Qual o melhor suplemento para os olhos

Qual o melhor suplemento para os olhos

Existem alguns nutrientes específicos para órgão do nosso organismo, muitas vezes eles precisam de outros nutrientes para realizarem seu papel. Um exemplo disso, é a pele, que para se manter firme, evitar marcas, o colágeno é muito solicitado.

No entanto, ele não age sozinho, precisamos de vitamina C, vitamina A, biotina entre outras vitaminas.

Muitas pessoas buscam nutrientes para melhorar a saúde por inteiro, e sempre é falado sobre ter uma alimentação balanceada, rica em muitos vegetais, frutas, legumes e todas as categorias de alimentos.

A deficiência de alguns nutrientes pode prejudicar o equilíbrio do organismo e afetar os órgãos diretamente.

Não seria diferente com a saúde dos olhos. O olho é um órgão muito sensível, está exposto a fatores mais externos como radiação, raios ultravioletas, poluição entre outros.

Essa exposição o dia inteiro aumenta a necessidade da ingestão adequada dos nutrientes, alguns desses são vitamina A, ômega 3, que são encontrados em alimentos como cenoura, peixes, abóbora, mamão, castanhas entre outros.

É importante o consumo diário desses alimentos para que não haja deficiências.

Algumas doenças podem ser ocasionadas pela deficiência de nutrientes, diminuindo a proteção desse órgão como degeneração macular e glaucoma.

Os nutrientes tem um papel importante na proteção ocular, diminuindo a ação de radicais livres.

Os radicais livres são substâncias que afetam diretamente as células, modificam o DNA, levam as células a morte. Os principais nutrientes que fazem papel primordial contra a ação dos radicais livres são os antioxidantes.

Todo antioxidante vai se ligar aos radicais livres e inibir sua função degenerativa no organismo.

Na alimentação temos diversos antioxidantes, que consumimos todos os dias para evitar níveis altos de radicais livres na célula. Alguns deles são: vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, entre outros.

Existe uma classe de antioxidantes encontrados na natureza, denominados carotenoides.

Os carotenoides são substâncias químicas com pigmentação forte. Dentre os carotenoides mais conhecidos, a luteína e a zeaxantina são nutrientes que atuam diretamente na saúde dos olhos.

Ambos estão presente em altas concentrações nos olhos, em uma parte especifica chamada mácula, uma região que fica no centro da retina, e tem como principal função tornar a visão nítida.

Como a região dos olhos é muito exposta a luz solar, é facilmente produzida uma grande quantidade de radicais livres, e tanto a luteína quanto a zeaxantina tem papel contra esses radicais livres, fazendo com que eles não danifiquem a visão, e acarretem em uma doença chamada degeneração macular, que é uma condição relacionada a idade.

Mas a prevenção pode ser feita durante todas as fases da vida, com a ingestão de nutrientes que desaceleram esse tipo de complicações ocasionadas pela idade.

A luteína e a zeaxantina atuam como filtros de luz azul, com isso melhora a resolução visual dos olhos e reduz a aberração cromática, justamente pela capacidade antioxidante de se ligar aos radicais livres e diminuir a ação dessas substâncias tanto na região do solhos, quanto em outros locais que os radicais livres estão.

O óleo de peixe, conhecido também como ômega 3 EPA e DHA, tem papel importante na região ocular, isso porque é nos olhos aonde se concentra a maior parte de DHA. O DHA também é bem concentrado na região cerebral.

Existem algumas estratégias em suplementos de luteína e zeaxantina que já vem inclusos o ômega 3, fazendo com que exista esse combo de benefícios para a saúde ocular.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A degeneração da macula é causada principalmente pela idade, isso porque as células ao passar os anos, vão diminuindo sua renovação, e com isso vai prejudicando essa região.

Além disso, os radicais livres que estão em contato com os olhos vindos de fatores externos como radiação, poluição, raios ultravioletas, pesticidas e químicos presentes nos alimentos e bebidas, faz com que só acelere esse processo de degeneração da macula.

Essa degeneração macular progride lentamente e a perda de visão não é visível por muito tempo.

É considerada uma das principais doenças de visão em idosos. Mas essa degeneração, por si só, não causa cegueira completa.

O tratamento primeiramente é feito pela suplementação de vitaminas e minerais, formulada principalmente por luteína e zeaxantina. A cirurgia pode ser feita, no entanto, o tratamento principal é pela suplementação.

O médico vai determinar caso por caso, qual é o melhor tratamento para a degeneração macular.

A importância da inclusão de luteína e zeaxantina para este fim é tão imprescindível que já uma conduta fixa primária para estes casos.

De acordo com a revista Food Ingredientes Brasil, os estudos epidemiológicos mostraram a relação entre o aumento de DMRI com baixos níveis de luteína e zeaxantina em pessoas com idade entre 66 a 74 anos.

A suplementação de luteína e zeaxantina deve ser individualizada, sendo sempre respeitada a orientação de um médico ou nutricionista. Uma recomendação geral é a ingestão de 2 capsulas por dia, mas essa recomendação não considera a individualidade de cada pessoa, por isso o mais indicado é a orientação de um profissional.

A suplementação de luteína e zeaxantina normalmente vem sendo acrescida de óleo de peixe, e por isso existem algumas contraindicações, o público a seguir deve ter uma orientação medica.

A suplementação é contra indicada para pessoas que possuem alergias a peixes e crustáceos ou qualquer outro componente na formula das suplementações.

Mesmo se a suplementação não apresentar o ômega 3 e tiver apenas a luteína e zeaxantina, por mais que se trate apenas de carotenoides, mulheres grávidas, lactantes, crianças ou pessoas que apresentem doenças ou outras alterações fisiológicas devem ter acompanhamento médico.

No geral, as suplementações com esses compostos são seguras, no entanto deve se respeitar as recomendações de doses para não ter efeito contrário e obter orientações médicas.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN3-49635

ALARÇA, Laís Guimarães et al. Suplementação dietética de luteína na digestibilidade da dieta e paramêtros sanguíneos em cães. Ciência Rural, v. 46, n. 12, p. 2195-2201, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-84782016005024101&script=sci_abstract&tlng=pt

BORDIN, Taiara et al. EFEITO DA EXPOSIÇÃO À NANOPARTÍCULAS DE LUTEÍNA SOBRE ALTERAÇÕES NO SISTEMA DOPAMINÉRGICO E COMPORTAMENTAL INDUZIDAS POR ROTENONA EM Drosophilamelanogaster. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/104015

SCHALCH, W. A importância dos carotenóides. Disponível em:http://nutricaoempauta.locaweb.com.br/ lista_artigo.php?cod=345.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos