveis. Sua presença é essencial para o direcionamento do cálcio presente no organismo para os ossos.

Níveis adequados de vitamina K2 são necessários para a ativação da proteína responsável por fixar o cálcio aos ossos, a osteocalcina.

Assim, o processo de mineração óssea ocorre a fim de deixar os ossos mais resistentes e densos.

Junto como o cálcio e a vitamina D, a vitamina K também tem papel fundamental na prevenção da osteoporose e demais doenças relacionadas com o enfraquecimento ósseo.

Está comprovado que a suplementação de vitamina K2 diminui o risco de fraturas ósseas e deixam os ossos mais resistentes em comparação com as pessoas com baixos níveis da vitamina.


Melhora a Saúde Cardiovascular

A vitamina K2 atua retirando o cálcio circulante no sangue, o qual pode se depositar nas artérias. Desse modo, evita que placas de cálcio sejam formadas e diminui os riscos de doenças cardiovasculares ou acidente vascular cerebral.

Em ação conjunta com a vitamina D atua protegendo as artérias ao ativar a proteína GLA da matriz. Esta é responsável por inibir as calcificações arteriais e, consequentemente, reduzir o desenvolvimento de doenças coronarianas.

Suplemente Vitamina K2 para fortalecer os ossos

Não dá para falar de saúde óssea sem citar a combinação de cálcio, Vitamina D e Vitamina K2. Esse trio é essencial para a formação, crescimento e manutenção do esqueleto.

Enquanto a Vitamina D aumenta a absorção do cálcio, a Vitamina K2 fixa o mineral no osso e não deixa que ele se acumule nas artérias e cause o endurecimento dos vasos sanguíneo e demais problemas consequentes disso como hipertensão e doenças cardiovasculares.

Portanto, nem sempre ossos fracos é sinal de deficiência de cálcio. Muitas vezes ele não é bem absorvido ou não está sendo direcionado para o local correto.

A vitamina K2 faz com que o corpo utilize corretamente o cálcio presente no organismo. Levando ele para ser fixado nos ossos e regulando seus níveis no interior das artérias.

O suplemento de vitamina K2 é um produto totalmente natural e altamente biodisponível para evitar fraturas ósseas e como auxiliar geral na melhoria da saúde.

Quanto antes se iniciar os cuidados com os ossos, melhor será a densidade e resistência deles na velhice.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos