O que é Psyllium e para que serve

O que é Psyllium e para que serve?

 Nos círculos de saúde e bem-estar, o psyllium emergiu como um nome familiar, frequentemente mencionado em conversas sobre saúde intestinal e gestão do peso.  

No entanto, para muitos, sua verdadeira natureza e benefícios ainda podem estar envoltos em mistério.

A seguir, exploraremos em profundidade o que é o psyllium, sua origem, composição, benefícios para a saúde e como incorporá-lo de forma eficaz em nossa rotina diária.

Origem e composição do Psyllium

O psyllium é derivado das sementes da planta Plantago ovata, também conhecida como Plantago psyllium.

Originária da região do Mediterrâneo, a planta cresce em várias partes do mundo, incluindo Índia, Paquistão e Irã.

Historicamente, tem sido usada há séculos na medicina tradicional como remédio para uma variedade de condições de saúde.

A parte da planta usada para fins medicinais é a casca das sementes, que é rica em fibras solúveis.

A fibra solúvel é conhecida por sua capacidade de se transformar em um gel quando entra em contato com líquidos, ajudando a promover a regularidade intestinal e apoiar a saúde digestiva.

Além das fibras solúveis, o psyllium também contém uma pequena quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos, tornando-se uma fonte relativamente equilibrada de nutrientes.

Benefícios para a saúde do Psyllium

A capacidade do psyllium de absorver água e formar um gel no trato digestivo ajuda a amolecer as fezes e facilitar seu trânsito pelo intestino, aliviando a constipação.

Esta é uma das razões pelas quais o psyllium é frequentemente usado como um laxante suave.

As fibras solúveis presentes no psyllium podem ajudar a promover uma sensação de plenitude, o que pode reduzir a ingestão calórica geral.

Além disso, ao facilitar a digestão e regularidade intestinal, o psyllium pode ajudar na gestão do peso a longo prazo.

Estudos demonstraram que a inclusão regular de psyllium na dieta pode ajudar no controle dos níveis de colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”, o que pode contribuir comcontra as doenças cardiovasculares.

O psyllium também pode ajudar a reduzir os picos de açúcar no sangue após as refeições, melhorando a sensibilidade à insulina e auxiliando pessoas que possuemo diabetes tipo 2.

Além de aliviar a constipação, o psyllium ajuda a melhorar distúrbios digestivos, como síndrome do intestino irritável (SII), promovendo uma microbiota intestinal saudável e um trânsito intestinal regular.

Como Incorporar Psyllium na dieta?

O psyllium está disponível em várias formas, incluindo pó, cápsulas e grânulos. Aqui estão algumas maneiras simples de incorporá-lo em sua dieta:

Misture no líquido

Adicione uma colher de chá a uma colher de sopa de psyllium em um copo de água, suco ou leite não lácteo e beba imediatamente.

Certifique-se de seguir com outro copo de água para garantir a hidratação adequada.

Adicione a smoothies ou cereais

Polvilhe psyllium em smoothies ou cereais matinais para aumentar a ingestão de fibras de forma deliciosa e conveniente.

Experimente adicionar psyllium a receitas de pães, bolos ou muffins para aumentar o teor de fibras e melhorar a textura.

Misture psyllium com iogurte ou aveia para uma maneira rápida e fácil de aumentar a ingestão de fibras.

Embora o psyllium ofereça uma variedade de benefícios para a saúde, é importante incorporá-lo gradualmente à sua dieta e aumentar a ingestão de líquidos para evitar desconforto gastrointestinal.

Além disso, consulte sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, especialmente se estiver grávida, amamentando ou tiver condições de saúde subjacentes.

Quando bem utilizado, o psyllium é uma adição valiosa a uma dieta equilibrada, oferecendo uma série de benefícios para a saúde, desde a promoção da regularidade intestinal até o controle do peso e a redução do colesterol.

Revisado por: Taynara Caroline – Nutricionista

REFERÊNCIAS:

  • Rahmatullah M, Haque ME, Mondol MRK, Mandal A, Azad MAZ, Seraj S, et al. Medicinal plants of the hodis: A disappearing tribe of bangladesh. Journal of Alternative and Complementary Medicine. 2011.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos