suplementos aprovados pela anvisa

Quais são os suplementos aprovados pela Anvisa?

Hoje em dia existe uma grande quantidade de sites, lojas, mercados, empórios que vendem suplementos alimentares.

É difícil as pessoas terem ainda um conhecimento que a suplementação tem como principal objetivo complementar deficiências nutricionais e não curar doenças como muito alegado.

A alimentação é a primeira linha de tratamento quando pensamos em sistema imunológico, saúde cardiovascular, diminuição de doenças. Alimentação e exercícios físicos são e provavelmente sempre serão a primeira via de regra quando estamos falando de qualidade de vida, longevidade, bem estar e vitalidade.

Com a procura de uma vida mais saudável, de uma qualidade de vida maior, a busca inalcançável pela estética, os suplementos vem tomando cada vez mais espaço nas gondolas do comercio, tanto lojas físicas quanto online.

Muitos ainda não entendem de fato, como já dito, que a suplementação não tem o objetivo de curar doenças ou até mesmo tratar as doenças. A suplementação não é um medicamento, ela é uma estratégia para melhorar diversos resultados, tanto estéticos mais também para correção de deficiências nutricionais, manutenção da saúde. A suplementação é um ótima estratégia, mas ela precisa ser orientada e você vai entender os motivos.

Cada vez mais a produção de suplementos vem aumentando, diversas marcas novas estão surgindo no mercado com suas “promessa” e é neste momento que é preciso ter cuidado.

Justamente porque os suplementos não precisam de receita médica, eles são vendidos para qualquer pessoa.

Por ter essa facilidade em comprar os suplementos, é visto cada vez mais problemas em assegurar informações corretas e qualidade dos produtos para facilitar os consumidores. Muitas marcas estão sendo notificadas quanto as alegações errôneas nos seus produtos e que levam o consumidor a erro. Além disso, muitos suplementos com matérias primas inadequadas.

Entenda, mesmo que seja fácil comprar um suplemento atualmente, não se deve tomar uma suplementação sem necessidade e sem orientações. Por mais que as suplementações alimentares sejam a base de vitaminas e minerais, ou seja, dificilmente será “ruim” para o organismo, mas cada vitamina tem seus efeitos no organismo e o excesso de algumas pode acarretar em efeitos colaterais. Por isso, todo cuidado é pouco.

Então, também não é saudável introduzir uma suplementação na sua rotina se você não sabe de fato se precisa, se seu organismo já não está recebendo da sua alimentação.

Além disso, essa facilidade de se comprar suplementos acaba aumentando muito casos de produção ilegal de suplementos, marcas que não são registradas na ANVISA.

Muitos suplementos vendidos não seguem as regulamentações exigidas aqui no Brasil, que tem como principal objetivo, assegurar a saúde dos consumidores. O papel da Anvisa – Agencia Nacional de Vigilância é justamente criar padrões, regulamentações e informativos e leis para que haja segurança nas mercadorias vendidas no Brasil.

A ANVISA ainda faz com que exista um padrão a seguir seguido pelos fabricantes de alegações nos seus rótulos, justamente para diminuir alegações falsas e levar o consumidor ao erro.

Essa preocupação cada vez maior com a saúde e a estética faz com que aumente a venda de suplementos, que muitas vezes não são de qualidade, não estão seguindo as leis vigentes aqui no Brasil e que por fim, leva o consumir a adquirir um produto que pode comprometer a saúde ele.

A Anvisa – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária divulga Instruções Normativas e Resoluções que mostram os Ingredientes que podem estar sendo utilizados dentro dos suplementos e essas resoluções podem ser consultas por qualquer pessoa, a qualquer momento. Essas leis e resoluções mostram quais suplementos são liberados a serem comercializados aqui no Brasil.

Fora os suplementos, existe uma lista de ingredientes que são permitidas ou proibidas aqui no Brasil. Os ingredientes são o que compõe o suplemento.

Por isso, a atuação da ANVISA é importante para que não ocorra erros e produções ilegais, par que o público não compre e pague por algo que não é seguro para saúde.

Abaixo você irá ver alguns dos suplementos aprovados pela ANVISA para comercialização.

Como saber se um suplemento e aprovado pela Anvisa?

Complexo B

O complexo B é um conjunto de vitaminas que exercem funções no corpo inteiro, tem como principal objetivo o metabolismo energético.

O complexo B é formado por B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantatênico), B6 (piridoxina),  B7 (biotina), B9 (ácido fólico), b12 (cobalamina).

Luteína

A luteína é um composto chamado de carotenoide, que confere a cor dos alimentos como vegetais amarelos e verdes escuros. Ela é um potente antioxidante e auxilia o corpo protegendo contra os radicais livres. Atua principalmente na visão, senod seu papel na mácula, região no centro da retina.

Muito indicada em casos tratamento complementar da degeneração macular à idade, catarata entre outras doenças dos olhos.

Vitamina D

Vitamina D é um suplemento que auxilia a melhorar os níveis de vitamina D no sangue. Visto que a melhor forma de conseguirmos a vitamina D é através da pele, pela exposição solar.No entanto, a quantidade de pessoas deficientes de vitamina D no Brasil só cresce. Isso se dá porque pouca exposição solar, ou exposição solar usando protetor. A suplementação é uma complementação, já que poucas fontes alimentares de vitamina D são consumidas.

Essa vitamina é essencial para saúde, aumenta a absorção de cálcio para os ossos, atua no metabolismo, melhora o sistema imune, tratamento complementar para osteoporose e doenças dos ossos. 

Vitamina C

Mesmo sendo fácil bater as quantidades recomendadas de vitamina C pela alimentação, houve um aumento significativo da venda de suplementos de vitamina C, para aumentar a defesa do corpo mediante aos acontecimentos dos últimos tempos.

A suplementação de vitamina C confere quantidades de 100% das recomendações e assim como comer uma laranja, é fácil. Tem ação antioxidante, promove a melhora do sistema imunológico, entre outras funções.

Ômega 3

Gorduras poli insaturadas, a classe de ômega 3 é a junção de duas principais gorduras EPA e DHA. São essenciais para o corpo, uma vez que o organismo não consegue produzir e precisa da alimentação ou da suplementação para adquirir as quantidades de ômega 3. O ômega 3 atua no sistema imunológico, na cascata anti-inflamatória, em doses corretas diminui pontos de inflamação. É importante para saúde cerebral e cardiovascular.

Magnésio

Este mineral age em amis de 300 reações no corpo, atua como cofator de enzimas, atua no relaxamento muscular, em ótimo níveis melhora o desempenho físico, participado metabolismo energético de gorduras, carboidratos e proteína.A suplementação de magnésio irá aumentar os níveis desse mineral para que ele possa desempenhar suas funções com mais facilidade.

Colágeno

O colágeno é uma proteína que é produzida pelo organismo, sendo uma das proteínas mais sintetizada. A produção de colágeno começa a reduzir por volta dos 30 anos, e com isso começam aparecer alguns sinais dessa falta de colágeno, alguns reflexos na pele como rugas, flacidez, falta de elasticidade e outros sintomas não estéticos como falta da produção da fibra articular.

A suplementação de colágeno só será bem-vinda em casos em que foi identificada de fato que existe uma deficiência.

Como dito anteriormente, esses são alguns dos suplementos aprovados pela ANVISA, mas a lista conta com diversos suplementos aprovados.

Você pode consultar os suplementos liberados no próprio site do Ministério da Saúde.

E enfatizo que a suplementação deve ser orientada por um médico ou nutricionista para que você não compre um suplemento sem saber se tem necessidade daquela suplementação.

Referências bibliográficas

MINISTÉRIO DA SAÚDE – FAC SUPLEMENTOS https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/suplementos-alimentares

http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/index.php/150-noticias/noticias-2021/1265-anvisa-disponibiliza-consulta-de-novos-ingredientes-e-alimentos

INSTRUÇÃO NORMATIVA 102 – https://alimentusconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2021/10/ANEXO-INSTRUCAO-NORMATIVA-IN-N%C2%B0-102-DE-15-DE-OUTUBRO-DE-2021.pdf

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos