óleo_de_cártamo_capsulas

Óleo de cártamo

Óleo de cártamo – O que é, benefícios e como consumir?

O óleo de cártamo é fonte de ácidos graxos essenciais, as famosas gorduras “boas” que trazem uma série de benefícios à saúde.

Tanto que é considerado um alimento funcional devido aos diversos nutrientes com propriedades e benefícios ao organismo humano.

O uso da planta cártamo data antes da era Cristã, sendo utilizado para fins culinários e na produção de corante amarelo para tingir e aromatizar alimentos. Porém, foi descoberto que a partir de suas sementes é possível extrair um óleo alimentar de elevado valor dietético que possui diversos benefícios.

Tanto que hoje, o óleo de cártamo é muito usado como suplemento alimentar, para prevenir e tratar condições de saúde, melhorar a performance e emagrecer.

O que é o óleo de cártamo?

O óleo de cártamo é um alimento funcional extraído das sementes oleaginosas da planta Carthamus tinctorius L, nativa das regiões áridas da Índia.

Pertencente à família das Asteraceae, a planta possui uma raiz profunda que lhe permite sobreviver em climas mais secos.

O cártamo também é conhecido pelos seus nomes comuns: açafrão-bastardo, açafroa, açafrol e falso açafrão. Ou ainda, por seu nome em inglês: safflower, safflor ou bastard saffron.

O óleo extraído das sementes da planta é rico em ácidos graxos do tipo mono e poli-insaturados, representando cerca de 90% da sua composição.

Desses, torno de 80% é de ácido linolênico e 12% de ácido oléico, gorduras do tipo ômega 9 e 6, respectivamente.

Entram em sua composição ainda uma pequena porcentagem de ácido palmítico e de ácido esteárico, todos com tamanho médio de cadeias de carbono.

Por isso, o Óleo de Cártamo é considerado o que apresenta maior teor favorável de gorduras poli-insaturadas. Sendo inclusive fonte de vitamina E que desempenha potente ação antioxidante.

Os ácidos graxos essenciais, ômega 6 e ômega 9, colaboram com a queima de gordura e aumento de massa magra, no controle do colesterol, manutenção e integridade das células.

Suas propriedades antioxidantes conferem ação protetora ao sistema cardiovascular e cerebral, contribuindo dessa forma, para a prevenção de doenças cardíacas e ao processo de regeneração nervosa.

O ácido linoleico (Ômega 6), componente majoritário do óleo de cártamo, também atua como anti-inflamatório, estando envolvido na biossíntese de prostaglandinas, as quais ajudam a reduzir inflamações.

Por conta destes e outros benefícios, o óleo de cártamo passou a ser um suplemento bastante procurado e pode ser encontrado na forma de cápsulas.

Para que serve o óleo de cártamo?

Os benefícios do consumo de Óleo de Cártamo tem sido objeto de estudo e seu uso demonstrou ser extremamente benéfico à saúde.

O óleo de cártamo possui ação antioxidante e anti-inflamatória, dentre os benefícios descritos na literatura, destacam-se: redução da concentração de triglicerídeos, colesterol total e colesterol LDL, redução das lesões ateroscleróticas, prevenção de doenças cardíacas e hipertensão.

Ele também fortalece o sistema imunológico, previne celulites, tem a capacidade de reduzir as rugas e inflamações cutâneas e combater o envelhecimento precoce.

Trabalhos mostram que o óleo de cártamo contribui para o emagrecimento, uma vez que acelera o metabolismo ajudando a queimar a gordura acumulada, inclusive a gordura abdominal, bem como reduzir o apetite.

Além disso, tem a capacidade de aumentar a massa magra, auxiliar na definição da musculatura e regeneração dos tecidos após os treinos. Essa ação é de interesse dos praticantes de atividades físicas que buscam melhorar a composição corporal por meio do aumento de massa muscular e da redução da gordura.

Controle do colesterol:

O suplemento de óleo de cártamo, quando usado na dosagem recomendada, pode auxiliar na redução do colesterol ruim (LDL) de 12 a 20%. Além disso, também resulta na dos níveis de colesterol total do sangue.

Estudos também apontam a redução dos níveis de triglicérides com o uso desse suplemento. Desse modo, atua na prevenção de doenças cardiovasculares.

Ação Antioxidante:

O óleo de cártamo possui efeito antioxidante, dessa forma, ajuda a combater os radicais livres, as substâncias prejudiciais resultantes tanto de processos metabólicos quanto de toxinas.

Com isso, além de proteger contra doenças neurodegenetivas, como Parkinson e Alzheimer, também reduz o risco cardíaco e ajuda a retardar o envelhecimento e melhorar a recuperação muscular após intensos.

Prevenção do mal de Alzheimer:

Por conta da sua ação antioxidante, o óleo de cártamo protege os neurônios e pode colaborar para diminuir a ocorrência do mal de Alzheimer.

Prevenção de doenças cardiovasculares:

O óleo de cártamo possui capacidade de diminuir o colesterol, prevenir lesões arterioscleróticas e reduzir a pressão arterial. Desse modo, atua na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuindo significativamente os riscos desses quadros.

Ação anti-inflamatória:

Sua ação anti-inflamatória se deve principalmente pelo alto índice de ômega 6 presente no óleo de cártamo.

Ao atuar na síntese de prostaglandinas, em especial, a prostaglandina E1 (PGE1) e prostaglandinas E2 (PGE2), seu uso ajuda a reduzir inflamações, fortalecer a parede dos vasos sanguíneos, entre outras ações.

Óleo cártamo emagrece?

Cada vez mais os pesquisadores vêm descobrindo os benefícios do óleo de cártamo para a saúde.  Dentre eles, o óleo se mostrou um aliado no emagrecimento e perda da gordura localizada quando em conjunto com uma dieta balanceada e exercícios físicos diários.

O consumo de óleo de cártamo pode aumentar a produção do hormônio adinopectina, responsável por auxiliar no controle da produção de insulina.

Assim, ele obriga o organismo a utilizar a gordura como fonte primária de energia, queimando os estoques já existentes. Dessa forma, contribuiu inclusive para a redução da gordura abdominal e visceral.

O óleo de cártamo também contém substâncias capazes de inibir a ação de uma enzima específica, a LPL, Lípase Lipoproteica, cuja função é transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal.


Assim, quanto maior a atividade da enzima LPL, maior também será quantidade de gordura é armazenada e o volume do tecido adiposo, dessa forma, ganhamos peso em gordura.

Porém, quando ocorre o bloqueio da lípase lipoprotéica, essa transferência da gordura para as células não acontece, fazendo com que o corpo utilize a gordura já existente como fonte de energia.

Outro benefício do óleo de cártamo que ajuda a emagrecer é o aumento da sensação de saciedade, uma vez que ativa a liberação de leptina, hormônio que informa que já estamos satisfeitos.

Assim, teoricamente há um menor consumo de alimentos e consequentemente menos ingestão calórica.

Além de fornecer estes auxílios no processo de perda de peso, o produto também aumenta a produção de energia, auxiliando no desempenho esportivo e na recuperação pós-treino.

Óleo de cártamo benefícios

óleo_de_cártamo_1

O óleo de cártamo possui diversas propriedades benéficas e pode ser aplicado tanto na prevenção como auxiliar no tratamento de condições de saúde.

Dentre os principais benefícios do uso regular do óleo de cártamo estão:

– Ação antioxidante

– Ação anti-inflamatória

– Controle de colesterol total

– Redução dos níveis de LDL

– Redução de triglicerídeos

– Auxilia na redução das lesões ateroscleróticas

– Protege o coração

– Previne doenças cardiovasculares

– Combate a pressão alta (hipertensão)

– Regula os níveis de glicose no sangue

– Promove saciedade

– Auxilia na perda de peso

– Colabora com a queima de gordura localizada

– Melhora o sistema imunológico

– Contribui para a redução da celulite

Óleo de cártamo como tomar?

O óleo de cártamo em cápsulas é uma maneira prática para suplementar e garantir os benefícios dessa substância.

Sugere-se tomar 2 a cápsulas do Óleo De Cártamo duas vezes ao dia, antes das principais refeições. Ou seja, cerca de 30 minutos antes do almoço e do jantar.

Para os praticantes de atividades físicas, essa indicação pode subir para três cápsulas por dia, sendo uma antes do almoço, uma antes do jantar e uma antes do treino. Isso, porque, esse suplemento estimula a recuperação dos tecidos após os exercícios.

Porém, é essencial que se procure um médico ou nutricionista para orientar a dosagem correta para cada pessoa. Visto que, para proporcionar os resultados desejados, a administração do produto deve estar de acordo com sua rotina de treinos e seus hábitos alimentares.

Apesar de não ter contraindicações quando utilizado adequadamente e na quantidade recomendada, seu consumo excessivo pode trazer efeitos negativos ao corpo e à saúde.

Esse produto deve ser evitado por grávidas, lactantes e crianças, as quais devem consultar o médico ou nutricionista antes do consumo.

Conclusão

O óleo do cártamo é comercializado em forma de cápsulas como suplemento alimentar e pode ser utilizado seja em beneficio de alguma anormalidade, de forma preventiva ou como auxiliar no desempenho, uma vez que traz inúmeras propriedades benéficas à saúde humana.

Seu uso auxilia na manutenção de uma boa saúde, porém, é difícil obtê-lo através de uma dieta normal, pois seu óleo na culinária não é característico da dieta do brasileiro. Portanto, é necessária a busca por outras fontes, como as cápsulas de óleo de cártamo.

O uso do suplemento de óleo de cártamo está associado à proteção cardiovascular, da prevenção de diabetes, do colesterol e da redução da gordura corporal.

Por si só, o óleo de Cártamo já auxilia na perda de peso, entretanto, quando em conjunto com bons hábitos e outras substâncias, permite resultados ainda mais satisfatórios.

Se você ficar em dúvida de qual é o melhor óleo de cártamo, aposte no Óleo De Cártamo Nutriblue – Carthamo Health, um suplemento à base de óleo de cártamo acrescido de coco e vitamina E que permite o máximo de aproveitamento pelo organismo.

Sempre busque por produtos de qualidade e certificados pela ANVISA, assim como são todos os produtos da Nutriblue, a líder em suplementos do Brasil.

Confira a oferta especial que a Nutriblue tem para você e adquira hoje mesmo seu suplemento de óleo de cártamo.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?