QUAIS OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ALHO

Quais os benefícios do óleo de alho?

O QUE É O ÓLEO DE ALHO E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO

O alho é um alimento muito presente na rotina alimentar dos brasileiros, normalmente usados apenas para temperar e acrescentar sabor a nossa comida brasileira. Poucas sabem sobre os incríveis benefícios que o alho traz. Este alimento é considerado pelos órgãos de saúde como um Alimento Funcional, justamente por conter diversos benefícios atrelados a saúde, importantes na prevenção de processos patológicos. 

POR QUE O ALHO TEM BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

Alguns alimentos possuem o chamado de fitoquímicos que são compostos bioativos dos alimentos funcionais. Quando se tem a ingestão desses fitoquímicos dentro de uma alimentação equilibrada, eles demonstram efeitos favoráveis na prevenção de doenças metabólicas como hipertensão (modulam a pressão arterial), hipercolesterolemia (aumento de colesterol no sangue), auxiliam no sistema imunológico, sistema gastrointestinal, entre outras. 

O alho apresenta grandes quantidades desses fitoquímicos e além disso possuem vitaminas, fibras e minerais. A inulina é um carboidrato complexo que apresenta funções como:  reduzir quantidade de gorduras que ficam circulando na corrente sanguínea e estabilizar a quantidade de glicose sanguínea. 

O seu fitoquímico mais estudado é a Alicina. Quando amassamos um dente de alho, temos a liberação de uma enzima chamada de aliína. Em contato com a enzima alinase, ela forma a alicina. A alicina está mais concentrada no miolo do alho. Este composto é considerando um antifúngico e antiviral, isso porque ele inibe a proliferação de bactérias e fungos e consegue inibir “pausa’’ uma cascata de reações que estes microrganismos causam.

 Alguns estudos que estão em desenvolvimento estão conciliando o consumo de alho e seus compostos bioativos com a inibição de tumores em animais. Os estudos precisam ainda ser desenhados para o humano. 

O alho tem sido alvo de estudos para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis que são: hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade e diabetes. É verificado em diversos estudos que o alho pode reduzir o colesterol “ruim” – LDL. 

O problema do LDL não é exatamente ele ser um colesterol, até porque o colesterol é uma gordura essencial para nossa sobrevivência, mas sim o fato de que como este colesterol é menor e tem uma densidade baixa, ele pode ficar na corrente sanguínea, ser oxidado e gerar uma doença chamada Aterosclerose, que é o acúmulo de LDL na parede das artérias. O alho consegue aumentar a resistência do colesterol-LDL “proteger”, evitando que ele seja oxidado e gere esse processo citado acima. 

Mas você deve estar se perguntando como consumir alho certo? Realmente o problema do alho é seu sabor característico intenso que é dificulta o seu consumo.  

COMO CONSUMIR O ALHO PARA SE TER OS BENEFÍCIOS

A alicia que é o composto bioativo do alho, é sensível ao aquecimento, então você não pode frita-lo para ter esses benefícios, é claro que para temperar a comida você pode continuar fazendo isso normalmente, porém se quiser os benefícios da alicina irá precisar consumi-lo cru. Existe algumas maneiras:

– Azeite: no próprio azeite, você pode adicionar 2 cabeças de alhos picados e assim você irá conseguir os benefícios do alho.

– Alho com água: a outra opção para se ter os benefícios é colocar dos dentes de alho na água e ingeri-lo dessa forma. Talvez não seja a maneira mais gostosa, certo? Mas é uma das opções que temos para fazer isso em casa. Outra maneira de conseguir os benefícios do alho são os suplementos alimentares, visto que você consegue os benefícios deste alimento, com mais praticidade e facilidade, evitando o sabor característico do alho.

ÓLEO DE ALHO

Uma das opções que encontramos no mercado são as capsulas de óleo de alho, elas ajudam as pessoas que não conseguem fazer a ingestão de alho na sua forma in natura. Dessa forma com as cápsulas fica muito mais fácil e pratico o consumo, evitando aquele sabor característico do alho que todos conhecemos. O alho em cápsula é um suplemento completo, a alicina ela estará mais presente no suplemento que conter o alho fresco (Allium sativum). O alho cru é mais potente que o alho cozido como já foi falado. 

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE ALHO

Os estudos demonstram que o alho (Allium sativum) apresenta vários efeitos benéficos frente a doenças metabólicas, tais benefícios como:

⦁ Antioxidante – protege as células dos radicais livres, evitando o envelhecimento e morte celular. 

⦁ Anti-inflamatório – diminuição dos processos inflamatórios; 

⦁ Aumento de células de defesa do organismo, permitindo melhorar respostas contra vírus, fungos e bactérias; 

⦁ Melhora na resposta da insulina frente a glicose –  fazendo com que a insulina desempenhe melhor o seu papel de ativar as células para permitir a passagem da glicose com maior facilidade. 

⦁ Proteção do sistema cardiovascular com a modulação de LDL

⦁ Redução da pressão arterial – por melhorar a capacidade da artéria de aumentar sua largura, permitindo melhor passagem do sangue 

⦁ Melhora da resposta do fígado a toxinas – o fígado é o órgão responsável pela destoxificação do organismo, ou seja, todas as toxinas que entramos em contato diariamente, o fígado precisa dar um jeito de eliminá-las, pois elas não podem ficar livres na corrente sanguínea. O alho ajuda nesse processo de destoxificação. 

⦁ Anticancerígeno: Alguns estudos veêm relacionando o consumo de alho com câncer. Um estudo feito com homens demonstrou que cerca de dois dentes de alho por semana conseguiram reduzir o risco de câncer de próstata. 

EXISTE CONTRA INDICAÇÕES? 

As cápsulas não são para pessoas que estejam tomando medicamento como os anticoagulantes, é importante o acompanhamento do pelo médico. Além disso, a cápsula de óleo de alho não é indicada para mulheres grávidas e que estejam amamentando, pois, o alho pode alterar o sabor do leite materno. 

QUEM SE BENEFICIA COM O ÓLEO DE ALHO

⦁ Para aumento do sistema imune 

⦁ Para redução do colesterol “ruim” – LDL 

⦁ Melhora de processos inflamatórios como osteoartrite, dores musculares entre outros processos inflamatórios. 

⦁ Para aumentar colesterol “bom” – HDL. 

⦁ Hipertensão – pessoas que possuem pressão arterial alta. O alho promove um relaxamento dos vasos sanguíneos. 

⦁ Para melhorar a memória 

⦁ Melhorar processos de destoxificação do organismo

QUAL O CONSUMO IDEAL DO ÓLEO DE ALHO?

É recomendado o consumo de 2 cápsulas de óleo de alho por dia, ou conforme a recomendação do nutricionista ou médico. Pode ser consumida tanto no almoço quanto jantar ou café da manhã.

ANVISA. MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Allium sativum (ALHO). 2015. Ministério da Saúde e Anvisa. Disponível em:

https://www.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Allium.pdf

GONÇALVES, Maria Vânia de Freitas et al. O ALHO E SEUS BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS: o alho e seus benefícios terapêuticos. 2015. Mostra Científica da Farmácia. Disponível em:

http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/mostracientificafarmacia/article/view/1047/837.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – CRN-3- 49635

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?