Qual os benefícios do silício Orgânico

Quais os benefícios do silício Orgânico?

Quem já não viu esse nome estampado nos suplementos para cabelos, unhas e pele?

Pois é justamente para isso que o Silício vem sendo muito utilizado nos últimos tempos.

O silício é um dos minerais mais presentes na superfície terrestre, só perde para o oxigênio.

Mesmo sendo amplamente encontrado, ainda existem pontos a serem estudados quanto aos seus benefícios para a saúde e funções no organismo humano.

O silício vem sendo muito estudado, tanto pelos seus benefícios para o cabelo, unhas e pele, mas também por algumas funções que ele desempenha no corpo.

Uma das funções que o silício realiza no organismo é a sua contribuição para a produção de colágeno.

O colágeno é a proteína estrutural mais produzida no corpo, entretanto, na medida em que envelhecemos, sua produção é reduzida.

Além do colágeno, o silício ajuda na produção de outras duas substâncias, que é a elastina e ácido hialurônico.

O colágeno, elastina e o ácido hialurônico eles são substâncias fundamentais para a saúde do cabelo, pele, unha. Essas funções estão relacionadas com a reestruturação e regeneração da pele.

O silício também contribui com a saúde das artérias, isso porque ele é um é considerado um agente antienvelhecimento para as paredes das artérias, já que é as artérias sofrem várias ações negativas do nosso padrão alimentar, radicais livres entre outros.

O silício também age no sistema imunológico, visto que ele pode contribuir com a renovação das células de defesa e reforçá-las.

Com a ação antioxidante do silício, ele pode contribuir com todo organismo, não apenas com o a pele, cabelo, mas sim com todos os órgãos que sofrem com a ação dos radicais livres. Assim como os outros minerais que vitaminas que são antioxidantes.

Pelo silício auxiliar na síntese de colágeno, ele contribui indiretamente para a melhora da flexibilidade e a mobilidade, isso porque o colágeno é o nutriente que fortalece as articulações.

Como outro benefício, o silício tem relação com a saúde dos ossos. Seu papel tem importância nos ossos, tecido conjuntivo e cartilagens.

O silício contribui e auxilia na calcificação e mineralização óssea. Dessa forma, contribui com outros nutrientes como vitamina D, cálcio, vitamina K, afastando doenças ósseas como osteoporose por exemplo.

Na pele, por exemplo, o silício contribui com a elasticidade e integridade, pela sua ação na produção de colágeno e da elastina.

Por isso, você deve fazer sua parte, não basta somente suplementar, precisa ter uma boa base alimentar, fazer exercícios físicos, dormir bem, consumir a quantidade certa de água.

Tudo isso são fatores determinantes para ter uma boa saúde, e com isso, vai te ajudar no crescimento capilar, na saúde da pele e das unhas.

Uma alimentação que não entrega as vitaminas e minerais pode causar a carência de silício e de outros nutrientes que participam da síntese de colágeno, por exemplo a vitamina C.

Essa carência de nutrientes pode prejudicar primeiramente os tecidos da pele, unhas e cabelo, já que são uma prioridade menor para o organismo.

Em estudo foi visto que a deficiência de silício pode diminuir a produção e a formação das proteínas importantes para saúde da pele, ossos e cartilagens.

Tudo no nosso corpo está interligado, então, quando acontece uma deficiência de alguma vitamina ou mineral, algo fica prejudicado, seja na produção, e com isso, vários sinais começam a aparecer. E é nesse momento que você precisa identificar. Esses sinais podem ser através de dores, ou marcas, espinhas, pele seca, olheiras etc.

Qual é o melhor silício Orgânico?

O silício orgânico na suplementação é vendido por diversas marcas. Todavia, é preciso entender que nem todos são iguais.

É preciso verificar quais sãos os suplementos de melhor procidência, se o suplemento no qual você está adquirindo possui os registros validados pelos órgãos de saúde, como ANVISA.

Por isso, tenha um cuidado de sempre dar uma boa lida sobre a empresa em questão, isso inclui ler sobre o produto e sua legalidade.

Qual a dosagem de silício Orgânico?

A dosagem do silício vai depender das suas individualidades. Não existe uma recomendação pelos órgãos, mas existe uma recomendação segura, que é usada em suplementos.

Os profissionais da saúde, medicamentos e nutricionistas avaliam como estão seus níveis e com isso fazem a orientação da quantidade individualizada para seu caso.

Normalmente, as recomendações mais utilizadas de silício são entre 150 mg a 500mg. O que vai determinar qual será a quantidade ideal para seu caso é sua individualidade e qual objetivo está buscando essa suplementação.

Por isso a importância da orientação de um médico ou de um nutricionista. Visto que cada caso é um caso, que as vezes a orientação vinda dos fabricantes podem ser maiores ou menores para seu caso.

Os fabricantes e laboratórios incluem uma recomendação de consumo no rótulo, mas o ideal seguir a recomendação médica ou do nutricionista.

Qual o melhor horário para tomar silício Orgânico?

Para o silício deve seguir a recomendação exposta no produto no qual for adquirido. No geral, o ideal é a ingestão da cápsula conforme a recomendação médica, juntamente com água, antes do almoço e/ou jantar. A cápsula não deve ser mastigada ou aberta. 

O silício não é recomendado para pessoas que tenham alergia a composição da fórmula da cápsula ou outro ingrediente.

Não deve ser tomado por grávidas, lactantes e crianças sem orientação médica. Por mais que o silício é um mineral e que seu consumo é seguro, ele pode causar toxicidade em altas quantidades.

Os efeitos colaterais de silício em casos de um alto consumo pode ser visto alguns sintomas como ânsia, náuseas, reação alérgica na pele como coceira, vermelhidão.

Se acaso você não deseja tomar o silício por suplementos, na alimentação também encontramos pequenas quantidades de silício. Pode ser encontrado em algumas frutas como laranja, manga, banana, manga, alguns vegetais como pepino, repolho, cereais como batata e peixes.

Contudo, você pode perceber que a suplementação é um meio para se adquirir o silício, mas não o único. A suplementação é bem vinda em casos que há a necessidade, por uma deficiência ou por uma ausência na alimentação.

A suplementação é para complementar a alimentação, mas não ela sozinha não resolve todos os aspectos metabólicos.

O silício é um mineral importante para a integridade, elasticidade da pele, para as articulações, mas não é o único que cuida dessa parte.

É preciso ter uma alimentação variada, para ter a maioria das vitaminas e minerais, para cada um fazer seu papel. Tenha uma alimentação rica em alimentos in natura, que forneça muitos antioxidantes, para ter o reflexo e os resultados que você busca na sua pele, cabelo e unhas.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista – CRN3-49635

CHRISTOVAM, Cristiane Ferreira; MEJIA, Dayana Priscilla Maia. Utilização tópica do silício orgânico no tratamento do envelhecimento facial.

LOPES, Daniela Oliveira. Associação de peeling orgânico com intradérmicos para rejuvenescimento: Associationoforganicpeelingwithintradermal for rejuvenation. CPAH Science Journal of Health, v. 1, n. 2, p. 49-70, 2018.

ROSA, RosanaLetícia da et al. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS POLIMÉRICAS CONTENDO SILÍCIO. 2018.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos