QUAL-A-DIFERENÇA-ENTRE-O-MAGNESIO-DIMALATO-E-QUELATO

O magnésio dimalato e quelato são suplementos que facilitam uma melhor absorção desse mineral pelo organismo, de modo que possa proporcionar o alcance do nível ideal de magnésio, proporcionando um melhor aproveitamento funcional pelo organismo.

Apesar das aplicações e ações parecidas, a absorção e a biodisponibilidade do magnésio dependem de diferentes fatores, tais como sua forma química e permeabilidade. 

O magnésio é um dos minerais mais importantes para o pleno funcionamento do corpo. Ele participa diversos processos vitais como sistema cardíaco, muscular, nervoso e imunológico.

Atua ainda no metabolismo ósseo, energético, na regulação do humor, do sono, como cofator para absorção de outros nutrientes e em mais de 300 reações do organismo.

Por isso, manter bons níveis de magnésio no corpo é tão importante. Esse nutriente pode ser encontrado em diversos alimentos, porém, como o solo brasileiro possui deficiência nessa substância, a suplementação desse mineral pode vir ser necessária. 

Existem diferentes opções e variações que podem ser utilizadas como suplemento alimentar de magnésio. As formas mais conhecidas e utilizadas são do Magnésio Dimalato e Quelato.

Ambos são suplementos de magnésio recomendados para suprir a carência do mineral no organismo, porém, cada um tem sua característica. 

Continue a leitura e entenda suas similaridades, diferenças e indicações.

O QUE SÃO MAGNÉSIO DIMALATO E QUELATO?

O magnésio dimalato e o magnésio quelato são tipos diferentes de suplementos de magnésio, mas ambos estão na sua forma quelada, ou seja, “protegida”.

A palavra quelato vem do grego “chele”, que significa “pinça de caranguejo”. Esta é uma referência na forma pela qual magnésio ou outros micronutrientes ficam “aprisionados” em determinado composto.

Quando se faz necessário suplementar nutrientes, o ideal é que se faça na forma quelada. 

Estes complexos são criados em laboratório para serem mais bem absorvidos pelo organismo.

Quando o magnésio é quelado, ele se torna mais biodisponível, ou seja, está mais propenso a passar pelo intestino de forma intacta.

Nutrientes não quelados também são absorvidos, mas não são tão biodisponíveis.

Pode-se dizer que tanto o magnésio dimalato quanto o quelato estão na sua forma quelada.

Enquanto o magnésio dimalato possui o magnésio quelato combinado com o ácido málico, o magnésio quelato, também chamado de Bisglicinato, possui ligação com duas moléculas de glicina.

O Magnésio Dimalato é resultado da combinação do ácido málico com o magnésio, onde uma molécula de magnésio é quelada (protegida) por duas de ácido málico. 

Esse complexo garante que o magnésio seja absorvido por completo. Alguns sintomas e reações adversas podem ser vistos quando o magnésio não está na sua forma quelada, como por exemplo a diarreia.

Além dos efeitos benéficos do magnésio, o suplemento dimalato conta com a ação do ácido málico, um intermediário do ciclo de Krebs. Por isso, ele otimiza a síntese de energia (ATP) e é indicado também como auxiliar em casos de fadiga e fibromialgia.

O suplemento de magnésio quelato, ou Bisglicinato de Magnésio, é fonte de magnésio resultante da união do mineral magnésio com duas moléculas do aminoácido glicina por ligação quelato. 

Dessa forma, forma o componente conhecido como Magnésio Quelato.

Por conta dessa ligação, também é uma opção com alta biodisponibilidade, usada para corrigir a deficiência de magnésio.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O MAGNÉSIO DIMALATO E QUELATO?

O mineral magnésio em suas formas orgânicas apresentam biodisponibilidade e absorção mais altas quando comparado com os sais de magnésio, também disponíveis como suplementos.

O magnésio dimalato e o quelato possuem biodisponibilidade e a absorção do mineral semelhante.

A diferença dos dois se dá pela substância quelada ao magnésio. No caso do suplemento de magnésio Dimalato o mineral está protegido pela molécula de ácido málico.

Dessa forma, ao ser absorvido e passar pela parede intestinal, irá liberar ácido málico e magnésio. Sendo assim, pode-se dizer que esse suplemento tem ação dupla, a do magnésio e a do ácido málico.

Enquanto o magnésio atua na contração muscular, cardíaca, no sistema imunológico entre outras ações, o ácido málico otimiza a produção de energia (ATP), além de ter uma função anti-inflamatória.

No caso do Magnésio Quelato bisglicinato, ele é formado pela ligação do magnésio à glicina.

O objetivo dos dois é suplementar o magnésio no organismo, com ação prolongada e boa disponibilidade, mas ao optar pelo magnésio dimalato, terá uma ação extra dos benefícios do ácido málico.

Por conta da ação do ácido málico no ciclo de Krebs, ele se torna uma escolha mais interessante nos casos de fadiga crônica, fibromialgia e desempenho físico.

POR QUE TOMAR MAGNÉSIO DIMALATO?

Magnésio Dimalato possui em sua fórmula duas moléculas de ácido málico ligadas a uma molécula de magnésio, formando uma fonte com biodisponibilidade elevada de magnésio e também de ácido málico. De modo que a suplementação com o Magnésio Dimalato  tem seu efeito potencializado em razão da combinação desses dois nutrientes benéficos.

O magnésio é um mineral fundamental para diversos processos metabólicos, sendo cofator de enzimas do metabolismo de proteínas, ácidos nucleicos, gorduras e carboidratos.

O ácido málico é um intermediário do Ciclo de Krebs e, portanto, está envolvido na conversão de macronutrientes em energia para as células. É também capaz de ligar-se a metais potencialmente tóxicos e eliminá-los do organismo.

Em estudos realizados, observou-se que o dimalato de magnésio teve a capacidade de reduzir dores musculares, como por exemplo, a fibromialgia. 

A suplementação com magnésio dimalato é benéfica para o metabolismo energético, pois tanto o magnésio quanto o ácido málico, podem auxiliar na produção de energia no corpo, combater a fadiga e, inclusive, reduzir dores musculares.

Por este motivo, estudos mostraram o magnésio combinado com o ácido málico são capazes de reduzir as dores da fibromialgia ao diminuir uma proteína reativa ligada ao processo inflamatório da doença.

Uma vez que a fibromialgia tem sintomas semelhantes com a síndrome da fadiga crônica, observou-se que esta também pode ser beneficiada com a ingestão do suplemento de magnésio dimalato.

Em geral, a suplementação com magnésio dimalato favorece o aumento dos níveis de magnésio e ácido málico no organismo e assim pode auxiliar em processos como:

– Auxilia no desempenho físico

– Ajuda na formação óssea

– Auxilia no combate a fadiga neuromuscular

– Auxiliar na regulação do transporte do açúcar

– Auxiliar do sistema cardiovascular

– Auxilia no estresse físico e mental

O suplemento de magnésio dimalato é uma ótima fonte de magnésio, altamente biodisponível e que diferente de outras formas de magnésio existentes no mercado, evita o desconforto gástrico.

No caso da necessidade da reposição ou suplementação de magnésio, é imprescindível a verificação da qualidade desde mineral. Opções como magnésio dimalato e quelato irão te proporcionar uma maior biodisponibilidade do magnésio, garantido as suas funcionalidades no organismo. 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos